A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Laboratório de Gestão Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração

2 Laboratório de Gestão: 6º Aula
Objetivos: Gestão por Projetos Analisar a função gerencial do projeto como elemento sistematizador do traçado preliminar das operações de uma unidade de ação; Compreender o projeto como elemento sistematizador do processo de tomada de decisões.

3 Laboratório de Gestão: 6º Aula
O que é um projeto? “Um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único.” (PMI apud Keeling; 2002; p. 3). Administração por projetos: Parte da visão sistêmica do processo gerencial e está organizada a partir da alocação de um conjunto de recursos produtivos para o alcance de resultados pontuais e/ou específicos.

4 Laboratório de Gestão: 6ª Aula
Administração por projetos: Exemplos: Realização de cursos; construção de escola; abertura de filial; lançamento de produto; participação em eventos; instalação de sistema de iluminação de rodovia; etc...

5 Laboratório de Gestão: 6º Aula
Partes importantes de Projeto: Identificação da organização; Justificativa; Considerações de ordem geral; Objetivos e metas; e Detalhamento.

6 Laboratório de Gestão: 6ª Aula
Partes importantes de um Projeto: Identificação da organização; Nome; nome do projeto; equipe técnica, datas de elaboração e conclusão; Justificativa Amparo legal; caracterização do problema e encaminhamento proposto; aspectos quantitativos e qualitativos; resultados esperados; relações custos/benefícios.

7 Laboratório de Gestão: 6ª Aula
Partes importantes de um Projeto: Considerações gerais Elementos e fatos antecedentes; métodos e técnicas de elaboração; indicadores de avaliação; elementos de sustentabilidade socioambiental.

8 Laboratório de Gestão: 6ª Aula
Partes importantes de um Projeto: Objetivos e metas: Caracterização dos objetivos: gerais e específicos; critérios de intervenção e resolubilidade; critérios quantitativos e qualitativos de avaliação; cronograma de implantação.

9 Laboratório de Gestão: 6ª Aula
Partes importantes de um Projeto: Detalhamento: O que será realizado? Como será realizado? Especificação técnica, tecnológica, instrumental e metodológica; requisitos essenciais: humanos, materiais, financeiros e tecnológicos; orçamentos e fontes de financiamento.

10 Laboratório de Gestão: 6ª Aula
Dimensões gerenciais do Projeto, segundo Valeriano: Integração; Escopo; Temporalidade; Recursos; Custos; Qualidade; e Aspectos ambientais.;

11 Laboratório de Gestão: 6ª Aula
Dimensões gerenciais do Projeto, segundo Valeriano: Capital humano; Riscos; Suprimento; Estrutura adequada e fluida.

12 Laboratório de Gestão: 6ª Aula
Atributos essenciais do Projeto, segundo Donaire apud Valeriano (2001): Conhecimento: Organizacional, técnico e tecnológico; Habilidades: Comando, Criatividade, relacionamento, Trabalho/Equipe e Foco; Atitudes: Posicionamento interno e externo; estratégia de ação.

13 Laboratório de Gestão: 6ª Aula
Referências: KEELING, Ralph. Gestão de Projetos: uma abordagem global. Tradução Cid Knipel Moreira; revisão técnica Orlando Cattini Jr. São Paulo: Saraiva, 2002. VALERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratégico e Administração por Projetos. São Paulo: Makron Books, 2001.


Carregar ppt "Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google