A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÓBIDOS – PARÁ - I SUMÁRIO: LOCALIZAÇÃO; ÁREA E POPULAÇÃO; ACESSO; e

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÓBIDOS – PARÁ - I SUMÁRIO: LOCALIZAÇÃO; ÁREA E POPULAÇÃO; ACESSO; e"— Transcrição da apresentação:

1 ÓBIDOS – PARÁ - I SUMÁRIO: LOCALIZAÇÃO; ÁREA E POPULAÇÃO; ACESSO; e
VISTAS DO PERCURSO FLUVIAL SANTARÉM - ÓBIDOS Óbidos vista de cima. Ao fundo a serra famosa da Sede do município – Serra da Escama, separada da Sede pelo Lago Pauxis. ROLAGEM MANUAL

2 LOCALIZAÇÃO A cidade de Óbidos é a sede do município de Óbidos, situado a noroeste do Pará, cortado pelo rio Amazonas e limitado: ao Norte pelo Suriname (Guiana Holandesa); a Leste por Almerim, Alenquer e Curuá; ao Sul por Santarém e Juruti; e a Oeste por Oriximiná, todos munícipios paraenses. A cidade de Óbidos está situada à margem esquerda do rio Amazonas. Frontal à Sede do município encontra-se a garganta do rio, onde ele é mais estreito, mais de 1890 metros e mais profundo , em alguns pontos com mais de 100 metros. A Sede do município dista 779 km em linha reta da Capital do Estado, Belém, km por via fluvial e 815 km por via aérea.

3 ÁREA E POPULAÇÃO Área de aproximadamente km², em sua grande maioria rural. Podemos dizer que a área urbana corresponde à Sede do município, que se restringe a pouco mais de 10km². Segundo o censo demográfico de 2010, a população de Óbidos era aproximadamente habitantes, dos quais aproximadamente da zona rural. Estima-se um aumento em 2016 para aproximadamente habitantes. A formação da população deu-se de forma muito semelhante a da grande maioria dos municípios brasileiros. Resulta de miscigenação étnica entre europeus, indígenas, cuja origem tem boas probabilidades de ser asiática, e africanos. Os fluxos migratórios têm muita importância na formação das populações. Em Óbidos podemos destacar o de italianos dede o século XIX até os primeiros trinta anos do século XX, A maioria de Basilicata da província de Potenza: Calderaro; Ferrari; Filizola; Florenzano; Grandi; Judice; Megale; Pirrongelli; Priante; Mileo; Oliva; Rossi; e Savino. Foi tão grande a migração italiana, que se instalou na cidade de Óbidos, por volta de 1920, uma Agência Consular. Devido a grande seca ocorrida no nordeste no século XIX ouve grande fluxo de cearenses .

4 ACESSO O Município de Óbidos possui aeroporto de propriedade da Aeronáutica restrito a pequenas e médias aeronaves. Mas, para grandes aeronaves, existe o aeroporto de Santarém. Brasília e Belém tem linha área com Santarém. Existe a rodovia PA – 254 que faz ligação com outros municípios do Pará. Mas, como no dizer poético “minha estrada é meu rio” o transporte mais utilizado é o fluvial. Por esse meio se pode vir direto de Belém. O roteiro mais utilizado pelos turistas é ir até Santarém por avião e de Santarém para Óbidos por barco. Não sei se tivemos sorte, mas a viagem por barco foi agradabilíssima. Lancha utilizada para o transporte de passageiros. Existe outra opção, embarcações maiores e mais lentas, que fazem o percurso durante a noite. Ou você consegue camarote, ou tem que levar rede.

5 FOTOS DO PERCURSO SANTARÉM - ÓBIDOS
No percurso ,observa-se que a margem da foto a direita muito distante, depois da partida de Santarém, se aproxima da outra na foto, a esquerda , ao se aproximar de Óbidos. Em Óbidos, o Amazonas é mais estreito - mais do que 1800ms.

6

7 A criação de gado em imensas fazendas tem como metodologia no período em que o rio está mais baixo, transportar o gado para os pastos ribeirinhos (gado à margem). Quando vem o período das cheias, volta com o gado para o pasto em suas terras mais altas.

8 À medida que nos aproximamos de Óbidos observa-se que o rio vai estreitando, até que se consegue observar as duas margens. Foto tirada já nas proximidades de Óbidos de outra lancha que vinha do município vizinho, Oriximiná, com destino à Santarém. Observe, que a margem, correspondente às fotos a direita está bem mais próxima.

9 Sede do município de Óbidos, Pará, Óbidos e sua serra da Escama.

10 Porto de Óbidos situado na garganta do rio Amazonas e as primeiras construções que o visitante entra em contato.

11 FORMATAÇÃO DO TEXTO: ORGANIZAÇÃO E J. COÊLHO
FONTES – TEXTOS LIVROS: História de Óbidos – Carlos Augusto Sarrazin Vieira; e Italianos na Amazônia – Marília Ferreira Emmi. CRÔNICA: Mamãe Pauxi - SITE: obidos.pa.gov.br IMAGENS: Do arquivo pessoal e 2 cedidas por Silvio Jadão Fernandes; Dos Sites: cantodobemtevi.blogspot.com.br; mapio.net; e obidosminhaterra.blogspot.com.br. MÚSICA: Amazônia Encantada. Arranjo e Violão: Jorge Costa Filho. Composição: J. Coêlho FORMATAÇÃO DO TEXTO: ORGANIZAÇÃO E J. COÊLHO


Carregar ppt "ÓBIDOS – PARÁ - I SUMÁRIO: LOCALIZAÇÃO; ÁREA E POPULAÇÃO; ACESSO; e"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google