A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As maravilhas da Antiguidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As maravilhas da Antiguidade"— Transcrição da apresentação:

1 As maravilhas da Antiguidade
Egito Antigo

2 Mapa (Egito Antigo): 3.150 a.C - 31 a.C

3 O Nilo Segundo o historiador grego Heródoto ( a.C.), o Egito é uma dádiva do Nilo. As chuvas sazonais causavam enchentes que depositavam húmus nas margens favorecendo a agricultura e pecuária; também fornecia água fresca, peixes, aves aquáticas, além de servir para o transporte e o comércio.

4 Como o nível do rio era inconstante os egípcios desenvolveram diques, barragens e canais de irrigação para aproveitarem melhor as cheias do Nilo.

5 Com a observação dos astros e enchentes, os egípcios desenvolveram um calendário onde o primeiro dia do ano é o primeiro dia das cheias. O ano era dividido em três períodos de quatro meses: inundações (Julho a Outubro), plantio (Novembro a Fevereiro) e colheita (Março a Junho).

6 Pirâmide de Quéfren

7 Pirâmides de Gizé

8 Interior da Pirâmide

9 Templo de Abu Simbel

10 Akhenaton e o Monoteísmo

11 Aton – o deus Sol

12 Nefertiti

13 Tutankhamon

14 Ramsés II, o Faraó guerreiro.

15 Ramsés II

16 Sociedade (Estamental e Estratificada)

17 Sacerdotes Os sacerdotes tinham enorme prestígio e poder, tanto espiritual como material, pois administravam as riquezas e os bens dos grandes e ricos templos. Eram também sábios guardadores dos segredos das ciências e dos mistérios religiosos relacionados aos inúmeros deuses egípcios.

18 Os Escribas Provenientes das famílias ricas e poderosas, aprendiam a ler e a escrever e se dedicavam a registrar, documentar e contabilizar todas as atividades da vida.

19 Artesãos e Comerciantes
Os artesãos trabalhavam especialmente para os reis, para a nobreza e para os templos. Faziam peças de adorno, utensílios, estatuetas, máscaras funerárias. Trabalhavam muito bem com madeira, cobre, bronze, ferro, ouro e marfim. Os comerciantes dedicavam-se ao comércio em nome dos reis e nobres ou em nome próprio, comprando, vendendo ou trocando produtos com outros povos.

20 Camponeses Os camponeses formavam a maior parte da população. Os trabalhos dos campos eram organizados e controlados pelos funcionários do faraó, pois todas as terras pertenciam ao Estado.

21 As cheias do Nilo, os trabalhos de irrigação, semeadura, colheita, armazenamento dos grãos obrigavam os camponeses a trabalhos pesados e mal remunerados. O pagamento geralmente era feito com uma pequena parte dos produtos colhidos e apenas o suficiente para sobreviverem.

22 Escravidão Os escravos eram, na maioria, selecionados entre os vencidos nas guerras. Foram duramente forçados ao trabalho nas grandes construções e em várias outras atividades do Império.

23 A Esfinge

24 Lenda A figura do leão era tida como um guardião dos lugares sagrados, assumindo as características de um protetor unido ao corpo do Deus Sol “Aton”, simbolizado através das seguintes inscrições: “ Eu protejo a capela do teu túmulo. Eu guardo tua câmara mortuária. Eu mantenho afastado os intrusos. Eu jogo os inimigos no chão e suas armas com eles. Eu expulso o perverso da capela do sepulcro. Eu destruo os teus adversários em seus esconderijos, bloqueando-os para que não possam mais sair”.

25

26 D. Pedro II no Egito

27 Templo de Karnak

28 Templo de Luxor

29 Ritual de Mumificação

30 Os órgãos eram depositados em ânforas que reverenciavam os deuses egípcios.

31 O Livro dos Mortos

32 Múmias egípcias

33

34 Túmulo de Mesehti Soldados talhados em madeira

35 Tumba real

36

37 Deuses Egípcios (Politeísmo)
Anúbis, Thot, Hórus e Osíris

38 Osíris (deus dos mortos e do renascimento)

39 Anúbis – deus do embalsamamento

40 Hórus – deus criador do universo

41 Ptah – deus criador da arte

42 Ísis – deusa das mães e esposas

43 Dinastia Ptolomaica Em 332 a. C “Alexandre, o Grande” dominou o Egito

44 Domínio Romano O Egito tornou-se província do Império Romano em 30 a.C.

45 Escrita Hierática

46 Escrita Demótica

47 Escrita Hieroglífica

48 Cleópatra Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia Ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV. Foi amante também do governador romano Marco Antônio.

49 Várias interpretações ...

50 Quem gosta de História curte o cinema!

51 Scooby-Doo, cadê a minha Múmia?

52 Tin Tin e os charutos do Faraó

53 O Príncipe do Egito

54 O fim – “Esses romanos ...”


Carregar ppt "As maravilhas da Antiguidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google