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PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
SECRETARIA DE EDUCAÇAO CONTINUADA ,ALFABETIZAÇAO E DIVERSIDADE
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Histórico I Edital - Novembro de 2005 Parceria MEC-MDA-MTE
Síntese de experiências de movimentos sociais do campo 12 Estados 2007 – Integração à Política de Juventude Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
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Objetivo Geral Possibilitar a jovens agricultores(as) familiares excluídos do sistema formal de ensino, a oportunidade de escolarização na modalidade de EJA integrando elevação de escolaridade e qualificação social e profissional. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
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Objetivos Específicos
Elevar a escolaridade e proporcionar a qualificação profissional inicial de agricultores (as) familiares Estimular o desenvolvimento sustentável e solidário como possibilidade de vida e constituição de sujeitos cidadãos. Fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas à EJA no campo. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
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Objetivos Específicos
Realizar formação continuada em metodologias e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo para os educadores(as) envolvidos(as) no programa. Fornecer e publicar materiais pedagógicos que sejam apropriados para o desenvolvimento da proposta pedagógica. Estimular a permanência dos jovens na escola por meio da concessão de auxílio financeiro. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
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Beneficiários Jovens de 18 a 29, residentes no campo;
que saibam ler e escrever; que não tenham concluído o ensino fundamental que cumpram aos requisitos do art. 3o da Lei da Agricultura Familiar no , de 24 de julho de 2006.
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Organização das turmas
25 a 35 educandos A carga horária obrigatória é de, no mínimo, horas em 2 anos. Sendo, 1800 (mil e oitocentas) horas serão tempo/escola, e (seiscentas) horas tempo/comunidade. 3 educadores Formação Geral (1 Ciencias Sociais, 1 Ciências da Natureza e Matematica e 1 Linguagens, Códigos) e 1 Ciências Agrárias para acompanhar até 2 turmas.
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Proponentes Secretarias Estaduais de Educação
Municípios Territórios da Cidadania (2009)
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Apoio Financeiro do MEC para o proponente
Caráter suplementar – itens não financiados pelo Fundeb ou de financiamento insufuciente Transferência automática 1200 Reais aluno/Ano + FUNDEB Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
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Apoio Financeiro do MEC para o proponente
Itens Financiáveis: a – Auxílio financeiro para deslocamento dos educadores e coordenadores locais para as formações realizadas pela rede de formação; b - Contratação de educador da formação profissional; c - Aquisição de material de qualificação social e profissional; d - Aquisição de gêneros alimentícios para o período tempo-escola; e – Acompanhamento técnico e pedagógico dos educandos no tempo comunidade; f - Transporte de educandos; g – Certificação dos educandos h – Coordenador de turmas (2009) Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
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INTEGRAÇÃO DOS SABERES:
Estrutura do currículo PLANO DE PESQUISA TEMPO COMUNIDADE TEMPO ECOLA REALIZAÇÃO DA PESQUISA AVALIAÇÃO NO PROCESSO SISTEMATIZAÇÃO TEMPO ESCOLA PARTILHA DE SABERES SOCIALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO TEMPO ESCOLA TEMPO COMUNIDADE CÍRCULOS DE DIÁLOGOS: INTEGRAÇÃO DOS SABERES: FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ESCOLARIZAÇÃO, VIVÊNCIAS
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Formação dos Profissionais
Rede Nacional de Formação dos Educadores do ProJovem Campo - ST Articulação Universidade e Rede de Educação Profissional Carga horária mínima de 360 horas. Possibilita a especialização em 2 anos Convênios das Instituições com o MEC Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
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Material Pedagógico Nacional
Elaborados e 4 primeiros impressos Consórcio entre a UFPE/NUPEP e UFPA Sistematização da produção dos 12 Estados (Relatórios, materiais, instrumentos pedagógicos, fotos, cadernos educandos, planejamentos pedagógicos, etc) Construção de Cadernos do Educando e do Educador por Eixos Temáticos
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Material Pedagógico Nacional
O Caderno do Educando material de leitura capaz de viabilizar a compreensão geral da temática a ser trabalhada no eixo temático, possibilitando ao educando conhecer a diversidade da Agricultura Familiar no Brasil e como o Eixo temático dialoga com a Agricultura Familiar e Sustentabilidade. O Caderno do Educador orientação para o planejamento do percurso formativo do Saberes: construção da ementa; plano de pesquisa; círculos de diálogos e partilha de saberes. Esse material proverá diretrizes gerais, indicações de como abordar os conteúdos mínimos do ensino fundamental, possibilidades de estratégias pedagógicas e exemplos de experiências desenvolvidas por educadores.
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Auxílio Financeiro ao Educando
A título de bolsa será pago, a cada dois meses, aos educandos cadastrados no Programa o valor de R$ 100,00 (cem reais); É vedado, ao educando, o acúmulo de bolsa- auxílio com as demais modalidades do Projovem previstas em Lei; Para recebimento do valor referente à bolsa será exigida do educando a freqüência mínima a 75% das aulas; Para recebimento da bolsa o educando deverá apresentar a documentação requerida.
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Certificação Instituição indicada pela proponente ou Agrotécnicas
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
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Metas Meta I (2005) = 5.060 educandos (as) Meta II (2008) = 35.000
Meta III (2009) = Meta IV (2010) = Meta V (2011)=
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Meta por Estado em 2008 Atendimento de pelo menos 42% no Território da Cidadania.
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Início da Implementação
Resolução 21 – Transferência Automática aos Estados – publicada em 26 de maio de 2008 Resolução 25 – Transferência de Recursos às Instituições de Ensino Superior – publicada em 04 de julho de 2008 I Seminário Nacional de Formação de Formadores – Setembro de 2008 Etapa estadual inicial de formação dos educadores Início das aulas – mar 2009
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Endereço: SGAS 607 Edifício CNE sala 104
Contato SECAD/DEDC/CGEC Endereço: SGAS 607 Edifício CNE sala 104 Telefone: (61) Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
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