Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHelena Neto Alterado mais de 10 anos atrás
1
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA
2
DO RABISCO, AO COMPUTADOR, LEITURA É PRAZER,VIAGEM, MUDANÇA.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AMÉRICA TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA DO RABISCO, AO COMPUTADOR, LEITURA É PRAZER,VIAGEM, MUDANÇA.
4
A escrita é uma representação da língua falada por meio de signos gráficos. É então, um código de comunicação. Uma necessidade de comunicação que iniciou na Pré História e Egito com os Hieroglifos e culmina na Comunicação Digital de nossos tempos.
5
Título: Do rabisco ao computador, a leitura é prazer, viagem, mudança
Título: Do rabisco ao computador, a leitura é prazer, viagem, mudança. Tema: Leitura e escrita afastam a violência. Público Alvo: Alunos de Pré a 8ª série. Disciplinas Envolvidas Todas as disciplinas na medida do possível.
6
Objetivo Geral De 5ª a 8ª série: Ampliar o conhecimento do aluno através da leitura e da escrita, despertando o interesse e capacitando-os a extrair delas conteúdos para análise, reflexão e mudança ao expressá-los de forma oral e escrita em todos os âmbitos disciplinares.
8
Objetivo Geral De Pré ao 4º ano: No mundo do faz de conta, despertar o interesse e o prazer pela leitura em diferentes tipos de textos para desenvolver conceitos matemáticos, sociais, culturais e científicos com uma escrita de qualidade.
9
Objetivos Específicos:
Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório para a comunicação oral e escrita e a criatividade; Construir com o aluno, a partir da leitura, o gosto de criar, interpretar e dramatizar diferentes tipos de textos e histórias lidas;
10
Objetivos Específicos:
Estimular o interesse pela construção de textos e histórias virtuais, digitando-os em blogs, power point e internet; Desenvolver a criatividade ao criar, produzir, representar ou dramatizar textos ou histórias;
12
Estimular os alunos a criarem histórias, poesias ou outros textos a partir de elementos que ativem a imaginação; Ler, escrever e interpretar textos, livros ou histórias enxergando a leitura e a escrita como meios de se expressar e comunicar com o mundo; Explorar todas as formas de expressão para a escrita e a leitura (dramatização, mímica, desenho, pintura, poemas, confecção de livros, lendas, maquetes...)
13
Justificativa Este projeto com a parceria da UniRitter e 1ª CRE visa estimular o aluno a ler e escrever diferentes tipos de textos e obras, levando-o a uma mudança de hábitos e atitudes, através de valores que um simples texto é capaz de transmitir. A leitura está ligada aos educadores e alunos em diferentes dimensões apontando: O dever de ler A necessidade de ler O prazer de ler
14
Isso conduz o aluno a expressar de forma oral ou escrita aquilo que lhe foi transmitido.
Através da leitura o aluno viaja para lugares desconhecidos, aprimora a fala e a escrita através de diferentes expressões: pelo teatro, pela música, poesia, desenhos, pinturas, etc. Assim, desde a Educação Infantil o aluno expressa sua criatividade nos mais simples rabiscos, chegando ao estágio da escola virtual. A leitura é fundamental para desenvolver o conhecimento, e sua função é encantar. Através do lúdico, do imaginário, o aluno vai expressando a criatividade.
15
Desenvolvimento Cada professor irá desenvolver o trabalho na sua turma conforme seu planejamento. Leitura de livros selecionados pelo professor e pelos alunos; Leitura, recontagem, reescrita, releitura, ilustrações e dramatização de contos de fadas, fábulas, lendas e poesias; Roda de leitura (os alunos fazem uma roda na sala de aula ou no pátio da escola e contam para os colegas a história do livro que leram em casa); Criação de músicas, máscaras, fantoches e maquetes ilustrando as histórias trabalhadas; ;
16
Confecção de diários, gibis, murais e varais;
Organização de álbuns, fichas de leitura, livros e fichários; Criação de blog; Exposição de trabalhos; Sessão de cinema; Palestra com escritores de livros; Oficinas de fábulas e contos de fadas; Organização de um sarau; Atividades do Projeto de Xadrez que se encaixam na literatura clássica de reis e rainhas; Dramatização da Lenda do Xadrez;
17
Culminância Realização de uma Feira Literária e Cultural com apresentação dos trabalhos realizados e presença de um(a) escritor(a) convidada para contação ou palestra.
18
O DIÁRIO DE ANNE FRANK painéis filme
19
O trabalho interdisciplinar é importante
O trabalho interdisciplinar é importante. Profe Cristiane -leitura, escrita e confecção dos álbuns. Em conjunto com Profe Nilza (à esquerda)- de Artes, confecção dos painéis e maquete da casa de Anne Frank
20
Maquete, Painel eDiários de Anne Frank
21
Pré Escola Profe Nádia (tarde)-Rabiscos no computador
22
Pré escola Leitura do livro- o ratinho que queria ser sábio
23
Turma 34- Profe magda contos de fadas
24
Os castelos...
25
Turma 34 Ensaio para apresenta ção de, Bela adormecida.
26
Turma 12 – trabalhando poesias- as borboletas
27
T42 – preparando os livrinhos
Em busca da Liberdade E amarelinho DO LIVRO A REALIDADE
29
Casa dos anões e espelho da madrasta
cenários Casa dos anões e espelho da madrasta livro
30
Trilhando os caminhos da leitura e da escrita, viajaremos por um mundo de faz de conta e realidade, apresentando nossos trabalhos na: Feira Literária e Cultural Dia 1º novembro Manhã e Tarde, com a presença da escritora Veralindá Menezes apresentando a história “Princesa Violeta”.
31
COORDENAÇÃO:PROFESSORAS VILSÔNIA ÁVILA TUNG – SSE CRISTIANE almeida- português lorena souza - biblioteca
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.