A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLEÓPATRA (69aC-30aC) Uma mulher no poder.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLEÓPATRA (69aC-30aC) Uma mulher no poder."— Transcrição da apresentação:

1 CLEÓPATRA (69aC-30aC) Uma mulher no poder

2 Quem foi? Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país.

3 A educação de Cleópatra
Cleópatra falava 9 línguas (o arameo, o hebreu, o árabe, o etíope, o latim, etc.). Sua educação lhe permitiu manter contato com diversos povos com o objetivo de manter o Egito como um estado independente.

4 A família de Cleópatra Sua família era grega e chegou ao Egito através da conquista do território por parte do macedônio Alexandre Magno. No ano de 323 a. C. Ptolomeu Lagos já havia instaurado sua própria dinastia na terra dos faraós. Fez de Alexandria a mais importante cidade da época.

5 Acredita-se que Cleópatra nasceu no ano 69 a.C.
Ela era filha de Ptolomeu XII, apelidado Auletes (tocador de flauta) e de Cleopatra VI Trifena, provavelmente irmã de seu marido. No entanto, acredita-se que ela fosse filha de uma amante de seu pai. Sua irmã mais velha chamava-se Berenice IV e a mais nova, Arsinoe. Seus irmãos eram Ptolomeu XIII e Ptolomeu XVI, com quem, de acordo com o costume egípcio, iria se casar para tornar-se rainha.

6 A família e o poder Mediante o pagamento de inúmeras dádivas, Ptolomeu XII conseguiu ter o povo romano como amigo e aliado. Ptolomeu XII foi um mau político. O que com que perdesse a ilha de Chipre motivando revolta entre os seus súditos.Foi obrigado a abandonar Alexandria no ano 58 a.C. Sem outro jeito, Ptolomeu XII deixou o poder nas mãos de sua filha Berenice. Exilado e refugiado em Éfeso, dois anos mais tarde com a força das armas e a ajuda do governo romano permitiram que recuperasse o trono. A filha Berenice reagiu e não quis lhe devolver o poder. Ptolomeu XII mandou executá-la. Desse modo, Cleópatra alcança a primeira posição na linha sucessória.

7 Quando ficou muito doente, Ptolomeu XII tentou estabelecer uma monarquia colegiada entre seus filhos. Mas, ao morrer, no ano 51 a.C., é Cleópatra que sobe ao trono com apenas 17 anos de idade. Cleópatra se casou com seu irmão Ptolomeu XIII que contava com 10 anos de idade, já que uma das normas da dinastia ptolomaica regia de que a rainha deveria ser casada.

8 A disputa com o irmão Ptolomeu XIII, instigado por seus conselheiros, já aspirava matar a irmã-esposa para ficar com o trono do Egito. Há notícias de que no final de 49 a.C. Ptolomeu XIII havia sido declarado amigo e aliado do povo romano e colocado sob a tutela de Pompeu já que era menor de idade. Pompeu era inimigo de Júlio César e membro do Primeiro Triunvirato Romano. Cleópatra declarou guerra ao irmão e teve de fugir para a Síria, onde reuniu um exército para combater o irmão. Em 48 a.C., organizou um exército na cidade de Pelúsio.

9 Cleópatra queria o trono!
A luta pelo poder entre ela e seus irmão gerou uma crise política no Egito. Diante disso, ela acabou exilada e decidiu pedir o auxílio de Roma ( atual Itália ). Plano: pedir ajuda a Júlio César (membro do Primeiro Triunvirato Romano) para tornar-se única rainha do Egito. Num plano audacioso e arriscado, ela enviou a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Julio César. Após desenrolar-se do tapete, disse que havia ficado encantada com as histórias amorosas de César e assim queria namorá-lo. Eles viveram um romance.

10

11 Júlio César havia conseguido derrotar Pompeu em junho de 48 a. C
Júlio César havia conseguido derrotar Pompeu em junho de 48 a.C.. Pompeu fugiu para o Egito em busca de refúgio junto a Ptolomeu XIII, de quem havia sido nominalmente tutor. Pompeu foi assassinado. César chegou à Alexandria logo após esse crime e logo fica sabendo do enfrentamento entre os irmãos Ptolomeu XIII, e Cleópatra (acampada em Pelúsio). Ele a ajudou assassinar seu irmão em 51 A.C. No entanto, tudo não foi tão fácil para Cleópatra, pois Júlio César impôs a reconciliação entre os irmãos. A tal reconciliação foi algo fictício, pois Ptolomeu XIII sempre havia desejado expulsar de Alexandria César. Ptolomeu XIII morreu afogado no Nilo em 15 de janeiro do ano 47 a.C.

12 Morto Ptolomeu XIII, no cumprimento do testamento depositado em Roma, César entregou o poder a Ptolomeu XIV, que só tinha 6 anos, obrigando a Cleópatra, que já era amante do romano, a casar-se com seu irmão e formar um novo casal real. Após isto, ela tornou-se a rainha. César voltou a Roma. Foi para Roma, onde deu a luz a Cesarion. Filho de Júlio César. 

13 Júlio César em apuros... Júlio César enfrentava problemas políticos em Roma. Alguns senadores queriam retirá-lo do poder. Roma tinha acabado de sair de uma monarquia e esses políticos tinham medo que Julio César quisesse se tornar rei. Ele acabou sendo morto numa emboscada. A rainha retornou à terra natal após o assassinato de César, em 44 a.C.

14 Cleópatra busca outro aliado...
Cleópatra buscou ser protegida por outro político importante. Ainda mais ambiciosa, ela tomou conhecimento da posição importante que Marco Antônio se encontrava na Anatólia, que ocupava o cargo de governador da porção oriental do Império Romano. Estimulada pela ambição que lhe era comum, a rainha seduziu este outro romano iniciando com ele um relacionamento amoroso em 37 A.C. 

15 Cleópatra e Marco Antônio juntos!
Durante o período que estiveram em Alexandria, ela deu dois filhos a Marco Antonio que, em troca, devolveu-lhe os territórios egípcios, que até aquele momento, estavam sob o domínio do Império Romano.  Essa atitude de Marco Antônio de devolver as terras que haviam sido conquistadas pelo Império Romano, incomodou de tal forma o Senado romano, que, este, declarou guerra a ambos.

16 A morte de Cleópatra Otávio era membro do Segundo Triunvirato Romano e disputava o poder de Roma com Marco Antônio. As tropas de Otávio guerrearam com o exército de Marco Antônio. Após serem derrotados por Otávio na batalha naval de Ácio, Cleópatra e Marco Antônio cometeram suicídio. Cleópatra se deixou picar por uma serpente, em Alexandria, em 12 de agosto do ano de 30 a.C. Após a sua morte, o Egito voltou às mãos de Roma.  Com a morte de Marco Antônio, Otávio torna-se o primeiro imperador de Roma.

17 Cleópatras atuais Hoje, mais do que nunca, encontramos mulheres que conseguiram posições de destaque. São profissionais com todos os poderes e responsabilidades.

18 Atividade Na folha, faça uma tirinha contando a parte da História de Cleópatra que você achou mais interessante!!


Carregar ppt "CLEÓPATRA (69aC-30aC) Uma mulher no poder."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google