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Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

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Apresentação em tema: "Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW
Trabalho de TQS Daniel Duarte, mei06005 Judite Almeida, mei05008 14 de Dezembro de 2006 Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

2 Sumário Introdução Representação Modelo de Avaliação Performance
Estudos / Estatísticas Conclusão Referências Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

3 Introdução CMMI - Capability Maturity Model Integration
Sucessor do CMM Modelo de referência que fornece orientação para o desenvolvimento de processos de software; Objectivo: melhoria continua do software Garantia da qualidade dos processos O Capability Maturity Model Integration (CMMI) é um modelo de referência que fornece orientação para o desenvolvimento de processos de software. O projecto CMMI foi desenvolvido para melhorar a usabilidade da tecnologia CMM, para todo um conjunto de tecnologias, que engloba a engenharia de software, mas não só. Também é útil em áreas como Engenharia de Sistemas, por exemplo. À medida que o conceito de CMMI se foi desenvolvendo, o âmbito do projecto foi restringido a algumas áreas, as mais prementes para o governo e a indústria, até se provar o conceito. Foi em 2002 que surgiu a primeira versão do CMMI, sendo a ultima versão (1.2) lançada em Agosto de 2006 A melhoria do processo de software é uma das principais prioridades para as organizações o desenvolvem, devido à exigência do mercado por produtos com maior qualidade, que sejam entregues mais rapidamente ao mercado e com menor custo de desenvolvimento. O certificado CMMI passou então a ser referência na garantia da qualidade dos processos, passando a ser desejado e muitas vezes exigido por diversas empresas a seus fornecedores de software. CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

4 Representações possíveis no CMMI
Contínua Áreas de processo divididas por quatro categorias Mais flexível Focada em áreas de processo Ligada ao objectivo do negócio Por estágios Áreas de processo organizados em cinco níveis de maturidade Mais rígida Focada em melhorar o processo em geral Cada nível possui diversas áreas de processo (excepto o primeiro) Entende-se por Áreas de Processo, um conjunto de práticas, relacionadas entre si, que quando executadas, satisfazem um conjunto de requisitos. O CMMI envolve 22 Áreas de Processo, que indicam as características do desenvolvimento do produto que têm de ser abrangidas pelo processo Chama-se Representação ao modelo que pode ser adoptado pela organização. O CMMI oferece duas representações diferentes para a sua abordagem de melhoria de processos. Estas duas representações são conhecidas como o “modelo contínuo” e o “modelo em estágios”. Diferem na maneira de implementar, mas têm basicamente o mesmo conteúdo (as mesmas áreas de processo) A representação contínua é mais flexível, mas mais complexo de administrar. Flexível no sentido em que uma organização pode ter cada AP classificada em níveis diferentes: É possível estar no nível de capacidade 3 para “Gestão de Requisitos”, e no nível 2 Está agrupada por Categorias, ligadas directamente ao objectivo de negócio da organização. Permite que uma organização seleccione uma área de processo específica e melhore com relação a esta área Está indicado para organizações que desejam dar prioridade à melhoria de uma área de processo de acordo com seus objectivos de negócio Já a representação em estágios, é mais detalhada, descrevendo uma sequência de execução das áreas de processo (PA), sendo estas PAs agrupadas em níveis de maturidade que indicam um grande ganho no processo, quando atingidos. Fornece uma sequência de aperfeiçoamentos, começando com práticas básicas e progredindo através de um caminho predefinido de níveis sucessivos – cada um servindo como base para o próximo. CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

5 Representação Contínua
Categorias: Engenharia Apoio Gestão de Projectos Gestão de Processos Níveis de Capacidade Numerados de 0 a 5 Usa níveis de capacidade para caracterizar a melhoria relacionada a uma área de processo específica cada um corresponde a um objectivo genérico Na representação contínua, as áreas de processo estão organizadas por categorias: A representação contínua usa 6 níveis de capacidade para caracterizar a melhoria relacionada a uma área de processo específica Por exemplo, se uma organização está interessada em melhorar a sua capacidade de gestão de processos, terá de se focar na categoria referente à respectiva área. Exemplos na área de Engenharia: Gestão de Requisitos, Desenvolvimento de Requisitos, Integração do produto, Validação, … Exemplos na área de Apoio: Configuração, Análise e Resolução das causas, Ambiente Organizacional para integração, … CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

6 Representação por Estágios
Avaliação de uma organização segundo níveis de maturidade: Inicial Poucos processos definidos Repetível Processos básicos definidos Repetição do sucesso noutros projectos Definido Documenta actividades de gestão e engenharia Gerido Qualidade e performance medidas quantitativamente Optimizado Melhoria contínua do processo através de feedback. O modelo em estágios avalia uma organização como estando nos seguintes níveis de maturidade de processo O níveis de maturidade correspondem à capacidade da empresa em realizar projectos grandes e complexos. Nível 1. Inicial Neste ponto ainda não possui nenhuma das áreas de processo implementadas; Poucos processos estão definidos; o sucesso depende de esforços individuais. Nível 2. Repetível, identifica processos repetitivos São estabelecidos e utilizados processos básicos de gestão; A disciplina nos processos permite repetir o sucesso em projectos semelhantes Nível 3. Definido A empresa possui processos definidos e caracterizados para a organização; Ou seja, os processos para as actividades de gestão, estão documentados, padronizados e integrados num processo padrão Nível 4. Gerido, processos são bem geridos; A empresa mede quantitativamente e controla a qualidade e performance dos seus processos através de técnicas estatísticas Nível 5. Optimizado, o mais difícil; a empresa foca em descobrir a causa de seus problemas e melhorar continuamente os seus processos. poucas empresas de desenvolvimento de SW atingem este nível CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

7 Áreas do Processo Não existem áreas de Processo no nível 1
Engenharia Apoio Gestão de Projectos Gestão de Processos Nível 2 • Gestão de Requisitos • Garantia da qualidade do processo e do produto • Configuração • Medição e análise • Planeamento do projecto • Monitorização e controle do projecto • Acordos com os fornecedores Nível 3 • Desenvolvimento de Requisitos • Solução Técnica • Integração do produto • Verificação • Validação • Análise de decisão e resolução • Ambiente Organizacional para integração • Análise e resolução de Causas • Gestão integrada do projecto • Análise de risco • Integração de equipa • Gestão integrada do fornecedor • Foco no processo organizacional • Definição do processo organizacional • Treino organizacional Nível 4 • Gestão quantitativa do projecto • Desempenho do processo organizacional Nível 5 • Análise e resolução das causas • Inovação e implementação do processo organizacional Não existem áreas de Processo no nível 1 Quatro áreas: Gestão de Projectos; Gestão de Processos; Engenharia e Apoio A próxima tabela mostra as áreas de processos e seus respectivos níveis e áreas. CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

8 Avaliação CMMI Método de avaliação SCAMPI 3 Fases:
(Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement) Identifica pontos fortes e fracos no processo Revela riscos de desenvolvimento Define prioridades para planos melhoria Obtêm o nível maturidade/capacidade 3 Fases: Planeamento e Preparação Avaliação no local Apresentação dos Resultados O método de avaliação CMMI padrão para melhoria de processo chama-se SCAMPI. SCAMPI - (Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement) As avaliações SCAMPI ajudam as organizações: Identificar os pontos fortes e pontos fracos dos seus processos Revelar os riscos de desenvolvimento Definir prioridades para planos de melhoria Obtêm como resultado o nível de maturidade/capacidade. A avaliação segundo o SCAMPI consiste de três fases: Planeamento e Preparação. Avaliação no local de trabalho. Apresentação dos resultados obtidos. CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

9 Planeamento e Preparação do SCAMPI
Análise Requisitos Objectivos Dificuldades Âmbito Resultados Seleccionar e preparar a equipa Líder experiente Elementos da equipa Preparar equipa Obter e analisar evidências iniciais Áreas problemáticas Falhas e riscos (refinar plano) Desenvolver o plano Recursos Custo e prazos Requisitos, Estimativas, Riscos Para o planeamento e preparação, as seguintes actividades devem ser realizadas: • Análise de Requisitos – Entender as necessidades do negócio para as quais a avaliação está a ser executada. Determinar os objectivos da avaliação Determinar dificuldades na avaliação Determinar o âmbito da avaliação Determinar os resultados Obter acordo sobre a análise de Requisitos • Desenvolver o plano da avaliação – onde ficam registrados os requisitos do plano de avaliação, acordos, estimativas, riscos, métodos de adaptação e considerações práticas associadas à avaliação; Identificar os recursos necessários Determinar o custo e prazos Documentar e gerir riscos Obter acordo do plano de avaliação • Seleccionar e preparar a equipe de avaliação – uma equipe treinada, experiente e apropriadamente qualificada é seleccionada para conduzir o processo de avaliação; Identificar o líder da avaliação Seleccionar os elementos da equipa Preparar a equipa • Obter e analisar as evidências iniciais - obtém informações que identifiquem áreas potencialmente problemáticas ou falhas na implementação das práticas; Áreas problemáticas Falhas e riscos (refinar plano) • Preparar para a obtenção de evidências – consiste em planear e documentar a colecção de dados incluindo as fontes de dados, ferramentas e técnicas a serem usadas e contingências para gerir o risco da falta de dados. Desempenhar a avaliação de preparação Preparar plano de recolha de dados Planear nova recolha de dados (se necessário) Preparar para a obtenção de evidências CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

10 Avaliação no local Verificar evidências Preparar participantes
Ponto a ponto no plano Preparar participantes Apresentação Examinar as evidências Documentos Entrevistas Validar evidências Pontos fracos Falhas Pontos fortes Documentar as evidências Registar presenças/ausências Rever/Actualizar plano Gerir resultados Documentar resultados Satisfação nas áreas de processo Determinar nível maturidade/capacidade Para conduzir uma avaliação no local de trabalho, as seguintes actividades devem ser realizadas: Preparar os participantes – Assegurar que os participantes entendem o objectivo da avaliação e que estão preparados para participar. Apresentação aos trabalhadores • Examinar as evidências – Adquirir informação acerca das práticas implementadas na empresa e relatar os dados resultantes para o modelo de referência da avaliação. Efectuar actividades de acordo com o plano de obtenção de dados. Realizar acções correctivas e revisão ao plano de obtenção de dados se for necessário. Examinar evidências através de documentos. Examinar evidências através de entrevistas. • Documentar as evidências – registra as informações obtidas identificando e consolidando os dados e transformando-os em registros que documentem a implementação das práticas, assim como suas forças e fraquezas; Registar a presença ou ausência das evidências Documentar a implementação das práticas Rever e actualizar o plano de obtenção de dados. Verificar as evidências – Verificar a implementação das práticas na empresa para cada ponto do plano. Cada implementação de cada prática é verificada de maneira a que possa ser comparada ao modelo das práticas da avaliação. Verificar as evidências. Caracterizar a implementação das práticas do modelo. Validar as evidências – Valida as evidências, descrevendo as suas fraquezas (falhas na implementação das práticas). Os pontos fracos encontrados são validados com os membros da empresa. Os pontos fortes podem ser realçados e são incluídos também nos resultados da avaliação. Validar as evidências • Gerar os resultados da avaliação - Mede a satisfação dos objectivos baseado na extensão da implementação da prática através da unidade organizacional. A extensão da implementação da prática é determinada baseada nos dados validados, coleccionados de toda a amostra das unidades organizacionais. A medida do nível de capacidade ou nível de maturidade é guiada algoritmicamente pela medida de satisfação do objectivo. Avaliação dos componentes Determinar nível da área de processo Determinar satisfação nas áreas de processo Determinar nível de maturidade Determinar nível de capacidade Documentar os resultados da avaliação CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

11 Apresentação dos resultados
Apresentar os resultados Guia para acções de melhoria Pontos fortes e fracos Nível de capacidade ou maturidade – (se planeado) Empacotar e arquivar os resultados Registros e dados importantes Mostragem intuitiva do material guardado • Apresentar os resultados da avaliação – Provê resultados da avaliação que podem ser usados para guiar acções de melhoria. As forças e as fraquezas dos processos em uso também são apresentadas. Além disso, determina, se planejado, qual o nível de capacidade ou o nível de maturidade dos processos em uso. Entrega final Plano para próximos passos. • Empacotar e arquivar os resultados da avaliação – guarda registros e dados importantes da avaliação e disponibiliza o material seleccionado de maneira apropriada. Guarda as lições aprendidas Gera o registro da avaliação CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

12 Performance do CMMI Resultados de desempenho reportados por 35 empresas. 6 categorias em análise Categoria Empresas analisadas Resultados Média Pior Melhor Custo 29 34% 3% 87% Cumprimento de Prazos 22 50% 2% 95% Produtividade 20 61% 11% 329% Qualidade 30 48% 132% Satisfação do Cliente 7 14% -4% 55% Retorno do Investimento 4 : 1 1,7 : 1 27,7 : 1 Os resultados do desempenho qualitativo desta tabela provêm de um total de 35 organizações. Trinta delas obtiveram resultados que mostram uma mudança ao longo do tempo. Esses resultados são visíveis quer numa mudança de percentagem em relação a uma norma anterior ao melhoramento do processo CMMI, ou como percentagens retorno de investimentos. Esses resultados podem ser resumidos em seis categorias de desempenho: Custo Agenda Produtividade Qualidade Satisfação do cliente Retorno do investimento A maioria das organizações disponibilizou múltiplos resultados, por vezes na mesma categoria de desempenho. Em trinta houve alterações quase sempre positivas CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

13 Estudos do Software Engineering Institute
Nos próximos slides vamos ver exemplos de um estudo efectuado pelo SEI (Software Engineering Institute). Intervalo Abril 02 - Dezembro 05 Nº Avaliações 1,264 Nº Empresas 1,106 Empresas re-apreciadas 130 Projectos 4,771 O SEI é um centro de pesquisa federal cuja missão é melhorar a prática na tecnologia de programação e melhorar a qualidade dos sistemas que dependem do software. CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

14 Maturidade vs Tempo Este gráfico é baseado num estudo de uma só empresa e demonstra a sua evolução de CMMI nível 2 para nível 3. Com a o evoluir do tempo e da maturidade (linha azul), podemos verificar que o custo vai decrescendo até atingir um mínimo de 48%. Relação Custo Maturidade ao longo do tempo. Comparação da evolução do CMMI de nível 2 para 3 CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

15 Maturidade por organização
Nível de maturidade do processo por empresa Análise baseada na avaliação a 1,106 empresas. CMMI

16 Onde o CMMI foi reportado…
Mapa mundo com os países (pintados a vermelho) que reportam avaliações para o SEI. Países onde foram efectuadas avaliações que foram reportadas para o SEI. CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

17 Conclusão Metodologia recente e em expansão
Proporciona grandes ganhos a vários níveis Pode ser adoptado por qualquer empresa interessada em evoluir qualitativamente Área em constante estudo que utiliza o feedback das empresas para evoluir O uso do CMMI por parte de uma empresa, proporciona, a longo prazo uma melhoria significativa a nível de prazos, custo, qualidade, etc… Permite às empresas optar por melhorar uma área específica do processo ou então melhorar o nível de qualidade do processo em geral Através do cmmi, é Proporciona CMMI Avaliação e melhoria de processos de software segundo a norma CMMI-SW

18 Referências http://www.sei.cmu.edu/cmmi/
CMMI


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