A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Marcia Munhak Speggiorin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Marcia Munhak Speggiorin"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Marcia Munhak Speggiorin
Resumo acadêmico Profª Marcia Munhak Speggiorin

2 “Texto é um tecido verbal estruturado de tal forma que as ideias formam um todo coeso, uno coerente. A imagen de tecido contribui para esclarecer que não se trata de feixe de fios (frases soltas), mas de fios entrelaçados (frases que se inter-relacionam).” “O texto pode ter qualquer extensão: pode ser desde uma simples palabra até um conjunto de frases. O que define não é sua extensão mas o fato de que ele é uma unidade de significação em relação à situação.” (ORLANDI, 1987, p.159). Todas as partes de um texto devem estar interligadas e manifestar um direcionamento único. Assim, um fragmento que trata de diversos asuntos não pode ser considerado texto. Da mesma forma, se lhe falta coerência, se as ideias são contraditórias, também não constituirá um texto.”

3 “O carnaval carioca é uma beleza, mas mascara, com seu luxo, a miséria social, o caos político, o desequilíbrio que se estabelece entre o morro e a sapucaí. Embora todos possam reconhecer os méritos de artistas plásticos que ali trabalham, o povo samba na avenida como um herói de uma grande jornada. E acrescente-se: há manifestação em prol de processos judiciais contra costumes que ofendem a moral e agridem a religiosidade popular. O carnaval carioca, porque se afasta de sua tradição, está tornando- se desgracioso, disforme, feio.”

4 “Trata-se de um fragmento que não se constitui texto
“Trata-se de um fragmento que não se constitui texto. Falta-lhe coerência entre a afirmativa inicial e a final.” “A competência na utilização dos signos possibilita melhor desempenho na elaboração de um texto.” “No presente trabalho discutiremos as noções de sujeito, autor e discurso apresentados na obra, assim como entrelaçaremos o homem, Michel Foucault, e a importância para o mesmo do momento de enunciação da Ordem do Discurso para o mesmo.” “O discurso é a explicitação do mundo, a verbalização de uma realidade, na qual estamos inseridos, através do discurso o material pode ser compreendido, interpretado, reorganizado, dessacralizado. Assim como tudo se reorganiza e se renova, o discurso também é refeito cada vez que é anunciado, produzido.”

5 “Define-se contexto como informações que acompanham o texto, cuja compreensão depende dessas informações.” Dimensões de contexto: “A estrutura de superfície considera os elementos do enunciado.” “A estrutura de profundidade considera a semântica das relações sintáticas.” “No primeiro caso, o leitor busca o sentido produzido pelas orações; no segundo, vasculha a visão de mundo que informa o texto.” “Contexto imediato, segue ou procede o texto imediatamente.” “Contexto situacional, exige uma postura ativa do leitor.”

6 “Paráfrase ideológica, varia a sintaxe, mas as ideias são as mesmas
“Paráfrase ideológica, varia a sintaxe, mas as ideias são as mesmas. É uma tradução de vocábulos, ou substituição de palavras por outras de significado equivalente.” “Na paráfrase estrutural, há uma recriação do texto e do contexto. O comentário crítico, avaliativo, apreciativo, o resumo, a resenha, são formas parafrásticas estruturais de um texto.”

7 Resumo é a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto.”
Ainda, “é uma apresentação sintética e seletiva das ideias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas. Nele devem aparecer as principais ideias do autor do texto.” Quanto ao conteúdo: Assunto do texto; Objetivo do texto; Articulação das ideias; Conclusões do autor do texto objeto do resumo.

8 Linguagem objetiva; Evitar a repetição de frases inteiras do original; Respeitar a ordem em que as ideias são apresentadas; Não deve apresentar juízo valorativo ou crítico – resenha; Deve ser compreensível por si mesmo, isto é, dispensar a consulta ao original. O que o autor pretende demonstrar? De que trata o texto? Identificar as palavras-chave.

9 RESUMO DESCRITIVO. RESUMO INFORMATIVO. RESENHA.

10 RESUMO DESCRITIVO Descrevem-se os principais tópicos do texto original e, indicam-se sucintamente seus conteúdos. Frases curtas correspondem a cada elemento importante do texto. Não se deve ultrapassar 15 à 20 linhas. Não dispensa a leitura do texto original para compreensão do assunto

11 RESUMO INFORMATIVO MAIS UTILIZADO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO!
É o tipo de resumo que reduz o texto a ¼ do original, abolindo-se gráficos, citações etc. Deve dispensar a leitura do texto original para compreensão do assunto. MAIS UTILIZADO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO!

12 É CONSTITUIDO DE APENAS UM PARÁGRAFO
RESUMO INFORMATIVO RESUMO SIMPLES. Uma breve introdução do tema; Defina o(s) objetivo(s); Identifique sua(s) hipótese(s). O resumo deverá conter breve introdução sobre o assunto seguido do objetivo, descrição dos materiais e métodos utilizados, síntese dos resultados (parciais ou finais) e conclusões. O espaço destinado ao resumo corresponde a 1800 caracteres ou 250 a 500 palavras. É CONSTITUIDO DE APENAS UM PARÁGRAFO

13 RESUMO INFORMATIVO RESUMO EXPANDIDO.
O trabalho é mais detalhado que no resumo simples. É constituído por vários parágrafos.

14 ELEMENTOS BIBLIOGRÁFICOS
SOBRENOME, nome do autor; Título da obra; Local de publicação; Editora; Ano; Páginas. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 5 ed. São Paulo: Atlas, p. 137 – 157.


Carregar ppt "Profª Marcia Munhak Speggiorin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google