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CTI de gestão da qualidade das informações

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Apresentação em tema: "CTI de gestão da qualidade das informações"— Transcrição da apresentação:

1 CTI de gestão da qualidade das informações
Ripsa Situação em out/2009

2 Antecedentes Metodologia de trabalho Resultados Próximos passos

3 Antecedentes Oficina de trabalho – ago/07 Recomendações
Fazer recomendações para a criação de um processo formal e regular de avaliação dos dados e das informações dos sistemas de informação em saúde do Brasil, tendo em vista a prevenção de possíveis erros e o aprimoramento dos dados e das informações produzidas. Recomendações Criação do CTI Avaliar o processo de produção dos dados e informações, não se restringindo aos resultados Diretrizes que deveriam ser observadas no decorrer dos trabalhos

4 CTI de gestão da qualidade das informações
Criado em 2008 “Propor metodologia para um processo formal e regular de gestão da qualidade dos dados e das informações oriundas dos sistemas de informação em saúde (SIS) no Brasil.” Integrantes Área acadêmica Fiocruz, UFRJ, UFBA, USP, UNB Gestão SVS, ANS, SAS, DATASUS, Anvisa, SES-RJ, SMS-SP Outras instituições IBGE, CONASS, CONASEMS

5 Produtos esperados Glossário de nomenclaturas com conceitos apropriados ao Brasil Critérios para priorização da avaliação dos sistemas Elenco de técnicas para prevenção de erros Elenco de instrumentos necessários para viabilizar a implementação de avaliações rotineiras; o aprimoramento dos dados e informações; Relação de problemas prioritários dos SIS Relatório contendo: Matriz para avaliação de cada sistema de âmbito nacional (deve ser diferenciado por SIS) dimensões de qualidade prioritárias, indicadores, parâmetros métodos para avaliação

6 Metodologia de trabalho - subgrupos
Terminologias Definir conceitualmente o termos utilizados em avaliação de qualidade das informações dos SIS Gestão das informações Identificar as ações para aprimoramento da qualidade, as avaliações realizadas e a sensibilidade do gestor em relação aos principais problemas do SIS na esfera federal nas demais esferas Metodologias Identificar metodologias de gestão de qualidade elaboradas por outros paises para verificar a possibilidade de sua adequação ao Brasil

7 Resultados dos subgrupos
Terminologias Analisar a metodologia do Canadá Conhecer as experiências do CDC e da comunidade européia Revisar as experiências exitosas de outros países e as dimensões neles utilizadas para avaliar SIS. Destacar os conceitos utilizados para compará-los e testar a sua aplicação nos sistemas nacionais Gestão das informações Identificação Frequência, dimensões e técnicas Principais problemas Metodologias Realizar um piloto para definir metodologia para gestão de um SIS do Brasil, utilizando como base a metodologia elaborada pelo Canada  CNES

8 Principais problemas identificados pela esfera federal
Recursos Humanos qualificado Integração com outros sistemas Acesso aos dados Dificuldades com o aplicativo Não avaliação das informações  falta de confiança na qualidade  pouco uso para tomada de decisão

9 Subgrupo – Metodologia para avaliar o CNES
Elaborar uma metodologia de gestão da qualidade do CNES, tendo como base a metodologia utilizada pelo Instituto Canadense para Informações de Saúde (Canadian Institute for Health Information) Integrantes: SAS (coord), SVS, ANS, ANVISA, IBGE, FIOCRUZ, DATASUS, UFRJ, CONASS, CONASEMS 1ª reunião: mar/09 1 encontro mensal

10 Desenvolvimento dos trabalhos
Identificou-se a necessidade de explicitar: Objetivo do CNES População alvo e pop de referencia Atores Processos e etapas necessários para a geração do dado e da informação Fluxos Recursos necessários Principais indicadores conforme usuário Usos conforme atores Subsídios para elaboração de um formulário de avaliação

11 Produtos já alcançados
Debate entre gestor, área acadêmica e principais usuários resultou em: Identificação de conceitos que não estavam muito claros Documentação do modelo lógico do CNES Identificação dos processos e etapas, atribuindo responsabilidade Identificação dos recursos (indispensáveis ou desejáveis) para se alcançar a qualidade das informações Identificação de algumas limitações no processo de coleta dos dados  recomendações Identificação das variáveis essenciais

12 Recomendações para a gestão
Explicitar claramente de quem é a responsabilidade pelo cadastramento dos estabelecimentos que atendem ao SUS e dos que não atendem ao SUS Deve-se formalizar acordo com: a ANS para o gestor do CNES ser notificado quando for detectada incorreção a ANVISA para que seja feito o cadastramento do CNES ao ser emitido alvará para um estabelecimento de saúde O n. do alvará deve ser mantido no banco de dados do CNES, sendo a chave de ligação com os dados da ANVISA Estabelecer convênios com as Vigilâncias Sanitárias Estaduais, para que informe ao gestor local da existência de estabelecimentos de saúde não SUS

13 Recomendações para a avaliação
Deve considerar a condição de gestão do município O formulário de avaliação deve verificar: Se os conceitos relativos ao sistema estão claros (objetivo, o que é estabelecimento de saúde) A clareza quanto ao universo que o CNES deve contemplar/cobrir A adesão ao CNES A acessibilidade aos dados e informações A existência dos recursos indispensáveis A qualidade das variáveis essenciais

14 Próximas etapas Adaptar a metodologia utilizada pelo Canadá as necessidades do CNES Traduzir a metodologia para o português  em processo de contratação de tradutor Incluir no roteiro proposto pelo Canadá as questões específicas ao CNES Aplicar o roteiro Analisar os resultados Ajustar o roteiro Sugerir periodicidade, parcerias e formato de uma avaliação regular das informações do CNES


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