A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A perspectiva de trabalho com projetos didáticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A perspectiva de trabalho com projetos didáticos"— Transcrição da apresentação:

1 A perspectiva de trabalho com projetos didáticos
Terezinha R. Silva

2 Breve contexto e implicações...
PEDAGOGIA DE PROJETOS Breve contexto e implicações... A Pedagogia de Projetos surge no início do século XX, com John Dewey. No Brasil, começou a ser conhecida a partir da divulgação do movimento chamado "Escola Nova", contrapondo-se aos princípios e métodos da escola tradicional.

3 Breve contexto e implicações...
PEDAGOGIA DE PROJETOS Breve contexto e implicações... A pedagogia de projetos é vista pelo seu caráter de potencializar a interdisciplinaridade. A relação ensino/aprendizagem é voltada para a construção do conhecimento de maneira dinâmica, contextualizada, compartilhada; Envolve efetivamente a participação dos educandos e educadores num processo mútuo de troca de experiências.

4 PEDAGOGIA DE PROJETOS - ALGUMAS DENOMINAÇÕES...
Projetos de Trabalho Projetos Pedagógicos Projeto Didático Centros de Interesse Projetos Temáticos

5 O que tem em comum estas diferentes denominações?
O aluno no centro do trabalho desenvolvido. O papel do Professor – facilitador, colaborador, mediador do processo de aprender.

6 O trabalho com projetos - características e organização...
O trabalho com projetos consistem em planejamentos que incluem prática da leitura e escrita de textos reais para destinatários reais com integração entre diversas áreas de conhecimento. Jolibert (1994) e Kaufman e Rodrigues (1995)

7 A proposta de projetos é uma das formas de organização do trabalho pedagógico em que os alunos precisam ler textos para obter informações sobre um tema que está sendo pesquisado, tendo a possibilidade de utilizar –se de gêneros de diferentes esferas sociais( textos científicos, jornalísticos, literários, dentre outros). Leal (2005), .

8 Durante a realização do projeto, os alunos também são estimulados a escrever textos, quer seja como instrumentos de registros de leituras, tais como esquemas, resumos, tabelas, gráficos como atividades escolares normais ou para divulgação dos produtos dos trabalhos em âmbitos diversos( escola, comunidade, sociedade). Leal (2005).

9 “Os projetos didáticos delineiam situações-problema que conduzem à investigação, à busca de informações, à seleção e análise de dados, aos registros, enfim, à produção de conhecimentos sobre os temas escolhidos”. Brasil(2015)

10 “ O projeto é uma proposta de intervenção pedagógica que tem como base a pesquisa. É uma atividade intencional e social, que contempla um problema, objetivos e produtos concretos” Leite (1998),

11 O trabalho com Projetos...
Valoriza as diferenças; Vê na participação dos alunos o diferencial para o sucesso da aprendizagem; Contrapõe-se a linearidade; Contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno; Promove a interdisciplinaridade; Envolve os alunos em investigações de problemas atrativos, que geram resultados originais; Dá margem a perguntas desafiadoras que não podem ser respondidas pelo método de ensino rotineiro; Foco na resolução de problemas; Possibilita a análise, a interpretação e a crítica por parte dos alunos...

12 Sequencia de desenvolvimento de um projeto
A sequência do desenvolvimento de projetos pressupõe três momentos distintos: Índice inicial Índice Formativo Índice Final Hernández e Ventura (1998),

13 Pergunta –se o que já sabemos sobre o tema?
Índice inicial Diz respeito ao levantamento prévio do que os alunos já sabem sobre o tema escolhido, quais são as suas hipóteses e referências de aprendizagem. Pergunta –se o que já sabemos sobre o tema?

14 Pergunta –se o que queremos saber sobre o tema ?
Índice formativo Diz respeito a organização das questões que expressam o que os alunos gostariam de saber sobre o tema mobilizado e que deverão ser respondidas por meio de pesquisas individuais e/ou grupais; Esse índice incita os alunos e os educadores a “irem atrás” dos conhecimentos que ainda não têm. Pergunta –se o que queremos saber sobre o tema ?

15 Pergunta –se o que aprendemos sobre o tema ?
Índice final O índice final diz respeito ao que os alunos aprenderam. Fornece um olhar retrospectivo que permite comparar o nível inicial, as primeiras expectativas de aprendizagem, com os níveis de aprendizagem atingidos no final do desenvolvimento do projeto. Pergunta –se o que aprendemos sobre o tema ?

16 Etapas de desenvolvimento do projeto
Etapa I: A motivação Etapa II: Apresentação do objeto de estudo em sua complexidade. Levantamento dos conhecimentos prévios. Etapa III: Escolha do tema. Negociação compartilhada e definição de objetivos. Etapa IV: planejamento coletivo das ações que possibilitem a busca de respostas aos problemas levantados. Etapa V: avaliação e socialização dos resultados.

17 Etapa I: A motivação Essa fase consiste:
Em dotar de sentido o trabalho a ser realizado. Provocar a curiosidade. Criar situações que suscitem o desejo de aprender e agir dos alunos. Exemplo: O professor disponibiliza diferentes suportes textuais que podem favorecer a apropriação de conhecimentos oriundos de diferentes áreas de conhecimento, de forma articulada, tais como as revistas, os panfletos, os cartazes, os sites na internet, jornais, entre outros.

18 Formulação da “boa pergunta”
Etapa II: Apresentação do objeto de estudo em sua complexidade. Levantamento dos conhecimentos Formulação da “boa pergunta” O professor faz a pergunta norteadora que deve ser suficientemente ampla de modo que dela possam ser derivados múltiplos interesses de conhecimentos. Pode formular questões que remetam aos aspectos históricos, geográficos, ambientais, sociais, arquitetônicos, econômicos etc de um território delimitado no qual ocorrerá a expedição investigativa. Exemplos: Quais as características do conjunto arquitetônico de nossa cidade (bairro)?

19 Pode formular questões que remete o estudo de diferentes gêneros com o suporte jornal impresso.
Exemplos: O professor leva para a sala diferentes jornais e pergunta: O que nos revela os jornais, além das notícias? Que textos podemos encontrar nos jornais? O que as imagens representam? Que histórias nos contam os jornais?

20 Etapa III: Escolha do tema
Etapa III: Escolha do tema. Negociação compartilhada e definição de objetivos O professor incita os alunos a comunicar, individualmente, o que sabem sobre o tema; Anota todas as respostas, observando quais são as suas hipóteses e referências de aprendizagem; Expõe o cartaz ou cartazes contendo as frases sobre o que os alunos já sabem sobre o tema. (índice inicial).

21 Os textos do Jornal Gênero Notícias
Dentre as várias hipóteses levantadas pelos alunos, propõe de forma democrática que elejam um tema único para a turma. A partir dai define juntos os objetivos para a realização do projeto. Exemplos: Os textos do Jornal Gênero Notícias

22 Etapa IV: planejamento coletivo das ações que possibilitem a busca de respostas aos problemas levantados O professor levanta novas perguntas que nortearão as pesquisas individuaise/ou grupais; Elenca: As estratégias que utilizarão para desenvolver o projeto; As áreas/disciplinas que poderão ser contempladas; Os recursos que serão utilizados; O cronograma de execução; Os parceiros colaboradores que podem contribuir com conhecimento; Onde encontrá-los.

23 Etapa V: avaliação e socialização dos resultados
Essa etapa constitui a avaliação final. É o fechamento do projeto; O professor avalia o processo de constituição dos saberes; Organiza os conhecimentos adquiridos e os procedimentos de pesquisa constituídos para alcançá-los; Expõe os resultados para a escola, comunidade, sociedade...

24 OUTRAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM PROJETOS QUE ENVOLVEM A ESCRITA:
Uma coletânea de textos de um mesmo gênero (poemas, contos de fadas, lendas, crônicas, etc.) Um livro sobre um tema pesquisado (a vida dos tubarões, das formigas etc. Um álbum de logotipos da publicidade da sua cidade ou marcas de produtos etc.); Uma antologia de letras das músicas prediletas do grupo.

25 Projeto Didático x Sequencia Didática: Esclarecendo algumas dúvidas...

26 PROJETOS DIDÁTICOS -SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Trabalho com gêneros integrando diferentes áreas do conhecimento. INTERDISCIPLINARIDADE. Trabalho com gêneros integrando diferentes áreas do conhecimento. INTERDISCIPLINARIDADE Tem um PRODUTO FINAL Não tem necessariamente um PRODUTO FINAL. O PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO e AVALIAÇÃO se dão de forma COMPARTILHADA, ou seja, as crianças participam da organização geral do trabalho de modo mais direto. As crianças tem mais autonomia de ação e o que está em jogo é mais a EXTENSÃO do conteúdo do que seu aprofundamento. O PLANEJAMENTO DIDÁTICO das atividades e a ordem do plano geral é CENTRADO NO PROFESSOR, ou seja, é ele quem monitora o processo todo, sabendo quais atividades articular , quais atividades vem antes de outra e o nível de APROFUNDAMENTO do conteúdo selecionado é maior.

27 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização em foco: Projetos didáticos e sequências Didáticas em diálogo com os Diferentes componentes curriculares. Brasilia, , MEC/SEF BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN/ Língua Portuguesa (1º e 2º ciclos). Brasília, MEC/SEF HERNÁNDEZ, Fernando. VENTURA, Monteserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas,1998. LEAL, Telma Ferraz, ALBUQUERQUE, Eliana Borges, MORAIS, Artur Gomes. Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão In: Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão da criança. MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Maria da Conceição de Almeida, Edgar de Assis Carvalho(orgs.). 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2005. NERY, Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade.In: Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2a ed. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2007, v.1, p ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa – Porto Alegre: ArtMed, 1998.

28 Obrigada. Terezinha Rosa Silva tererosasilva12@hotmail.com
(66)


Carregar ppt "A perspectiva de trabalho com projetos didáticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google