A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A linguagem audiovisual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A linguagem audiovisual"— Transcrição da apresentação:

1 A linguagem audiovisual
Introdução à linguagem audiovisual Características fundamentais da linguagem audiovisual O papel criador da câmera

2 O nascimento da linguagem
1895, Paris: os irmãos Lumière apresentam o Cinematógrafo a incrédulos convidados. Imaginavam que estavam inventando uma máquina que poderia ser útil para a ciência, mas que não tinha nenhum futuro comercial. O nascimento da linguagem

3 A primeira sessão de cinema
Filmes curtos, com cenas do cotidiano da cidade Entre eles, a famosa cena da chegada do trem à Estação de Ciotat A primeira sessão de cinema

4 A utilização da câmera estava criando mais do que “uma simples duplicação da realidade”
Estava afetando a recepção das pessoas, seus sentidos, noções de tempo e proximidade Produção audiovisual usada além da reprodução do real: para a ilusão, o lúdico, a ficção Nasce aí a produção comercial. Repercussão

5 Produção comercial Principais características:
- tomadas estáticas, inspiradas no teatro - acontecimentos em sequência ininterrupta - enquadramento imóvel Primeira produção ficcional do cinema: “Viagem a lua” (1902) de Georges Meliés

6 CONSTRUÇÃO DE LINGUAGEM PRÓPRIA
A câmera deixa de ser fixa em um mesmo ponto O olhar do público passa a ser carregado para outros pontos da trama, experiência ainda desconhecida em outras artes Criação do plano, o enquadramento retangular, vivo e móvel CONSTRUÇÃO DE LINGUAGEM PRÓPRIA

7 CONSTRUÇÃO DE LINGUAGEM PRÓPRIA
Estruturas narrativas + relação com o espaço Inicialmente, o cinema consegui dizer: Acontece “isto aqui” (primeiro quadro), e depois “acontece aquilo” (segundo quadro), etc. Salto qualitativo: o cinema deixa de relatar cenas que se sucedem no tempo e consegue dizer ‘enquanto isso’ CONSTRUÇÃO DE LINGUAGEM PRÓPRIA

8 CONSTRUÇÃO DE LINGUAGEM PRÓPRIA
Uso de cenário real (maior verossimilidade) Uso de movimentos de câmera Recursos de zoom, montagem paralela, diferentes planos Filme “O grande roubo do trem” (1903), de Edwin Porter CONSTRUÇÃO DE LINGUAGEM PRÓPRIA

9 Características fundamentais da linguagem audiovisual

10 A luz A luz é a matéria prima da fotografia, do cinema e da televisão
Iluminar é o trabalho de moldar imagens através do contraste entre a luz e a sombra A iluminação se constitui num fator decisivo para a criação da expressividade da imagem Definir e modelar os contornos e planos dos objetos; criar a impressão de profundidade espacial; produzir uma atmosfera emocional e mesmo certos efeitos dramáticos A luz

11 O conceito de cenário compreende tanto as paisagens naturais quanto construções humanas, interiores ou exteriores, reais ou construídas em estúdio Em televisão o objetivo do cenário é servir de ambiência para uma ação É mais protagonista do que um simples ambiente O cenário

12 O papel criador da câmera
Organização do fragmento de realidade que irá aparecer na tela Enquadramentos podem: deixar certos elementos da ação fora da tela mostrar apenas um detalhe significativo ou simbólico compor arbitrariamente, e de modo pouco natural, o conteúdo do que se vê modificar o ponto de vista normal do espectador jogar com a terceira dimensão do espaço (a profundidade de campo) para obter efeitos espetaculares ou dramáticos O papel criador da câmera

13 A Cena é definida como o lugar ou cenário onde se situa a ação
A Cena é definida como o lugar ou cenário onde se situa a ação. Uma cena pode ser composta de um plano ou de uma série de planos que descrevem um acontecimento contínuo. cena

14 O Plano é definido como uma porção do filme feito pela câmera entre o início e o final de uma tomada. Num filme acabado, o plano é limitado pelas colagens que o ligam ao plano anterior e ao seguinte. Plano

15 Tomadas ou takes são vezes que um plano será repetido numa filmagem ou gravação. Um plano poderá ter uma ou quantas tomadas forem necessárias. Geralmente, a identificação dos números dos takes é marcada na claquete para que depois eles sejam utilizados na montagem ou edição (no cinema). tomadas

16 Tipos de enquadramentos
Grande plano geral: plano bastante aberto, serve para situar o espectador em que local (cidade, região, espaço, etc.) a cena se desenvolve. Pode-se usar sempre que se queira impressionar o público com um maior alcance do cenário (um deserto ou uma grande cidade) ou do evento, um local de acontecimento cotidiano Tipos de enquadramentos

17 Tipos de enquadramentos
Plano Geral: abrange toda a área da ação. O lugar, as pessoas e os objetos de cena se mostram num plano aberto para familiarizar o público com a mostra o espaço de movimento dos personagens. Tipos de enquadramentos

18 Tipos de enquadramentos
Plano Americano: introduz o personagem que protagoniza a cena, geralmente é mostrado do joelho para cima. Tipos de enquadramentos

19 Tipos de enquadramentos
Plano Médio: plano intermediário entre o geral e o primeiro plano, mas o tamanho do enquadramento pode variar bastante. De modo geral os personagens são filmados da cintura para cima. Exemplo: apresentação de telejornal. Tipos de enquadramentos

20 Tipos de enquadramentos
Plano Próximo (ou Primeiro Plano): o personagem é enquadrado do busto para cima, dando a ele maior evidência. Serve para mostrar características, intenções, atitudes e mudanças mínimas de emoção. Tipos de enquadramentos

21 Tipos de enquadramentos
Primeiríssimo Plano (ou Close): mostra o rosto inteiro do personagem, do ombro para cima, definindo a carga dramática do mesmo. Deve ser usado com moderação para efeito especial. Atualmente, as novelas têm usado deste recurso. Tipos de enquadramentos

22 Tipos de enquadramentos
Superclose: close fechado do rosto do personagem, enquadrando o queixo e o limite da cabeça. É mais utilizado na televisão por sua força e impacto dramático. Tipos de enquadramentos

23 Tipos de enquadramentos
Plano Detalhe: mostra parte ou detalhe do corpo humano ou de objetos, indica emoção ou detalhes de impacto que interessam para ajudar a contar a narrativa jornalística. Tipos de enquadramentos


Carregar ppt "A linguagem audiovisual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google