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Gestão Estratégica de Custos

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica de Custos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica de Custos
AULA – Tema6 Gestão de Custos da Qualidade PROFA SOLANGE GARCIA FEARP/USP 2º.sem 2016

2 Qualidade Um produto ou serviço de qualidade é aquele que satisfaz ou excede as expectativas do cliente. As expectativas do cliente podem ser descritas pelos atributos da qualidade: Desempenho Estética Facilidade de reparação Características Confiabilidade Durabilidade Qualidade de conformidade Ajustamento para uso 107 Fonte: HANSEN, D.R. e MOWEN, M.M. , 2001, p. 513

3 TQC Gestão Total da Qualidade
TQC Total Quality Control : “Um sistema efetivo para a integração da qualidade de desenvolvimento, qualidade de manutenção e qualidade da melhoria de esforços das várias funções em uma organização, a fim de tornar possível a produção e a prestação de serviços aos níveis mais econômicos, visando à mais completa satisfação dos clientes “ (FEIGENBAUM apud ROBLES JR, A, 2003, p.21) 108

4 Abordagens da Gestão da Qualidade
FEIGENBAUM, A.V. : Introduziu o conceito de Gestão da Qualidade Total (TQC). Ênfase na preocupação com os processos. CROSBY, P.B.: Conceito de qualidade relacionado com a conformidade dos requisitos definidos. Ênfase nos custos da qualidade e indicadores de qualidade. DEMING, W.E. : “papa” do movimento mundial pró- qualidade. Grande atuação no Japão, incentivando a adoção de programas de qualidade. Propõe mensurações quantitativas e visão abrangente do ciclo de vida dos negócios. Fonte: ROBLES JR, A, 2003, pp.20-28 109

5 Categorias de Custos da Qualidade
Custos de Controle Custos de Prevenção Custos de Avaliação Custos das Falhas dos Controles Custos das Falhas Internas Custos das Falhas Externas 110 Fonte: Adaptado de ROBLES JR, A., 2003, p. 58

6 Custos de Prevenção São gastos com atividades no intuito de assegurar que produtos, componentes ou serviços insatisfatórios ou defeituosos não sejam produzidos. Compreendem investimentos quanto despesas Exemplos: Desenvolvimento de Sistemas Engenharia da qualidade Treinamento para a qualidade Manutenção preventiva de equipamentos Desenvolvimento de projetos e produtos Relações com fornecedores Relações com a inspeção de clientes Supervisão das atividades de prevenção Auditorias da eficácia do sistema de qualidade 111 Fonte: ROBLES JR, A., 2003, p. 63.

7 Custos de Avaliação São gastos com atividades desenvolvidas na identificação de unidades ou componentes defeituosos antes da remessa para os clientes (clientes internos ou externos) Exemplos: Testes e inspeção de materiais recebidos Testes e inspeção de componentes e produtos fabricados Suprimentos utilizados nos testes e nas inspeções Supervisão das atividades de teste e inspeção Custo da área de inspeção Depreciação dos equipamentos de teste Manutenção dos equipamentos de teste 112 Fonte: ROBLES JR, A., 2003, p. 64.

8 Custos de Falhas Internas
São gastos associados às atividades decorrentes de falhas internas. Essas falhas são constatadas antes do despacho dos produtos aos clientes. Exemplos: Custo líquido das perdas Custo líquido das sobras Mão de obra e custo indireto do retrabalho e do redesenho Inspeção dos produtos reprocessados Multas e penalidades por atraso na entrega Descontos nos preços de vendas de produtos com pequenos defeitos Análise de causas dos defeitos na produção Remoção de erros de programa 113 Fonte: ROBLES JR, A., 2003, p. 65 e GARRISON R. H. e NOREEN, E. W., 2001, p. 626.

9 Custos de Falhas Externas
São gastos com atividades decorrentes de falhas externas. Se referem aos problemas ocorridos após a entrega do produto ao cliente, associados às devoluções e reclamações dos clientes. Exemplos: Custos dos serviços de assistência em campo e atendimento às reclamações. Consertos e substituições dentro da garantia Consertos e substituições após o prazo de garantia Recalls dos produtos Devoluções e descontos provocados por problemas de qualidade Perda de vendas decorrentes de reputação de má qualidade 114 Fonte: ROBLES JR, A., 2003, p. 65 e GARRISON R. H. e NOREEN, E. W., 2001, p. 626.

10 Contabilidade Tradicional e Custos da Qualidade
Sistema Produtivo ou de Prestação de Serviços Input Output Insumos Devoluções Produtos Sobras Desperdícios Unid Defeituosas Refugos Sistema de Produção 115 Fonte: ROBLES JR, A., 2003, p. 29

11 Alterações nos Sistemas de Contabilidade Gerencial
Relatórios devem incluir informações relacionadas a solução de problemas, como as que aparecem em gráficos de controle. Possibilitar, por meio do fluxo de comunicação e de informações desagregadas, que os operários tenham acesso adequado aos relatórios de controle. Tempestividade na disponibilização de informações para identificação e correção de problemas. Informações detalhadas a respeitos dos custos e de seus direcionadores. Incluir nos sistemas de remuneração medidas de desempenho relacionadas com a qualidade e satisfação do cliente 116 Fonte: ITTNER, C. e LARCKER, D. Apud MAHER, M. 2001, p. 538

12 Modelo de Relatório de Custo da Qualidade
Ano 2 Ano 1 Montante % (*) % Custos de Prevenção Desenvolvimento de sistemas Treinamento Supervisão das atividades de prevenção Projetos de aumento da qualidade $ Custos de Inspeção Inspeção Teste de confiabilidade Supervisão dos testes e da inspeção Depreciação do equipamento de teste Custos de falha interna Custo líquido das perdas Mão de obra e custo Indireto de retrabalho Tempo ocioso devido a defeitos Destinação de produtos defeituosos Custos de falha externa Consertos dentro da garantia Substituições dentro da garantia Abatimentos Custo de assistência de campo Custo Total da qualidade 117 Fonte: GARRISON R. H. e NOREEN, E. W., 2001, p. 626. (*) Como percentual das vendas totais

13 Gráficos de Controle Gráfico de Controle da Pete´s Pizza
(percentual de pizzas supercozidas ou subcozidas) Limite superior (supercozidas) Percentual Limite inferior (subcozidas) Dia 118 Fonte: MAHER, M., 2001, p. 544.

14 Gráficos de Controle Gráfico de Pareto da Pete´s Pizza (uma semana)
Frias na entrega Subcozidas Serviço de entrega demorado Molho Errado Serviço ruim 119 Fonte: MAHER, M., 2001, p. 546.

15 Medidas de Desempenho Qualidade fazer certo pela primeira vez;
satisfazer às necessidades do consumidor; superar as necessidades do cliente; cumprir os requisitos Eficácia Os produtos e serviços devem ser úteis aos clientes EFICÁCIA = RESULTADOS OBTIDOS PEÇAS DEFEITUOSAS QUALIDADE = PEÇAS DEFEITUOSAS PEÇAS PRODUZIDAS EFICIÊNCIA = QTDADE PRODUZIDA RECURSOS CONSUMIDOS 120 Fonte: ROBLES JR, A., 2003, pp

16 Referências GARRISON, R. H. e NOREEN, E. W. Contabilidade Gerencial, 9º. Edição, Rio de Janeiro, LTC, 2001. HANSEN, D. R e MOWEN, M.M. Gestão de Custos. 10º.Edição. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001 MAHER, M. Contabilidade de Custos. 1º Edição em português , São Paulo: Atlas, 2001. ROBLES JR, A. Custos da Qualidade. 2º Edição, São Paulo: Atlas, 2003. 121


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