A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Metodologia na Formação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Metodologia na Formação"— Transcrição da apresentação:

1 A Metodologia na Formação

2 METODOLOGIA “Metodologia é o estudo dos procedimentos e técnicas, por meio das quais articulamos, num processo concreto, todos os aspectos do ato pedagógico, intenções, fins, métodos...

3 A Metodologia responde À pergunta “Como agir”?

4 Metodologia da Formação
1 - Onde estão os formandos? 2 - Qual objetivo a alcançar em cada formação? 3 - Qual será o conteúdo da formação? 4 - Como vou chegar ao objetivo? 5 - Colocar em ação a formação.

5 1. PREPARAÇÃO 1. Conhecer a formação. 2. Qual é a intenção?
3. Qual o conteúdo? 4. Que recursos temos? 5. Programar e organizar a seqüência de tudo.

6 2. REALIZAÇÃO 1º Passo: Acolher cada confrade ou consócia pessoalmente; ser verdadeiro e convincente. 2º Passo: Despertá-los para o objetivo da formação, motivando; por isso, temos que investir na introdução. 3º Passo: O Aprendizado: Que? Por quê? Como? 4º Passo: Conclusão serve para consolidar o que foi apresentado, valorizando o conteúdo.

7 É a releitura da formação.
3. AVALIAÇÃO “Avaliar significa olhar, medir, discernir, para fazer a estimativa do valor, o que foi bem realizado, o que tem importância para o futuro”. É a releitura da formação.

8 Avaliação do módulo de formadores
Para avaliar melhor o módulo de formadores: 1. Os módulos e livros temáticos. 2. O conteúdo do curso. 3. A duração do curso. 4. O material didático da SSVP. 5. O conhecimento dos formadores sobre a SSVP. 6. Pedagogia dos Formadores. 7. Espaço físico.

9 ANEXO 2 - ROTEIRIZAÇÃO I – INTRODUÇÃO II – DESENVOLVIMENTO
III - CONCLUSÃO

10 I - INTRODUÇÃO 1. Apresentação do formador (nome, conferencia de que participa, conselho particular, paróquia, cidade, estado...) 2. Incentivo ou motivação 3. Apresentação do ensino Tema, roteirização, noções gerais Itens: conceito, roteiro, preparação e centralização do assunto

11 II - DESENVOLVIMENTO 1. Conceito de roteiro (é a organização dos tópicos do ensino) 2. Roteiro escrito e não escrito. 3. Tempo de preparação (tempo ideal, tempo prático) 4. Centralização no assunto

12 III.CONCLUSÃO Recapitulação: retornar aos itens
Fecho: fixação, síntese Avaliação: indagar, responder a perguntas, sanar dúvidas, complementar.

13 SITUAÇÃO-PROBLEMA PLANO DE AULA

14 FORMAÇÃO MÓDULO BÁSICO Missionários na caridade
Não é possível desmarcar porque o pároco local só cedeu este dia e horário para os vicentinos (fala do padre). O padre sempre é convidado – desta vez ele vai e é um padre que não gosta muito desses velhinhos não . Não haverá equipe de recepção. O padre ficou porque estava tendo CPP que durou 4 horas seguidas e ele quer ver por que foi tanta gente na formação e uns gatos pingados no CPP Você tem 60 minutos para o ensino. Num salão, cadeiras de metal (tipo bar); público: 40 pessoas entre 17 e 67 anos, confrades e consócias entre 2 e 32 anos de caminhada. Não haverá equipe de música, recurso audiovisual se você levar. Você tem 1 hora para preparar, pois o formador convidado teve cólica de rim e não poderá comparecer.

15 FORMAÇÃO DE FORMADORES PREPARANDO O ENSINO
Você tem 40 minutos de ensino Neste local, 16 pessoas de 4 turmas diferentes que perderam esta etapa no decorrer do ano, pessoas entre 25 e 40 anos, entre eles coordenadores de comissão de jovens do metropolitano, coordenadores de CCA, 3 que estavam afastados da SSVP. Existe a possibilidade de data show, flip-chart e quadro branco. Você tem 1 dia para preparação, pois o formador convidado estava em viagem e teve o carro roubado, não podendo estar presente. A formação não pode ser remarcada, pois os formandos são de diversas cidades e já confirmaram para esta data e local.

16 FORMAÇÃO MÓDULO BÁSICO Mudança de estrutura
90 minutos de ensino. 20 pessoas, que concluíram recentemente o módulo básico, todos com perfil de formadores, de uma mesma região e um mesmo conselho central. Você só tem o quadro negro como recurso. Você tem 2 semanas para preparação, estando disponível a capela a 50 metros, com um jardim amplo e silencioso à frente. Se precisar. pode remarcar; há equipe de música, equipe de acolhida e equipe de cozinha à sua disposição. Trata-se de único ensino do dia, e todos formandos estão na expectativa de conhecê-lo.


Carregar ppt "A Metodologia na Formação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google