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O Modelo de Governança de TI

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Apresentação em tema: "O Modelo de Governança de TI"— Transcrição da apresentação:

1 O Modelo de Governança de TI
Profª Cynara Carvalho

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3 O alinhamento estratégico de TI
Definição, o Plano de TI e elaboração do mapa estratégico e do BSC

4 O que é o alinhamento estratégico
Processo de transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI que garantam que os objetivos de negócio sejam apoiados. Atualmente, o alinhamento estratégico é bidirecional.

5 O que é o alinhamento estratégico
O alinhamento estratégico ocorre em vários momentos na vida da empresa: áreas da organização que defini objetivos de negócio e estratégias; Redefinição do plano de negócios; Com os clientes de TI que demandam soluções novas.

6 Alinhamento estratégico e comportamento da estratégia de negócio

7 O que é o alinhamento estratégico
Há diversas formas de se fazer a análise estratégica do negócio para TI: Identificação através da observação ou do plano de negócio. Identificação dos fatores críticos de sucesso da empresa. Balanced Scorecard de TI.

8 O alinhamento estratégico de TI
Definição, o Plano de TI e elaboração do mapa estratégico e do BSC

9 O Plano de Tecnologia da Informação
Principal produto da fase de alinhamento estratégico. A TI deve participar da definição de objetivos e das estratégias da empresa.

10 Processo de planejamento estratégico empresarial

11 Processo de elaboração do Plano de Tecnologia da Informação

12 Análise estratégica da organização
Entendimento da estrutura do negócio. Entendimento dos objetivos estratégicos do negócio. Entendimento dos fatores críticos de sucesso do negócio. Identificação dos requisitos para TI.

13 5 Forças de Porter

14 Análise estratégica da organização
O entendimento sobre como a organização se situa neste espaço competitivo a direciona para definir direcionadores estratégicos como: Se o segmento do produto/serviço sofre grande barganha dos fornecedores e compradores e as margens são reduzidas, então ela deve concorrer com base na estratégia de Liderança em Custo. Se o segmento do produto/serviço é muito inovador e dinâmico, com produtos substitutos e novos entrantes no mercado, é provável que a empresa vá querer se diferenciar. Portanto, ela deve adotar a estratégia de Liderança por Diferenciação. Se o segmento do produto/serviço é um nicho de mercado, ela deve adotar a estratégica de Enfoque.

15 Análise estratégica da organização Entendimento dos objetivos estratégicos do negócio

16 Leitura Seção 3.2. Fernandes, A. A. Abreu, V. F. Implantando a governança de TI. Brasport, 2012.

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20 Gerenciamento do portfólio de TI
Uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar a gestão efetiva do trabalho para atender os objetivos estratégicos do negócio.

21 Gerenciamento do portfólio de TI
Monitorar e gerenciar as mudanças. Garantir que os projetos são derivados do portfólio. Avaliar se os objetivos de retorno de investimento estão sendo atendidos. Monitorar os projetos, serviços, inovações e manutenções de recursos.

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23 Operações de serviços de TI Pacotes de serviços
Não estocáveis essenciais: são atributos do serviço que fazem parte de sua missão primordial. entrega dos projetos e demandas dentro do prazo, custo e funcionalidades. Não estocáveis acessórios: são atributos dos serviços que não fazem parte de sua missão principal. usuário saber o status. Estocáveis com transferência de propriedade: relatórios, cronogramas. sem transferência de propriedade: recursos e instalações.

24 Operações de serviços de TI Projetos de TI
Projetos de sistemas Manutenções de sistemas Projetos de infraestrutura tecnológica Projetos de segurança da informação Projetos de sourcing Projetos de processos de TI Projetos de estrutura organizacional Projetos de desenvolvimento e capacitação de recursos humanos

25 Operações de serviços de TI Serviços
Serviços aos usuários Gerenciamento de desempenho de aplicativos Gerenciamento de incidentes Gerenciamento das operações de serviços de TI Gerenciamento da rede de comunicações Serviços de segurança da informação Gerenciamento da capacidade Gerenciamento de fornecedores Gerenciamento financeiro

26 Operações de serviços de TI Inovações
Identificação biométrica Sistema da receita federal Aplicações em dispositivos móveis Cloud computing

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28 O relacionamento com os usuários e/ou clientes
Os usuários precisam saber quais serviços de TI estão disponíveis. As demandas de manutenções emergenciais devem ser atendidas. As demandas por projetos e por manutenções devem ser encaminhadas, considerando critérios de priorização.

29 O relacionamento com os usuários e/ou clientes
A TI somente irá atender a demandas que estão consideradas no Portfólio de TI. Acordos de Níveis de Serviço. Avaliação do usuários.

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31 O relacionamento com os fornecedores
Papéis básicos em uma gestão “multisourcing” Gerente de relacionamento, responsável pelo desenvolvimento dos requisitos dos serviços, priorização, gerenciamento de pendências e escalonamento de problemas, monitora o desempenho e os relacionamentos e age como um gerente de conta, fazendo a ligação entre os fornecedores de serviços e as unidades de negócio. Gerente do desempenho, responsável por monitorar a operação, a integração dos serviços, a gestão de incidentes e a gestão do desempenho, inclusive os acordos de níveis operacionais e contratos de apoio. Gerente de contratos, responsável pela gestão de contratos, termos e condições, projetos e propostas, e do cumprimento dos contratos e cronogramas.

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34 Resultados para o negócio
Resultados da TI Resultados para o negócio

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36 Medições dos resultados da TI Medições para o gerenciamento dos processos e serviços

37 Medições dos resultados da TI Medições para o gerenciamento dos níveis de serviços
Disponibilidade de aplicações na Internet. Tempos de resolução de incidentes. Tempos médios de resposta para a resolução de incidentes.

38 Medições dos resultados da TI Medições para o gerenciamento da estratégia (BSC)

39 Medições dos resultados da TI Medições para o gerenciamento de projetos
Indicadores para o gerenciamento de projetos são: de qualidade, riscos, quantidade de mudanças, curva S.

40 Medições dos resultados da TI Medições para o gerenciamento do portfólio de TI
Distribuição dos recursos orçamentários por categorias: neste caso podemos verificar a distribuição orçamentária balanceada em função das diretrizes estratégicas da TI e da organização. Distribuição dos recursos orçamentários por investimento: neste caso podemos ver se o montante de dinheiro está indo para a finalidade correta; Indicadores consolidados sobre a execução dos projetos e serviços: aqui podemos ver por que alguns tipos de projetos e serviços vão melhor do que outros. Estatísticas básicas sobre a distribuição por área funcional da TI: informa a carga e concentração de projetos e serviços por área da TI; a questão é se os recursos estão alocados de forma equilibrada

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42 Medições dos resultados para o negócio
O valor da TI para o negócio é percebido pelos executivos das unidades de negócio da organização quando a TI: Mantém a disponibilidade das aplicações e dos sistemas de acordo com as necessidades do negócio. Reduz o risco para o negócio (riscos operacionais e de compliance). Garante a qualidade e consistência dos serviços do ponto de vista do negócio. Entrega projetos e serviços no prazo, com qualidade e dentro da janela de oportunidade do negócio (isto significa que não adianta entregar no prazo um projeto que deveria ter sido feito há dois anos). Pode oferecer soluções capacitadoras e diferenciadas para alavancar novos negócios e negócios existentes, assim como reduzir custos operacionais, de forma proativa.

43 Implantação de sistema de gerenciamento de desempenho O projeto de implantação do sistema de gerenciamento de desempenho Processo de medição e análise

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45 Gestão do desempenho da TI
O modelo de Governança de TI aqui proposto compreende a gestão do desempenho: processos e serviços de TI. níveis de serviços. estratégia de TI. projetos. portfólio de TI. valor da TI para o negócio.

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47 Para os executivos de negócio

48 Para a Governança de TI

49 Para os CIOs No caso do CIO, o interesse abrange tanto a visão do cliente, a visão da Governança de TI e a visão dos gestores de TI.

50 Para os gestores de TI

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52 Histórico de mudanças. Resistência/prontidão. Cultura.

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54 Em projetos de desenvolvimento de sistemas.
No gerenciamento de serviços.

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56 Gestão de riscos Alinhar a gestão de riscos de TI com o sistema de gestão de riscos da organização. Estabelecimento do contexto do risco. Identificação de eventos. Avaliação de risco. Resposta ao risco. Manutenção e monitoramento do plano de ação de risco.

57 Compliance Multas de órgãos reguladores por não estar em conformidade.
Problemas de conduta ética. Aumento do custo de operações. Ineficiência das operações. Altos custos de compliance.

58 Leitura Seções 3.3 à Fernandes, A. A. Abreu, V. F. Implantando a governança de TI. Brasport, 2012.


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