A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDESCOBRINDO O FOLCLORE BRASILEIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDESCOBRINDO O FOLCLORE BRASILEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 REDESCOBRINDO O FOLCLORE BRASILEIRO

2 O QUE É FOLCLORE? O Folclore é o gênero cultural mais antigo da humanidade, pois os mitos, as lendas e crenças eram transmitidos oralmente desde a pré-história. Ou seja, as manifestações folclóricas acompanham nossa existência, nosso agir, sentir e pensar a vida. Elas até ditam a lápide da nossa última morada. Nossa irmã estrada dá passagem aos caminhões que carregam, nos para-choques, trovas e provérbios populares. (PEREIRA, 2007).

3 FOLCLORE BRASILEIRO - ORIGEM
Nossa herança vem de três povos que deram origem à diversidade étnica brasileira. São eles: 1) POVOS ÍNDIGENAS – dos quais herdamos o costume de tomar banho diariamente, produzir artesanato, dormir em rede e contar histórias por meio de mitos e lendas.

4 2) PORTUGUESES – dos quais herdamos a língua portuguesa, a audácia da imigração e a religião.

5 3) AFRICANOS – de que herdamos o espírito de resistência, a coragem e a força, a sensualidade, o samba, a culinária farta e várias palavras.

6 UM POUCO DO NOSSO FOLCLORE…
ADIVINHAÇÕES Representam um gênero universal, presente na literatura de todos os povos. Por meio de enigmas, que contagiam pessoas de todas as idades, expressam ideias e conceitos.

7 CRENDICES, SUPERTIÇÕES E SIMPATIAS
Denotam tudo aquilo em que acreditamos por medo e sem nenhum fundamento, como: Comer em panela faz chover no dia do casamento. Arco-íris é sinal de felicidade. Dá Azar Quebrar um espelho. Deixar sapato emborcado. Dá Sorte Pegar buquê de noiva. Levantar da cama com o pé direito.

8 TRAVA-LÍNGUAS Constituem-se de frases criativas e lúdicas para serem articuladas e decoradas. O segredo está em repeti-las rapidamente e várias vezes. Encontrei um pé de gabiroba, bem gabirobado. Quem conseguir desgabirobar o pé de gabiroba, bom desgabirobador será. Três pratos de trigo, para três tigres tristes. No vaso tinha uma aranha e uma rã, a rã arranha a aranha, a aranha arranha a rã.

9 PARLENDAS Provenientes de Portugal, as parlendas ou “lengalengas” são rimas de ritmo repetitivo, utilizadas para exercitar a memória, como em: Os meses do ano Trinta dias tem Setembro, Abril, Junho e Novembro. Fevereiro, vinte e oito tem; se for bissexto, mais um lhe deem. E os mais, que sete são, trinta e um todos terão.

10 FRASES DE PARA-CHOQUES DE CAMINHÃO
Os caminhões que rodam por nossas estradas levam, além da carga, trovas e provérbios populares nos para-choques. As frases impressas refletem aquilo em que o caminhoneiro acredita: “Se vires a tarde triste, são meus olhos que choram por você”. “A moda vai e volta, mas seu amor não quer voltar”. “Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho”.

11 FESTA JUNINA Teve origem na época dos povos nômades, e foi se transformando, com o tempo, sendo uma festa para agradecer aos deuses pela colheita. No Brasil, foi trazida pelos portugueses. Na região Nordeste, as festas juninas festejam Santo Antônio, São João e São Pedro, com folguedos e danças.

12 Mitos e Lendas São maneiras sobrenaturais e misteriosas de se explicar fenômenos e acontecimentos do cotidiano. Algumas lendas: Iara Boto Rosa Saci Pererê Vitória-régia Curupira Bumba-meu-boi

13 Referências Bibliográficas
PEREIRA, Natividade. Cultura Popular e Folclore na Educação. São Paulo: Paulinas, 2007. AZEVEDO, Ricardo. Cultura da Terra. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2008. Disponível em:< Acesso em: 20Jul Disponível em:< Acesso em: 20 Jul Disponível em:< Acesso em: 20 Jul Disponível em: < Acesso em: 20 Jul. 2015 Disponível em:< Acesso em: 20 Jul Disponível em:< Acesso em: 20 Jun Disponível em:< >. Acesso em: 20 Jun

14


Carregar ppt "REDESCOBRINDO O FOLCLORE BRASILEIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google