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Seminário Internacional: A defesa de interesses pela sociedade civil.

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Apresentação em tema: "Seminário Internacional: A defesa de interesses pela sociedade civil."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Internacional: A defesa de interesses pela sociedade civil

2 Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Wladimir Gramacho

3 Comunicação ImprensaPropagandaRedes sociaisEventos... Política Construção da agenda política Atualização de marcos regulatórios Resultado eleitoral Aprovação do governo... Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003)

4 Comunicação ImprensaPropagandaRedes sociaisEventos... Política Construção da agenda política Atualização de marcos regulatórios Resultado eleitoral Aprovação do governo... Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003)

5 Elementos para uma análise estratégica

6 TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA BAIXA Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

7 TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 4 BAIXA Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

8 TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 4 BAIXA 1 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

9 TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 42 BAIXA 1 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

10 TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 42 BAIXA 31 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

11 TENDÊNCIA DECISÓRIA CONTRAPRO VISIBILIDADE MIDIÁTICA ALTA 42 BAIXA 31 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

12 Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

13 Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

14 Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

15 Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

16 Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual é a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

17 Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual é a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

18 Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual é o objetivo da organização? 2º Qual é a tendência decisória? 3º Qual é a posição editorial da mídia? 4º Qual é a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual é a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

19 PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

20 PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

21 PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

22 PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

23 PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

24 PREVIDÊNCIA (2003) Mudar Status Quo Manter Status Quo ? 1º Qual era o objetivo da organização? 2º Qual era a tendência decisória? 3º Qual era a posição editorial da mídia? 4º Qual era a posição dos jornalistas relevantes? 5º Qual era a posição da opinião pública? Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Elementos para uma análise estratégica

25 1ª Antecipar o tema e posicionar-se Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento

26 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) 1ª Antecipar o tema e posicionar-se Agendamento e enquadramento

27 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se

28 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados)

29 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados)

30 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores

31 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores

32 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores

33 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores

34 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores 5ª Ter espaço para negociar

35 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores 5ª Ter espaço para negociar

36 Painel 3: Comunicação Política: o caso da Reforma da Previdência (2003) Agendamento e enquadramento 1ª Antecipar o tema e posicionar-se 2ª Alimentar o debate (polos coordenados) 3ª Bloquear opositores 4ª Estimular (e proteger) apoiadores 5ª Ter espaço para negociar

37 Menções a reforma e previdência na Folha de S. Paulo

38 Seminário Internacional: A defesa de interesses pela sociedade civil OBRIGADO


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