Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA
PROJETO RECURSOS ESPECIAIS EM PSICOPEDAGOGIA AMPLIADA PELA ANTROPOSOFIA – EXTRA LESSON UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E EM PARCERIA COM A MEDICINA ANTROPOSÓFICA Ilayáli Bambirra Psicopedagoga Dra. Nina Brina Médica Antroposófica
2
AGRADECIMENTOS A Deus Às crianças Às famílias
A Direção e Coordenação da Escola Aos professores À Dra. Nina Aos funcionários Aos colegas do noturno Ao meu marido e filhas E a todos os presentes
3
Antroposofia " Antroposofia vem do grego 'Antropos' = homem e 'sofia' = sabedoria, e quer dizer 'sabedoria a respeito do homem'. Ciência elaborada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, no início do século XX. Resgata a visão do homem integrado a natureza e ao cosmos, constituído de corpo físico, palpável, mensurável e um corpo vital, de força dinâmicas, sutis. Através desta forma ampliada de buscar o entendimento do ser humano, pode-se atuar em diversos campos de atividade: educação (pedagogia waldorf), agricultura(biodinâmica), economia, sociologia, arquitetura, artes, enfermagem, psicologia e medicina".
4
Método Extra Lesson Método criado pela professora inglesa Audrey McAllen, que inclui exercícios de movimento, pintura e desenho. O primeiro passo é dar consciência dos movimentos corporais ao aluno através de atividades lúdicas. A partir desta noção corporal ele está apto a conhecer e dominar o espaço ao seu redor, compreendendo a realidade tridimensional. Depois poderá representar seus movimentos corporais e a tridimensionalidade espacial nas várias atividades de leitura, escrita e matemática.
5
Psicopedagogia Campo do conhecimento que se propõe a integrar conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento, tais como Psicologia, Psicanálise, Filosofia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Neurologia, nas dimensões: . Corpo . Inteligência . Organismo . Desejo
6
FASE 01 Seleção das crianças; Entrevistas e anamnese com os pais;
Avaliação das crianças; Contato com as professoras; Devolução para os pais e professoras; Encaminhamento para a Medicina Antroposófica; Exercícios de movimento para integração dos reflexos; Uso do computador como ferramenta no desenvolvimento da leitura e da escrita; Atividades afetivo-sociais.
7
PADRÃO DE MOVIMENTOS IMATUROS - REFLEXOS
REFLEXO DE MORO - Inibido até o 4º mês de vida; REFLEXO TÔNICO LABIRÍNTICO – Inibido até o 6º mês; REFLEXO TÔNICO CERVICAL ASSIMÉTRICO – Inibido até 6º mês; REFLEXO DE GALANT – Inibido até o 3º mês (defesa); REFLEXO DE LANDAU – (Águia) vivenciar posição no espaço; REFLEXO TÔNICO CERVICAL SIMÉTRICO – Ativo por volta do 4º ao 8º mês de vida (engatinhar) IMPORTANTE: A integração (RTL, RTCA, RTCS) ocorre no tronco cerebral. Quando não integrados podem causar: distração, dificuldade viso motora, equilíbrio inseguro, dominância cruzada, escrita imatura, tensão na pega do lápis.
8
PADRÃO DE MOVIMENTOS IMATUROS - REFLEXOS
Causas na gestação: Acidentes com a mãe durante a gravidez; Estresse; Diabetes; Tabagismo; Drogas; Alcoolismo; Ameaças de aborto; Infecções virais nos primeiros quatro meses de gestação; Toxoplasmose. Causas no nascimento: Parto prolongado; Parto pré-maturo ou pós-maturo; Forcéps; Taquicardia ou respiração baixa; Incubação; Baixo peso; Problemas no coração; Pouco contato físico quando bebê.
9
RTL – Reflexo Tônico Labiríntico (Tatu-bola)
REFLEXOS Durante as avaliações foram encontrados alguns reflexos: RTL – Reflexo Tônico Labiríntico (Tatu-bola) Inibido até 6º mês de vida. Quando não integrado pode causar: Equilíbrio inseguro; Dificuldade na percepção visual;
10
RL – Reflexo Landau (Águia)
REFLEXOS Durante as avaliações foram encontrados alguns reflexos: RL – Reflexo Landau (Águia) Inibido até 3º ano de vida. Ao 8º mês é o reflexo que permite a criança ficar de pé. Quando não integrado pode causar: Fraco tônus muscular; Movimento descoordenado.
11
FASES DO DESENVOLVIMENTO
Homolateral
12
FASES DO DESENVOLVIMENTO
Simetria
13
FASES DO DESENVOLVIMENTO
Simetria
14
FASES DO DESENVOLVIMENTO
Bilateral
15
FASES DO DESENVOLVIMENTO
Cruzamento
16
FASES DO DESENVOLVIMENTO
Dominância
17
TRATAMENTO SENTIDO DE RITMO, HARMONIZAÇÃO DO ESPAÇO CORPORAL E A RESPIRAÇAO
Bola de cobre
18
TRATAMENTO SENTIDO DE RITMO, HARMONIZAÇÃO DO ESPAÇO CORPORAL E A RESPIRAÇAO
Girar bolinha
19
TRATAMENTO Geografia corporal e Orientação Espacial;
Definir lateralidade; Linha mediana horizontal; Linha mediana Vertical; Equilíbrio; Coordenação Viso Motora; Processamento Sensorial; Processamento Auditivo; Construção da lecto-escrita; Ativação de memória e raciocínio lógico.
20
TRATAMENTO Barreira Mediana Horizontal Processamento auditivo
21
TRATAMENTO Orientação espacial - Espelhamento
Direita/esquerda – em cima/embaixo - dentro/fora
22
TRATAMENTO Jogos de Raciocínio
23
TRATAMENTO Atividades de escrita
24
“Quando se trabalha o corpo, a consciência se transforma”.
25
FASE 02 Reavaliação das crianças;
Reunião com Dra Nina e avaliação conjunta dos diagnósticos e tratamentos; Devolução para pais e professores; Enfoque nas atividades manuais e de terapia artística; Atividades afetivo-sociais;
26
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Modelagem em Argila Confecção de casas e personagens Cada personagem teve sua história construída pelas crianças e digitadas no computador.
27
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Atividades afetivo-sociais Dia das mães Mandala tecida; Cartão de quiling. Comemoração de aniversário Crianças do projeto e do reforço escolar; Dia dos pais Garrafas de sementes; Dia dos professores Violetas com enfeite;
28
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Atividades afetivo-sociais Dia dos pais
29
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Atividades afetivo-sociais Dia dos professores
30
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Atividades afetivo-sociais Dia dos professores
31
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Atividades afetivo-sociais Aquarela com as professoras
32
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Pintura viso-motora
33
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Mandalas
34
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Mandalas
35
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Cortina
36
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Cortina
37
“Nosso verdadeiro papel, como educadores, é o de facilitadores na remoção de dificuldades...
38
Cada criança, em qualquer época, traz das regiões divinas algo de novo para o mundo.
E, é nossa tarefa, como educadores, a remoção dos obstáculos físicos e psíquicos de seu caminho.
39
Vencer as dificuldades de forma a permitir que seu espírito adentre a vida em total liberdade.”
Rudolf Steiner Curso de Oxford
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.