A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resultados do Projeto CARE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resultados do Projeto CARE"— Transcrição da apresentação:

1 Resultados do Projeto CARE
Cecília Aguiar, Joana Cadima, Clara Barata, Ana Camacho, & Paul Leseman Encontro Ciência 2017

2 O que foi o projeto CARE? Projeto de investigação colaborativo financiado pela Comissão Europeia (PQ7; ). Foco na qualidade, inclusão e benefícios individuais, sociais e económicos da educação pré-escolar e cuidados para a infância na Europa.

3 Quem fez parte do CARE? Utrecht University Holanda*
Utrecht University Holanda* University of Oxford Inglaterra Freie Universität Berlin Alemanha Aarhus Universitet Dinamarca Katholieke Universiteit Leuven Bélgica Jyväskylän Yliopisto Finlândia Universita’ Degli Studi di Milano-Bicocca Itáia Hellenic Open University Grécia ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa Portugal Høgskolen i Sørøst-Norge Noruega Uniwersytet Warszawski Polónia

4 Que temas foram estudados?
WP1 – Coordenação WP2 – Currículo, Pedagogia e Qualidade Revisões e meta-análises Análises custo-benefício Estudos de casos Entrevistas de larga escala WP4 – Eficácia e Impacto WP3 – Desenvolvimento Profissional WP5 – Inclusão, Financiamento e Benefícios WP6 – Referencial de Qualidade Europeu WP7 – Disseminação

5 CARE video library: Good practices
Os estudos de caso em vários países deram origem a uma biblioteca online de vídeos que ilustram boas práticas em educação e cuidados para a infância que podem ser utilizados em contexto de formação e desenvolvimento profissional.

6 Resultados: Desenvolvimento Profissional
O desenvolvimento profissional tem um efeito positivo na qualidade da educação e dos cuidados para a infância e no desenvolvimento das crianças. Abordagens promissoras: Reuniões regulares de equipa para refletir nas práticas, desenvolver, avaliar e melhorar a qualidade processual e a implementação do currículo.

7 Resultados: Desenvolvimento Profissional
Não há evidências conclusivas de que formação inicial de maior qualidade leve, por si só, a uma maior qualidade da educação e dos cuidados para a infância. Contudo, formação inicial de menor qualidade (e outras características desfavoráveis como o rácio educador:crianças) pode ser compensada pelo desenvolvimento profissional contínuo.

8 Resultados: Inclusão Por cada €1 investido em educação e cuidados para a infância, a sociedade recebe mais de €4. Contudo, o retorno está dependente no investimento em grupos desfavorecidos.

9 Pais que trabalham têm prioridade quando o número de vagas é limitado.
Resultados: Inclusão Grupos desfavorecidos enfrentam ainda várias barreiras sociais e económicas para aceder à educação pré-escolar e cuidados para a infância: Pais que trabalham têm prioridade quando o número de vagas é limitado. Pais imigrantes pensam que as crianças mais novas (0-3) recebem melhores cuidados em casa. Aguns pais sentem-se discriminados e não confiam nas instituições da sociedade. Pais imigrantes consideram que a língua materna da criança não é valorizada.

10 Disseminação: Site, Facebook, YouTube

11 Novos projetos que dão continuidade ao CARE
Quality Matters O objetivo é perceber a variação na qualidade das interações educador-criança de acordo com o tipo de atividades. ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society O objetivo é identificar e intervir nas desigualdades sociais e educativas experienciadas por minorias étnicas e por pessoas em situação de pobreza na Europa no que diz respeito aos primeiros anos de vida (i.e., educação e cuidados para a infância e primeiro ciclo da educação básica).

12 Obrigada!


Carregar ppt "Resultados do Projeto CARE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google