A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Corrosão Interna A abertura e crescimento do mercado de óleo/gás versus monitoração da corrosão Interna - Requisitos legais e oportunidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Corrosão Interna A abertura e crescimento do mercado de óleo/gás versus monitoração da corrosão Interna - Requisitos legais e oportunidades."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Corrosão Interna A abertura e crescimento do mercado de óleo/gás versus monitoração da corrosão Interna - Requisitos legais e oportunidades Mauro Barreto 8/8/2017

2 AGENDA O crescimento do mercado brasileiro de óleo e gás.
A abertura do mercado. A regulamentação existente e a necessária. As oportunidades. Os riscos. Conclusão.

3 O Crescimento do Mercado Brasileiro de Óleo e Gás
Porque o mercado crescerá, apesar de tudo? Porque temos óleo e gás e isso dá dinheiro! O crescimento virá só do pré-sal? E o resto? A grande troca. O crescimento virá só da Petrobras? Porque novos “players”? Óleo e Gás não é só E&P. Como será no refino, transporte e distribuição? Riscos – política, economia, meio ambiente, burocracia e... Carro elétrico!

4 A Abertura do Mercado Brasileiro de Óleo e Gás
A abertura é só uma questão política? Ou será por necessidade? A ideia de que o petróleo é um recurso estratégico e é melhor guardar debaixo da terra para o futuro. Que futuro? A abertura no pré-sal. A abertura no E&P offshore, E&P terrestre, gás natural, transporte e refino.

5 A Abertura do Mercado Brasileiro de Óleo e Gás
Conteúdo local – as mudanças serão boas para nossa indústria? Porque regulação é muito mais importante em um mercado aberto?

6 A Regulamentação Existente
RTDT – dutos terrestres 27.2 O controle da corrosão interna deve conter, no mínimo: Procedimento para monitoramento das taxas de corrosão; Recursos necessários para os serviços de monitoramento e a periodicidade de execução;

7 A Regulamentação Existente
SGSS – dutos submarinos 20.10 Projeto do Monitoramento e Controle da Corrosão Interna No projeto do Sistema Submarino deve-se determinar a metodologia de monitoramento e controle da Corrosão interna, considerando a natureza e as propriedades do fluido, os perfis de temperatura, o regime de fluxo, a velocidade de escoamento, as características dos Dutos, a previsão de utilização de produtos químicos e os processos corrosivos esperados durante todo o ciclo de vida do Sistema Submarino.

8 A Regulamentação Existente

9 A Regulamentação Existente
Monitor 3. Fís. Nucl. Instrumento, em geral portátil, para detectar e medir radioatividade. 7. Med. Instrumento destinado à observação e/ou registro de funções vitais, tais como pulso arterial, ritmo cardíaco, etc., durante anestesia ou fora dela, e, também, para medir a intensidade de exposição a irradiação. Fonte: Dicionários.com

10 A Regulamentação Necessária
Quem tem uma empresa estatal monopolista precisa de regulamentação? Precisamos de regras claras. Por outro lado, a monitoração sempre dependerá da estratégia de combate à corrosão.

11 As Oportunidades Os ativos estão envelhecendo – a corrosão precisa ser controlada e monitorada. Executar serviços de monitoração com pessoal próprio ou terceirizar? Licitação menor preço. Quem gerenciará a corrosão dos novos “players”? Como a informação chegará ao usuário? P&D – será que nosso modelo é eficaz? ICT pesquisa e concebe o produto. Produtor licencia. Indústria compra a licença e produz.

12 Os Riscos Troca de cupons e sondas é atividade de risco. Pessoal e equipamentos são adequados? Certificação. O sistema de monitoração retrata a corrosão do ativo? Compliance x Integridade. Representam a mesma coisa? Nova geração de engenheiros. A fixação nos números. O conhecimento e a experiência serão transmitidos?

13 CONCLUSÃO O setor de Óleo e Gás passará por grandes mudanças nos próximos anos. Essas mudanças trarão grandes desafios para os profissionais de corrosão. Esses desafios trarão oportunidades. Precisaremos evoluir em regulação, certificação de pessoal, tecnologia e P&D na área de controle de corrosão interna entre muitas outras coisas.

14 CONCLUSÃO O Brasil não perde uma boa oportunidade de... perder uma boa oportunidade. Roberto Campos ( )


Carregar ppt "Seminário Corrosão Interna A abertura e crescimento do mercado de óleo/gás versus monitoração da corrosão Interna - Requisitos legais e oportunidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google