A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÍSICA PROFESSOR RODRIGO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÍSICA PROFESSOR RODRIGO."— Transcrição da apresentação:

1 FÍSICA PROFESSOR RODRIGO

2 APRESENTAÇÃO Como é possível se obter energia elétrica por meio de uma queda d’ água? Qual é a diferença entre temperatura e calor? Qual é o segredo das bolhas de sabão? Como a Eletricidade e o Magnetismo se inter-relacionam para a produção de ondas eletromagnéticas? Qual é o segredo dos raios e dos trovões?

3 O ser humano, ao longo do seu processo de civilização, cria modelos e inventa teorias e leis para descobrir como tudo na natureza está maravilhosamente conectado. Ao aprendê-las você irá aperfeiçoar a sua maneira de enxergar o mundo.

4 DEFINIÇÃO Física é a Ciência que se propõe a descrever e a compreender os fenômenos naturais. A física também é chamada de Ciência fundamental, pois cabe a ela estudar fenômenos fundamentais, como: os movimentos as forças o calor o som a luz ou o interior de um átomo.

5 A CIÊNCIA E A FÍSICA A Ciência em geral e a Física, em particular, constituem uma das maneiras que o ser humano interpreta os fenômenos do Universo e procura por meio da tecnologia produzir materiais e equipamentos cada vez mais sofisticados que já fazem parte da vida cotidiana de milhares de pessoas em todo o planeta.

6 O fato, a lei e a teoria científica.
Um fato em Ciências consiste na concordância que ocorre entre vários observadores a respeito da análise de um dado fenômeno.

7 O fato, a lei e a teoria científica.
EXEMPLO: Já foi fato que a Terra era o centro do Universo, hoje é fato que a ela é simplesmente mais um planeta girando em torno o Sol. Um fato científico não é o um acontecimento eterno e absoluto.

8 O fato, a lei e a teoria científica.
Quando uma hipótese, ou seja, uma suposição é arduamente testada através de diversos experimentos e não é negada em nenhum deles, ela se torna uma lei. As teorias científicas podem mudar com o tempo. Elas evoluem à medida que novas descobertas vão sendo feitas e comprovadas.

9 OS MODELOS FÍSICOS O que quer dizer um modelo em física? Um modelo não significa apenas uma réplica reduzida de um objeto, como o modelo de um avião ou de um navio.

10 Exemplo Vamos pensar no modelo de uma nuvem.
Será que podemos pensar em uma nuvenzinha em escala reduzida que possa ser feita de algodão? O nosso modelo de uma nuvem é a nossa descrição do que acontece nas nuvens – as correntes ascendentes, a turbulência, a condensação, a chuva e a neve. Isso tudo esta relacionado com o que podemos medir para depois fazer uma comparação entre o modelo criado e a situação real.

11 Nenhum modelo é perfeito. Normalmente, todo modelo pode ser melhorado
Nenhum modelo é perfeito. Normalmente, todo modelo pode ser melhorado. E, com o aperfeiçoamento, torna-se cada vez mais preciso e mais completo.

12 MATEMATICA – A LINGUAGEM DA CIÊNCIA
As ciências físicas avançaram de forma significativa quando se integraram à matemática há quatro séculos. As equações cientificas conseguem sintetizar de uma forma compacta as relações entre os conceitos.

13 ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO
A humanidade desenvolveu-se por milênios sem a compreensão e o uso do Eletromagnetismo. Hoje em dia, você conseguiria viver sem ele?

14 ELETROSTÁTICA O RELÂMPAGO Nesses 2500 anos, desde as primeiras descobertas pelos antigos gregos até os dias atuais, as descargas elétricas na atmosfera vêm causando uma série de vítimas. Benjamin Franklin, em 1752, realizou com sucesso um experimento que demonstrou a natureza elétrica do relâmpago.

15 MODELO PARA CORPOS ELETRIZADOS
O conhecimento científico atual considera a existência de quatro forças responsáveis por todas as interações existentes no universo. São elas: A força nuclear forte, responsável por manter o núcleo atômico coeso; A força nuclear fraca, que atua quando uma partícula se transforma em outra; A força eletromagnética que atua quando cargas elétricas estão envolvidas; A gravitacional que interage com quaisquer corpos que tenham massa.

16 ELETRIZAÇÃO DOS CORPOS
Por que um corpo se eletriza? Considere a existência de partículas positivas e negativas. A interação entre elas é chamada de força elétrica. As forças elétricas de atração são as responsáveis por manter unido um número muito grande de partículas positivas e negativas, formando assim os átomos. As moléculas são formadas pela união de dois ou mais átomos. Essas moléculas em grande número forma os corpos e ainda continuam existindo as forças elétricas.

17 Portadores de cargas elétricas
Prótons: partículas positivamente carregadas Elétrons: partículas negativamente carregadas Nêutrons: partículas neutras. * Um corpo está neutro quando o número de prótons é igual ao número de elétrons.

18 Quando ocorre perda de elétrons por um corpo, dizemos que ele se encontra, positivamente carregado.
Quando ocorre ganho de elétrons por um corpo, dizemos que ele se encontra negativamente carregado.

19 CONDUTORES E ISOLANTES
INTRODUÇÃO: Alguns elétrons das órbitas mais externas (metais) não ficam presos nos respectivos átomos, mas podem se movimentar, de átomo em átomo, no interior dessas substâncias. Esses elétrons são chamados de elétrons livres.

20 Condutor de eletricidade: material que possui um grande número de elétrons livres.
* Os metais são bons condutores de eletricidade e de calor. Isolante elétrico (ou dielétricos): quando os elétrons mais externos estão fortemente ligados a núcleos de átomos individuais. * exemplos: plásticos, borracha, papel, porcelana

21 OBSERVAÇÃO O fato de o material ser dielétrico não significa que seja impossível arrancar elétrons de um átomo, basta empregar uma quantidade maior de energia.

22 Semicondutores Materiais que podem se comportar como isolantes ou condutor são chamados de semicondutores. Alguns materiais como o germânica e o silício, não são bons condutores nem bons isolantes. Por que isso ocorre?

23 Esses materiais apresentam pouca condutividade na sua forma cristalina pura, mas tornam-se excelentes condutores quando apenas um átomo em dez milhões é substituído por um impureza que adiciona ou retira elétrons da estrutura cristalina. Os transistores são formados por camadas finas de materiais semicondutores.

24 Para próxima aula Onde são usados os transistores e pra que servem?
Como ocorre a cópia xerox? Processos de eletrização.

25 BOM-DIA A TODOS


Carregar ppt "FÍSICA PROFESSOR RODRIGO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google