Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDerek Almada das Neves Alterado mais de 7 anos atrás
1
O Programa de Financiamento à Exportação PROEX
ENCONTRO NACIONAL DOS EXPORTADORES – ENAEX 2017
2
Equalizacão por ano (%) Custo Financeiro Final
O Programa de Financiamento à Exportação - PROEX O PROEX foi criado pelo governo Brasileiro em 1993 com o objetivo de fomentar exportações Na modalidade equalização, permite instituições financeiras equalizar as taxas de financiamentos de exportações de bens de capital, serviços e software, reduzindo o custo final da transação Através desse mecanismo, as taxas de juros para bens elegíveis atingem níveis parecidos com aqueles praticados por ECAs mundo afora Introdução O PROEX é um incentivo à exportadores Brasileiros, já que a equalização das taxas de juros tornam o pacote de exportação mais competitivos Prazo (anos) Valor unitário (U$ ‘000) Equalizacão por ano (%) 0.5 – 3.0 0 – 25 0.6% 3.0 – 6.0 25 – 90 1.1% 6.0 – 10.0 90 ou mais 1.5% Impacto Juros de Mercado Equalização PROEX Custo Financeiro Final
3
Importância do Programa Proex
Condições de financiamento oferecidos hoje por Export Credit Agencies (“ECA”) para financiamentos de bens de capital: Prazo até 10 anos; Amortização de principal e juros semestral; Custo Estimado: CIRR pontos-base (este spread pode variar de 50 a 200 pontos-base, para efeito de comparação, estimamos 175 pontos-base), total de aproximadamente 4,50 % a.a. Condições de financiamento oferecidos para importadores de produtos brasileiros por bancos internacionais (assumindo rating BB) Custo Estimado: SWAP de libor semestral (estimado em 200 pontos-base) pontos-base, total de aproximadamente 7,00% a.a. A diferença, de aproximadamente 250 pontos-base é maior do que a equalização oferecida pelo Programa PROEX, tornando o financiamento a importadores de produtos brasileiros bem menos competitivo do que os oferecidos por ECAs. Há diversos exemplos de transações recentes amparadas por agências de fomento ao crédito nas quais o custo foi ainda inferior a 4,50% .a.a. (como mencionado acima), tornando esta diferença ainda maior do que a equalização máxima oferecida* pelo programa Proex. (*) o maior spread de equalização hoje oferecido é de 1,2750% a.a. (1,5% multiplicado pelo percentual equalizado de 85%)
4
Importância do Programa Proex (continuação)
Nas operações de bens de capital, o acordo comercial necessariamente inclui um pacote de financiamento negociado simultaneamente. A análise da melhor proposta é feita com base no Net Present Value (Discounted Cash Flow based model) oferecido pelo exportador, o que resulta de uma combinação de preço do produto e custo do financiamento. Por este critério, a redução dos spreads de equalização implementada em 2015 reduziu significativamente a competitividade dos exportadores de bens de capital brasileiros. O Valor Presente Líquido da diferença entre um financiamento oferecido por um ECA e um financiamento bancário não equalizado corresponde a aproximadamente 10% do valor exportado Portanto, a equalização representava aos exportadores brasileiros, antes da redução dos spreads, um ganho de competitividade final da ordem de 10% (spread de equalização x prazo médio do financiamento x 85%), o que o colocava em pé de igualdade com seus maiores competidores internacionais, que contam com total apoio das ECA de seus respectivos países (Japão, Coréia, Alemanha, EUA, Canadá, França, entre outros).
5
Condições Macroeconômicas
Durante 2016 e 2017 o real voltou a se valorizar, pressionando o custos do exportadores Ao mesmo tempo moedas de outras regiões do mundo se desvalorizaram, tornando esses países mais competitivos Se contabilizada a inflação, os custos dos exportadores brasileiros em dólar aumentou mais que quase 30% nesse período.
6
Conclusões O programa Proex é um dos mais efetivos instrumentos para tornar a exportação brasileira de bens de capital competitiva globalmente, mesmo num ambiente em que os programas governamentais oferecidos pelos competidores internacionais têm se tornado cada dia mais agressivos. O programa Proex é uma ferramenta capaz de atrair um grande número de instituições privadas para o financiamento à exportação brasileira, podendo substituir completamente a necessidade da utilização de recursos do BNDES para este fim. Pontualidade, regularidade e previsibilidade são fundamentais para a atração de instituições privadas. Os problemas enfrentados em 2014/15 causaram impactos profundos no interesse de algumas instituições pelo programa. Diversos exportadores têm enfrentado dificuldades na negociação de novas operações. Os novos spreads tornaram a utilização do Proex menos atrativa, e por consequência os exportadores Brasileiros menos competitivos Em 2016, houve uma sobra de orçamento de R$1.440MM, ou 69% do total alocado para o Proex Equalização. Se os spreads anteriores estivessem em vigência, o dispêndio adicional seria de R$206MM (apenas 10% do orçamento)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.