Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PRIMEIRA PARTE Conceito de serviços
2
CONCEITO SERVIÇO Do latim: SERVITIU
Significa: “a escravidão”, “servidão”. Também deu origem ao substantivo “servo”, ao adjetivo “servil” e ao verbo “servir".
3
CONCEITO Visão histórica Adam Smith em A Riqueza das Nações
Distinção entre trabalho “produtivo” e “improdutivo” Trabalho produtivo gera bens que podem ser armazenados após a produção e trocados posteriormente por dinheiro ou outros itens de valor Trabalho improdutivo cria serviços que perecem no momento da produção, portanto não contribuem para a riqueza
4
CONCEITO Feriadão Em resumo: ONDE ESTÁ O VALOR? Viagem para a praia
Avião Taxi Hotel Prancha de Windsurf Restaurante Cerveja Volta para casa Em resumo: ONDE ESTÁ O VALOR?
5
CONCEITO Serviço cria uma nova perspectiva: BENEFÍCIO SEM PROPRIEDADE!
6
Ex.: , empresa carioca especializada em aluguel de bolsas de luxo.
CONCEITO Pagar pelo uso temporário de um objeto ou pelo acesso a uma instalação física constitui um modo de os consumidores usufruírem de itens que não podem comprar, que não se justifique que comprem ou que preferem não adquirir e após o uso deixar guardado. Ex.: , empresa carioca especializada em aluguel de bolsas de luxo.
7
EXEMPLO
8
CONCEITO “Não se pode possuir uma pessoa, mas é possível alugar seu trabalho e sua experiência.” Christopher Lovelock & Ever Gummesson Ex.: Bruna Surfistinha
9
DEFINIÇÃO Um ato ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que não resulte posse de nenhum bem. Sua execução pode ou não estar ligada a dinheiro. Ex.: Alugar um quarto de hotel, cortar o cabelo, depositar dinheiro em um banco etc.
10
CONCLUSÃO Serviços são ações, esforços, desempenhos que resultam, para os clientes em
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.