Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLorenzo Fidalgo Alterado mais de 10 anos atrás
1
O IMPERATIVO DA SUSTENTABILIDADE: ESTAMOS PREPARADOS?
Roberto P. Guimarães, Ph.D. em Ciência Política Coordenador Acadêmico do Curso Santo André, 26 de abril de MBA em Gestão do Ambiente e Sustentabilidade
2
PRESSUPOSTOS CONCEITUAIS
2
3
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NÃO SE CONFUNDE COM Meio Ambiente
QUALIDADE DE VIDA DE UMA COMUNIDADE SUSTENTABILIDADE ENTORNO NATURAL P O E T A P OPULAÇÃO O RGANIZAÇÃO SOCIAL E NTORNO (NATURAL E CONSTRUÍDO) T ECNOLOGIA A SPIRAÇÕES SOCIAIS
4
O CARÁTER AMBIENTAL DA GLOBALIZAÇÃO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DESAFIOS AMBIENTAIS DA AGENDA INTERNACIONAL NÚCLEO DA GLOBALIZAÇÃO
5
DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
É INDISPENSÁVEL: CONSTITUIR ATORES DA SUSTENTABILIDADE É URGENTE: CONTAR COM CRITÉRIOS DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É CHAVE: CONTAR COM INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
6
PIRÂMIDE DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Filantr ó picas Ser um bom cidadão Contribuir com recursos para a comunidade, melhorar a qualidade de vida. É ticas Seja é tica Obriga ç ão de fazer o que certo, justo. Evitar danos. Responsabilidade Legal Obedecer a Lei A legisla ão a codifica ão do certo e errado de uma sociedade. Jogar dentro das regras do jogo. Responsabilidades Econômicas Base da pirâmide sobre a qual derivam as demais responsabilidade s. Responsabilidades Sociais Exercer a cidadania Contribuir para melhorar a qualidade de vida Responsabilidades Éticas Pautar o comportamento por critérios do que é correto Responsabilidades Legais Obedecer as Leis Atuar dentro das regras do jogo Gerar lucro para os acionistas e benefícios para os consumidores Fonte: Denise Xavier Nunes, O Balanço Social como Estratégia de Fortalecimento das Práticas de Responsabilidade Social, Dissertação de Mestrado, EBAPE/FGV, 2008
7
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Fonte: Denise Xavier Nunes, O Balanço Social como Estratégia de Fortalecimento das Práticas de Responsabilidade Social, Dissertação de Mestrado, EBAPE/FGV, 2008
8
ESTRUTURA DO MBA Contextualização Gestão Gestão Ambiental
Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade Conservação, Dinâmica de Sistemas Naturais e Aspectos Econômicos Políticas Públicas para a Sustentabilidade Direito Ambiental Economia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Ética e Responsabilidade Social Mapeamento e Análise de Processos Aplicados a Estudos Ambientais Aspectos Comportamentais nas Organizações Marketing no Cenário Empresarial Comunicação Corporativa Negociações Complexas (online) Ambiental Business Game ( online) Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais Práticas de Gestão Empresarial Sustentável Riscos Socioambientais: Análise e Gerenciamento Políticas de Gerenciamento de Recursos Hídricos Indicadores de Sustentabilidade Gestão Estratégica de Carbono Educação Ambiental Contextualização Gestão Gestão Ambiental
9
ESTRUTURA DO MBA Contextualização
Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade Conservação, Dinâmica de Sistemas Naturais e Aspectos Econômicos Políticas Públicas para a Sustentabilidade Direito Ambiental Economia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Ética e Responsabilidade Social
10
ESTRUTURA DO MBA Gestão
Mapeamento e Análise de Processos Aplicados a Estudos Ambientais Aspectos Comportamentais nas Organizações Marketing no Cenário Empresarial Comunicação Corporativa Negociações Complexas (online) Ambiental Business Game ( online) Gestão
11
ESTRUTURA DO MBA Gestão Ambiental
Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais Práticas de Gestão Empresarial Sustentável Riscos Socioambientais: Análise e Gerenciamento Políticas de Gerenciamento de Recursos Hídricos Indicadores de Sustentabilidade Gestão Estratégica de Carbono Educação Ambiental Gestão Ambiental
12
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
INTERESSE E CURIOSIDADE EXPERIÊN-CIA E CONHECI-MENTO CONTEÚDO DO MBA PESQUISA SISTEMATI-ZADA APLICAÇÃO PRÁTICA
13
OBRIGADO!!! ROBERTO P. GUIMARAES – robertoguimaraes@hotmail.com
SUSANA FEICHAS –
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.