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PublicouAlexandra Fartaria Coelho Alterado mais de 6 anos atrás
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INTERDISCIPLINARIDADE E QUALIDADE DE ENSINO NA EAD
Participantes Prof. Danilo Valentim Prof. Fellipe Zaremba Profa. Josiane Tonelotto Prof. Roberto Neto Coordenação: Prof. Janes Tomelin
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METODOLOGIAS ATIVAS Prof. Fellipe Zaremba
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POLOS DE APOIO PRESENCIAIS E TEMAS TRANSVERSAIS
Prof. Roberto Moraes Neto
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Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim
WEB CONFERÊNCIA Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim
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Profa. Josiane Tonelotto
NEUROCIÊNCIAS E EAD Profa. Josiane Tonelotto
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METODOLOGIAS ATIVAS Prof. Fellipe Zaremba
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METODOLOGIAS ATIVAS “Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo.” ― Confúcio
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Questões iniciais O que o estudante faz para conectar as disciplinas do seu curso? Integração, interdisciplinaridade, desafios e experiência pela prática. Qual é a importância destas palavras? Porque as aprendizagens alcançadas não parecem duráveis?
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1. Apresentação Metodologia pode ser homônima a método?
O que é metodologia de ensino / aprendizagem? Metodologias Ativas no EAD: ideologizar ou encantar?
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Por que tem se tornado imperioso revisitar o conceito de Metodologia?
Você já ouviu falar que “nem tudo gira em torno do conteúdo”? Qual a força motriz da Metodologia? Método compõe-se de metá (atrás, em seguida, através) e de hodós (caminho). Portanto, método significa somente caminho por meio do qual se busca algo. Metodologia pode ser compreendida como tratado, disposição ou ordenamento sobre o caminho por meio do qual se busca um dado objetivo de ensino. (!) Não pode erigir-se somente como finalidade educativa.
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IDEOLOGIZAR ENCANTAR
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2. Voltando ao paradigma:
superando limites As utilizações destas metodologias da “moda” não são recentes e aparecem descritas em diferentes abordagens, no entanto, tem sido reinventada principalmente com a utilização dos recursos de informação e comunicação.
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EDUCAÇÃO DA DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE DO SÉCULO XXI ESTUDANTE QUE DUVIDA E PROBLEMATIZA SALA DO SÉCULO XIX PROFESSOR DO SÉCULO XX SALA VIRTUAL QUE CONVIDA E DESAFIA PROFESSOR QUE ESTIMULA E PROVOCA EDUCAÇÃO DA DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
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2. Voltando ao paradigma:
superando limites Aprendizagem é um processo ativo e extremamente subjetivo, em que uma pessoa se motiva a enxergar algo. Adquirir conhecimento não é como colocar coisas que alguém nos dá num armazém mental. O aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais; Aprendizagem não é um ato passivo no qual se recebe algo pronto de alguém, nem um ato automático de apenas seguir uma regra. Contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias: o processo dialético.
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Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas
A necessidade da interdisciplinaridade não provém apenas das deficiências do conhecimento científico mas, sobretudo, da realidade como tal. Aprofundamento com sentido de abrangência, para dar conta, ao mesmo tempo, da particularidade e da complexidade. É melhor praticada em grupo, porque busca outros saberes para trabalhar com afinco os limites do conhecimento. Assegurar a interdisciplinaridade verticalizada + Enriquecê-la com seu aporte horizontalizado. Esforço de superar a fragmentação do conhecimento
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Protagonistas do processo:
o estudante Aprendizagem significativa Protagonismo Aprendizagem permanente Constrói e Compartilha conhecimento Desenvolvimento Pessoal Empreendedorismo Inovação e Criatividade Fluência Tecnológica Criticidade Autoconhecimento
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Protagonistas do processo:
o docente Avaliação e feedback Formação Inicial e Permanente Planejamento Provoca e investiga Problematiza Inovação e Criatividade Fluência Tecnológica Orienta
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Protagonistas do processo:
o tutor Apoiar Estudante e Docentes Formação Inicial e Permanente Tirar dúvidas tecnológicas Selecionar materiais complementares Empreendedorismo Inovação e Criatividade Fluência Tecnológica Promover o diálogo
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Avaliação Por que avaliar? Como avaliar?
Critérios, instrumentos e análises. Qual é a importância destas palavras? Como fazer então para que o docente mude a sua postura profissional e acompanhe essas inovações didático-pedagógicas? Como esperar que o docente seja capaz de atuar na avaliação de maneira ética, eficiente e humana?
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Avaliação
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Avaliação DIAGNÓSTICA CONTÍNUA FORMATIVA SOMATIVA EFETIVA
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Contato: fdzaremba@eadlaureate.com.br
Obrigado! NOME: Fellipe Zaremba Contato:
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POLOS DE APOIO PRESENCIAIS E TEMAS TRANSVERSAIS
Prof. Roberto Moraes Neto
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Polo de Apoio Presencial
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Preparar os estudantes para utilização das ferramentas pedagógicas;
Apresentação dos Docentes, Equipe do Polo de Apoio Presencial, Tutor Presencial e seus Colegas; Partilhar e socializar conhecimentos, experiências e integração; Apresentação de novos conteúdos, trabalhos em grupos, avaliações individuais e/ou em grupos, Web conferências e fórum de discussões;
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Interdisciplinaridade Temas Transversais
Desenvolvimento de Competências Instrumentais, técnicas, acadêmicas e profissionais Boas vidas Integração Apresentação das Ferramentas Contextualização do EAD
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Tutores (Web & Presencial)
Atores Pedagógicos Tutores (Web & Presencial) Docentes IMAGEM DE EXEMPLO Estudantes
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Tutor Presencial Atuar como facilitador do contato entre o estudante, a Instituição e o conteúdo, podendo mediar discussões com os docentes das disciplinas via Web Conferência; Organizar e desenvolver atividades presenciais, mantendo o devido registro via AFA (Ambiente de Formação Acadêmica); Promover interação entre os estudantes do polo de apoio presencial – grupos de estudos; Planejar, desenvolver e orientar ações pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento acadêmico do estudante; Aplicar as avaliações presenciais.
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PROPAC Acompanhamento saúde acadêmica estudantes;
Programa de Permanência Acadêmica Acompanhamento saúde acadêmica estudantes; Auxiliar os estudantes na organização dos estudos; Datas importantes; Resgatar estudantes inativos; Fomentar Grupos de Estudos e Encontros Presenciais;
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PROPAC Cronograma de Atividades
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PROPAC Estudantes Ativos
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Prof. Roberto Moraes Neto
Obrigado! Prof. Roberto Moraes Neto
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Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim
WEB CONFERÊNCIA Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim
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Web Conferência - estrutura
Desktop or Mobile
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1. Ciclo de Aprendizagem Vivencial - CAV
Participação e Vivência Relato da Experiência Reflexão Generalização Planejamento e Aplicação
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2. Ciclo de Construção da Aprendizagem - CCA
Problematização Conhecimentos prévios Conceitos construídos Organização Síntese
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Peer instruction - Enquete
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1) Já participou de alguma web conferência? Quantas?
Nenhuma Até 3 Entre 4 e 7 Entre 4 e 7 12 ou mais
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2) De onde você costuma acessar as webs?
CASA TRABALHO POLO Lan House MOBILE OUTROS
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3) Você considera essencial para aprendizado da disciplina?
Discordo totalmente Discordo Indiferente Concordo Concordo totalmente
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4) Qualidade da explicação dos docentes, atende as expectativas?
Discordo totalmente Discordo Indiferente Concordo Concordo totalmente
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5) Qual o melhor horário para as webs?
08 até 10 10 até 12 14 até 16 16 até 18 18 até 20 20 até 22
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6) Quais os melhores dias para as Webs?
Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado
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Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim
Obrigado! Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim
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Profa. Josiane Tonelotto
NEUROCIÊNCIAS E EAD Profa. Josiane Tonelotto
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Neurociências e EAD
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Neurociências e EAD – Aprendizagem é o ponto comum
Educação Promover e melhorar a aprendizagem Educação a Distância Modalidade de Educação/Tecnologia/ separação espaço tempo Aprendizagem Neurociências Prover compreensão sobre processos mentais envolvidos na aprendizagem
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As diversas teorias de aprendizagem como base do trabalho
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Importância em definir objetivos de aprendizagem
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Hierarquia das habilidades cognitivas - Bloom
Domínio cognitivo da aprendizagem
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Aplicação da taxionomia de bloom na escolha de atividades
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Taxionomia de Bloom e aprendizagem
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Modelos de Funcionamento Cerebral e Taxionomia de Bloom
Paul MacLean, 1970
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Modelos de Funcionamento Cerebral e Taxionomia de Bloom
Unidades funcionais Luria Fácil Simples Concreto Difícil Complexo Abstrato Funcionamento como um todo integrado Luria, 1973
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Funções cerebrais e sua relação com a aprendizagem
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MATURAÇÃO DE ÁREAS CEREBRAIS – COMPREENSÃO DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
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Redes neuronais, conexões e aprendizagem
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Cérebro, Metodologias ativas e Taxionomia de bloom
As Funções cognitivas associadas com os níveis mais baixos de taxonomia de Bloom, tais como a compreensão e recordação , estão associados com o hipocampo (a área do cérebro responsável pela memória e percepção espacial ) . As funções cognitivas de nível superior da taxonomia de Bloom , como a criação , avaliação , análise e aplicação , envolve as áreas corticais responsáveis pela tomada de decisão.. Processos de pensamento mais complexos são mais benéficos para a aprendizagem , porque envolvem um maior número de conexões neurais e maior integração das áreas cerebrais A aprendizagem ativa se aproveita dessa integração decorrente da estimulação ampla das áreas cerebrais
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Profa. Dra. Josiane Tonelotto
Obrigada! Profa. Dra. Josiane Tonelotto
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INTERDISCIPLINARIDADE E QUALIDADE DE ENSINO NA EAD
Participantes Prof. Danilo Valentim Prof. Fellipe Zaremba Profa.Josiane Tonelotto Prof. Roberto Neto Coordenação: Prof. Janes Tomelin
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