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Oficina de trabalho “Salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” Painel de Monitoramento.

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Apresentação em tema: "Oficina de trabalho “Salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” Painel de Monitoramento."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de trabalho “Salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências”
Painel de Monitoramento da Situação de Saúde e da Atuação dos Serviços da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

2 Contexto de criação do Painel de Monitoramento da SMS-SP Retomada do SUS na cidade de São Paulo: dimensão e complexidade da cidade e da política de saúde e grande número de sistemas de informação criados -necessidade de foco Desenvolvimento da capacidade diagnóstica, instrumentos e métodos Insuficiência: -o que fazer depois do diagnóstico?

3 O Painel de Monitoramento Desenvolvimento do projeto considerou que temos bons instrumentos para produzir conhecimento da realidade e estabelecer pontos de partida para processos de planejamento e gestão, no entanto carecemos de instrumentos que acompanhem se as ações que desenvolvemos estão surtindo os efeitos esperados e se não, quais aspectos devem ser modificados para retomar a rota e/ou alcançar os objetivos pretendidos

4 Etapas na construção do Painel de Monitoramento da SMS 1) Surgimento da necessidade 2) Construção conceitual e metodológica 3) Escolha dos eixos e indicadores 4) Implantação, operação nos diversos níveis da SMS-São Paulo e criação do GPD 5) Validação dos indicadores 6) Aprimoramento da metodologia de análise com modelagem, desempenho e previsão 7) Construção do aplicativo facilitando acesso, automatizando a análise e melhorando interface 8) Lançamento do Novo Painel de Monitoramento

5 Painel de Monitoramento: conceitos Painel: matriz composta por indicadores escolhidos para acompanhar prioridades da SMS-São Paulo segundo nível do sistema de saúde Os indicadores são categorizados pelos aspectos: linha de cuidado, grau de controle do gestor, momento do processo saúde-doença, abordagem avaliativa, governabilidade do gestor no nível, disponibilidade do indicador no nível do sistema, eixo (área institucional) e evento do sistema de informação de origem. Monitoramento: elaboração e análise de mensurações rotineiras visando detectar mudanças no ambiente, no estado de saúde e no desempenho do serviço de saúde ou de profissionais de saúde

6 O que é o Painel de Monitoramento Ferramenta de gestão que permite o acompanhamento contínuo e oportuno da atuação da SMS-São Paulo sobre as prioridades da política de saúde municipal operado por meio de um pequeno número de indicadores disponíveis que informam sobre os problemas e as ações para enfrentá-los em cada nível do sistema onde o gestor tem governabilidade para fazer mudar as situações captadas  

7 Como as metas são tratadas no Painel de Monitoramento
Como as metas são tratadas no Painel de Monitoramento? Necessidade de estabelecer metas para 87 indicadores em nível municipal, 5 regionais, 24 supervisões técnicas de saúde, 31 subprefeituras, cerca de 545 unidades que produzem ações de atenção básica, 18 hospitais municipais e 170 unidades com agenda regulada somado à fragilidade dos parâmetros existentes e insuficiência das metodologias disponíveis definiram no Painel de Monitoramento a meta é a tendência

8 Prioridades (aspectos)
Matriz: Prioridades e Níveis do SUS São Paulo  Prioridades (aspectos) Municipal Regional STS Local P1 IM1 IR1 IM2 IR2 ID1 ID2 IL1 P2 IM3 IR3 ID3 IL2 ... Px IMx IRx IDx ILx Priorida Municipal Regional STS SubPr Local P1 IM1 IR1 IM2 IR2 ID1 ID2 IL1 P2 IM3 IR3 ID3 IL2 ... Px IMx IRx IDx ILx

9 Características do novo Painel de Monitoramento 1) Agilidade e atualização permanente 2) Temas são prioridades da política de saúde 3) Indicadores escolhidos em conjunto com gestores e áreas técnicas, envolvendo todos os níveis do sistema de saúde 4) Supervisão em cada nível do sistema: coordenação e interlocução 5) Metodologia de análise temporal robusta com emissão de desempenho e previsão 6) Acesso facilitado com instruções disponíveis 7) Agenda de capacitações definida

10 Tela inicial do aplicativo, disponível em Intranet Prodam e acessado pelo Internet Explorer

11 Tela de definição de relatórios do aplicativo.

12 Relatório de séries históricas dos indicadores unidade básica de saúde

13 Relatório de sinais mensais e desempenhos para o município com seleção de indicadores

14 Relatório de sinais mensais e desempenhos por Coordenação Regional com seleção apenas de acionadores

15 Gráfico com média e limites de 1, 2 e 3 desvios-padrão, testes de tendência, sazonalidade, modelagem, previsão e emissão de desempenho insatisfatório

16 Exemplo com desempenho satisfatório

17 Exemplo com desempenho insatisfatório, explicado pelo esforço para ampliação da captação e notificação de casos novos

18 Exemplo com desempenho
A Conferir

19 Exemplo anterior após controle de pontos aberrantes

20 Considerações finais 1) Superação dos diagnósticos com acompanhamento dos efeitos das ações de intervenção é objetivo maior 2) Instrumento emite desempenho recente como aviso e previsão para tomar decisão e desencadear ação 3) Julgamentos emitidos buscam tornar a avaliação institucional como processo permanente, cotidiano 4) Avaliado é o avaliador 5) Informação dinâmica, mutante. Defasagem média de 2 meses entre informação e fato e mudança a cada mês 6) Painel capilarizado e coordenado nos diversos níveis do sistema na cidade. Os interlocutores locais 7) Aplicativo em rede, desenvolvido em software livre


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