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Projecto Instrumentos e avaliação

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Apresentação em tema: "Projecto Instrumentos e avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Projecto Instrumentos e avaliação
O TEMPO E O MODO Projecto Instrumentos e avaliação

2 O TEMPO Uma das variáveis que importa controlar numa actividade de projecto, nomeadamente quando esse projecto funciona como suporte para uma metodologia de aprendizagem, é o tempo. O controlo da execução, e por inerência, das tarefas a ela associadas, deve ser planeado de forma a que exista quer coordenação, quer complementaridade de tempos necessários às execuções. Essa competência é determinada pela execução de um “cronograma”, peça essencial do anteprojecto, que antecipa a calendarização das tarefas e das execuções necessárias a procedimentos atempados e metodologicamente adequados no tempo.

3 Cronograma tarefas Definição do projecto Criação do grupo de trabalho
Desenho do anteprojecto Definição de tarefas Distribuição das tarefas Pesquisa Selecção de ferramentas Operacionalização dos conteúdos Montagem do produto Aferição do resultado Apresentação semanas

4 O MODO De produto De processo
A avaliação é, provavelmente, a parte mais complexa de tudo quanto vai ter de ser feito. Vão-se avaliar as aprendizagens dos alunos, do grupo, o trabalho, os processos, etc. Para que isso seja feito com o rigor possível, devem todos os intervenientes munir-se de ferramentas de registo e de análise, para que exista coerência, eficiência e uniformidade quando aplicadas a todos os intervenientes do processo sujeitos a uma mesma apreciação. A melhor avaliação, porém, que podemos fazer de um projecto, é constatar que conseguimos obter o produto que tínhamos idealizado, no tempo previsto e com as características que esperávamos. Uma boa maneira de fazer a avaliação num projecto, é dividi-la em duas componentes: De produto De processo Quer para uma, quer para outra destas componentes podem-se elaborar diversos tipos de instrumentos de registo que podem ser valorizados ou não.

5 AVALIAÇÃO Importa desde logo perceber que avaliar é regular, coordenar, formar e, no limite, (este entendido como temporal) certificar. Para essa compreensão é necessário conhecer quais as envolventes e as funções que se perspectivam numa regulação (controlo) de um projecto.

6 Função de Engenharia da formação Função Tutorial e de Formação
Funções e Envolventes do controlo de Projectos Educativos REGULAÇÃO Função de Engenharia da formação Função Tutorial e de Formação Função de Coordenação AVALIAÇÃO PERMANENTE

7 Funções e Envolventes do controlo de Projectos Educativos
Concentração/Controlo Política da “casa” Sistema de selecção e orientação Satisfações pessoais e profissionais Programas Objectivos exigências Avaliação Didáctica Métodos de ensino Contrato didáctico Relação pedagógica Profissão de aluno Relações entre a Escola e a Família Organização das aulas Individualização

8 A Observação Interna Define Modelos de descrição dos processos e
Autonomia Saberes Empenho Autonomia Saberes Empenho Autonomia Saberes Empenho Autonomia Saberes Empenho A Observação Interna Recorre naturalmente a um quadro de referência Constrói um referencial Obtém Medidas globais dos efeitos Define Modelos de descrição dos processos e Fundamenta-se em princípios

9 Princípios da avaliação
Princípio do referencial teórico constitutivo do sistema Ou seja, a avaliação só deve ser modelada ( construída ) quer em termos de projecto, quer em termos de instrumentação se se tiver um quadro conceptual teórico do projecto em causa. Princípio da Incontestabilidade do instrumento de avaliação Pelos decisores ( sobretudo a pertinência ) Pelos actores ( sobretudo os professores ) Ou dito de outro modo, dada a participação activa e obrigatoriamente intensiva, dos diferentes intervenientes no processo ( projecto ) quer ao nível das decisões quer ao nível das realizações não pode existir contestação ao modelo depois de estar em andamento. Princípio da Harmonização dos actores e da avaliação Ou seja, a coerência e confluência de processos e intenções pelos intervenientes na concepção e avaliação do projecto. Princípio da Comparação e confrontação das informações Ou seja, das diferentes leituras e medidas ( informações ) Princípio do Posicionamento Ou seja, a capacidade que cada parceiro deverá ter para se posicionar de forma autónoma no dispositivo do projecto.

10 Determinar objectivos pertinentes
Componentes do processo de avaliação Recolher a informação e codificá-la Definir as informações a recolher e a estratégia apropriada Determinar critérios operacionais e indicadores MEDIDA Recolha de Informação CONTROLO Confrontar a informação com os critérios ( KETELE & ROEGIERS ) AVALIAÇÃO E MEDIDA Formular um juízo de valor

11 Elementos de metodologia da avaliação participativa
no decurso de projectos Critérios de pertinência Procuram verificar se os objectivos do projecto são válidos relativamente aos problemas a resolver e aos interesses dos envolvidos. Critérios de coerência Procuram indagar o grau de adequação entre as decisões sobre o funcionamento interno e o contexto externo do projecto. Critérios de eficácia Tentam diagnosticar os efeitos das decisões tomadas e em que medida os resultados obtidos correspondem aos objectivos fixados. Critérios de eficiência Analisam a relação entre os resultados constatados e os meios ( financeiros, humanos, institucionais ) mobilizados para os atingir. Critérios de oportunidade Visam apreciar em que medida as decisões foram tomadas em tempo útil, obtendo o máximo de efeitos desejados.

12 As escalas Para a avaliação de processo usam-se soluções de carácter descritivo, como relatos periódicos ou podemos tentar elencar variáveis como o tempo, a pesquisa a organização dos materiais, a escolha das ferramentas, etc. numa escala de valores: As escalas podem ser qualitativas de três pontos: Insuficiente Satisfaz Bom Ou de acordo Concordância Indiferença Desacordo Ou de frequência Nunca Raramente Às vezes Muitas vezes Sempre

13 Tratamento da informação
As escalas Tempo Qualidade Realização Secretariado Registos 1 2 Avisos Programação VisualBasic Flash HTML Pesquisa documental Tema 1 Tema 2 Tratamento da informação Texto 3 Imagem Aquisição de imagem Scanner Maq. Digital Suportes Introdução Logótipo Descritivo


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