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PublicouJonatas Da Ponte Alterado mais de 10 anos atrás
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Comércio Eletrônico Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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Internet no Brasil e no Mundo
Segundo a UIT – União Internacional de Tecnologia, em 2011 haviam mais de 2 bilhões usuários de internet no mundo todo. Segundo o Ibope e-Ratings, os brasileiros entre 12 e 17 anos que acessam a Web em casa navegam mais tempo que os alemães, franceses, ingleses, italianos e espanhóis. "Cada vez mais constatamos que o público que já acessa a internet não consegue mais viver sem ela, e a cada dia acrescenta alguma atividade nova em sua rotina na web, quer seja acessar seu banco online, fazer uma compra de supermercado, enviar um , ler as notícias, procurar o endereço de um restaurante que ouviu falar... a lista é infinita", declara Alexandre Magalhães, analista de internet do IBOPE eRatings.com. Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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Audiência da Internet Cada um dos cinco principais portais brasileiros (Globo.com, IG, MSN, Terra e UOL) têm entre 6 e 7,5 milhões de visitantes passando por suas páginas virtuais todos os meses. Segundo a Boston Consulting, 6 em cada 10 brasileiros trocariam o café pela web. E outros 59% abririam mão do chocolate por um tempo na rede. E ainda 12% deixariam sexo de lado em troca de uma ano de acesso à rede. Mais de 39,5 milhões de pessoas acessam a Internet no Brasil, todo mês, considerando os diferentes pontos de acesso - casa, trabalho, escola e pontos de acessos públicos e privados. Pontos de acesso público: CyberCafés, SESCs, Tele-Centros, Escolas, Museus, Universidades, Rodoviárias.
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Audiência da Internet Embora as A e B liderem (com 84%). A classe C cresceu de 31% para 43% no período. As classes mais baixas, D e E, dobraram de 8% para 17%. De acordo com o DATANEXUS, a população que não tem internet em casa gasta 12% de seu tempo vendo televisão, já as pessoas que têm internet dedicam 9,4% do seu tempo à TV. Os dados mostram que as pessoas que têm internet vêem menos televisão justamente no horário nobre. No horário nobre, 23,5% da população sem internet está vendo TV, contra apenas 15,8% dos que têm internet.
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Comércio Eletrônico: Definições
“A compra e venda de produtos ou serviços sobre um meio eletrônico qualquer” “Distribuição de informação, produtos/serviços ou pagamentos via linha telefônica ou redes” “Ferramenta que aumenta a qualidade de mercadorias e serviços de entrega” “Aplicação da TI para automatização de processos de negócios”
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História do Comércio Eletrônico
Anos 70 Transferência eletrônica de fundos EDI (redes privadas) • Mensagens eletrônicas • Comércio na Internet Programas de Transferência de Arquivo (FTP) • Chats (IRC) 80 90 WWW – World Wide Web
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Tipos de Comércio Eletrônico
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COMERCIANTE CORRETAGEM PUBLICIDADE Modelos de negócios na Internet
Modelos de negócio são as diversas formatações que os empreendimentos adquirem ao utilizar a Internet como canal primário ou secundário de comercialização. COMERCIANTE CORRETAGEM PUBLICIDADE
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COMERCIANTE Modelos de negócios na Internet Comércio Misto
Comercialização de serviços ou produtos tangíveis/digitais para pessoas físicas (e-tailers) ou jurídicas. Pode ser um negócio totalmente baseado na Internet ou com reforço de uma loja tradicional. Comércio Misto Comércio Virtual Comércio Virtual Puro Mercantil Direto
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Comércio Misto Modelos de negócios na Internet
Negócio tradicional baseado em instalações físicas e que utiliza a rede como mais um canal de comercialização para os seus produtos.
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Comércio Virtual Modelos de negócios na Internet www.submarino.com.br
Comercialização de produtos e/ou serviços exclusivamente pela internet. Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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Comércio Virtual Puro Modelos de negócios na Internet
Comercialização de produtos digitais. É a forma mais pura de Comercio Eletrônico uma vez que todo o processo de divulgação, a venda e a entrega é feita pela Internet. Empresas de software ou cursos on-line bem como livrarias especializadas em e-books são os principais exemplos. Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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Mercantil Direto Modelos de negócios na Internet www.celta.com.br
Empresas produtoras de mercadorias que se utilizam da web como canal direto de venda para o consumidor final, eliminando total ou parcialmente os intermediários. Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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CORRETAGEM Modelos de negócios na Internet Shopping Virtual
São os chamados facilitadores de negócios. Sites que facilitam e estimulam a realização de transações, através da manutenção de um ambiente virtual, que coloca em contato e aproxima os fornecedores e os potenciais compradores. Shopping Virtual Leilões on-line Portal Vertical Intermediários Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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Shopping Virtual Modelos de negócios na Internet www.shopfacil.com.br
Site que reúne diversas lojas virtuais. Receita é obtida através de uma taxa mensal + comissão sobre as vendas realizadas Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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Leilões On-Line Modelos de negócios na Internet
Ambiente virtual que possibilita a oferta de mercadorias e a realização de lances até se chegar a a melhor oferta disponível. A Receita é obtida através de taxas de cadastramento + comissão no caso de empresas (B2B) ou comissão sobre venda no caso de pessoas físicas (C2C). Possui variantes como o Leilão reverso, onde os vendedores é que fazem os lances, e o menor preço ofertado leva o pedido. Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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Portal Vertical Modelos de negócios na Internet www.me.com.br
Possibilita a interação entre empresas do mesmo setor de negócio e incentiva a realização de transações através de negociação direta ou leilões. Comunidades de Negócios ou Agregador de compras Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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Intermediários Modelos de negócios na Internet www.investshop.com.br
Aproxima compradores e vendedores sendo que a receita é geralmente obtida através de comissões sobre as transações realizadas através do site. É o caso dos Corretores Financeiros que facilitam a realização de investimentos por parte da pessoa física, disponibilizando acesso a um ou mais fornecedores de serviços financeiros como compra de ações, seguros, investimentos, entre outros. Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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PUBLICIDADE Modelos de negócios na Internet Portais Genéricos
Utiliza o mesmo conceito das emissoras de TV e Radio, o chamado “Broadcasting”. Oferece produtos e serviços gratuitamente como informação ou entretenimento, gera um grande volume de tráfego e obtém receita através de anunciantes que desejam atingir esse público. Portais Genéricos Portais Especializados Gratuidade Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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Portais Genéricos Modelos de negócios na Internet
São os grande portais de acesso a Internet. Embora a maioria dos portais já não utiliza a gratuidade em sua forma pura e cobra pelo acesso, ainda existem grandes portais gratuitos. Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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Portais Especializados
Modelos de negócios na Internet Portais Especializados Sites especializados em determinado público ou segmento de mercado. Geram menos volume de tráfego que os portais genéricos mas com um perfil de público mais concentrado, o que é valorizado pelos anunciantes. Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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Gratuidade Modelos de negócios na Internet www.yahoo.com.br
Sites que oferecem algum serviço ou produto gratuita-mente para gerar volume de tráfego. É o caso típico dos mecanismos de busca e serviços de correio eletrônico. Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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business-to-business
Tipos de Comércio Eletrônico B2B business-to-business Ocorre quando as empresas compram e vendem bens e serviços para e entre elas, se refere a uma situação completa de comércio eletrônico que pode ocorrer entre duas organizações. Entre outras atividades, o comércio B2B inclui compra de bens (podendo ser através de e-procurement), gestão da cadeia de fornecimento, gestão de estoques, gestão de canais, atividades de venda, gerenciamento de pagamentos, serviços e suporte. Estima-se que 80% das operações de comércio eletrônico, em relação ao montante de valor negociado, são de B2B, e onde os consórcios e parcerias estão se tornando comuns; Existem três tipos básicos de portais B2B : • Portais de intranet – Portal que promove o encontro e a comunicação interna entre os colaboradores de uma empresa. É uma área restrita para troca de informações e tomadas de decisão em locais remotos; • Portais de extranet – São redes que possibilitam a troca entre a empresa e seus parceiros comerciais; • Portais de e-markeplaces – Plataformas virtuais que realizam a intermediação entre várias empresas, nestes espaços virtuais, várias organizações e instituições privadas podem contratar e oferecer serviços mutuamente. Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais
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B2B Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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business-to-consumer
Tipos de Comércio Eletrônico B2C business-to-consumer São empresas vendendo para consumidores; refere-se à troca de bens entre empresas e consumidores. Inclui atividades de venda, busca de consumidores, FAQ (Frequently Asked Questions), serviços e suporte; Existem três tipos de modelos de B2C, tais como: leilões, lojas online e serviços online. Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais
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B2C Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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business-to-employee
Tipos de Comércio Eletrônico B2E business-to-employee Consiste num conjunto de aplicações informáticas online que visam facilitar a comunicação entre a empresa e os seus colaboradores internos e externos. Ainda em fase embrionária, esse conceito se traduz, atualmente, em e-Recruitment e e-Learning. A tradução literal seria "Negócio com o colaborador" e remete ao trabalho da informação interna de maneira estratégica, desde sua elaboração, disponibilização e atualização, inserida no contexto e no plano de Marketing interno. Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais
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consumer-to-consumer
Tipos de Comércio Eletrônico C2C consumer-to-consumer Ocorre quando consumidores vendem diretamente para outros consumidores, envolve transações entre e no meio de consumidores. As atividades envolvem classificação de anúncios, jogos, atividades, comunicação baseada na web e serviços pessoais. Esse tipo de transação entre consumidores está associado a transação direta, com a ajuda (ou intermediação) de alguma empresa. Um grande exemplo desse tipo de transação são os leilões online, como Ebay e o Mercado Livre. Os leilões online funcionam da seguinte forma: o consumidor coloca o seu produto para venda com um valor mínimo, e outros consumidores dão ofertas maiores para aquele produto. Quem dar o maior lance, num prazo determinado, leva o produto. As empresas que facilitam essa transação geralmente ganham uma comissão em cima de cada leilão ou uma taxa única de transação. Lembrando que esses sites são apenas intermediários e não se envolvem na qualidade do produto ou não influenciam nos valores dos produtos Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais
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C2C Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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government-to-business
Tipos de Comércio Eletrônico G2B government-to-business Corresponde a ações do Governo que envolvem interação com entidades externas. O exemplo mais concreto deste tipo é a condução de compras, contratações, licitações etc., via meios eletrônicos. Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais
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G2B Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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government-to-consumer
Tipos de Comércio Eletrônico G2C government-to-consumer Corresponde a ações do Governo de prestação (ou recebimento) de informações e serviços ao cidadão via meios eletrônicos. O exemplo mais comum deste tipo é a veiculação de informações em um website de um órgão do governo, aberto a quaisquer interessados. Portanto temos o G2C com uma ferramenta para levar ao cidadão conhecimento, informação e serviços diversos sobre o governo. Trazendo o cidadão para mais perto do governo sendo um ponto mais fundamental para a inclusão digital com a união do cidadão, não importando a classe, visão política ou até mesmo o nível de escolaridade. Comércio Eletrônico Prof. Fernando Morais
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G2C Novas Tecnologias Prof. Ricardo de Macedo
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