Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria de Fátima Torres de Andrade Alterado mais de 7 anos atrás
2
ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO O SABER ESCOLAR EM SITUAÇÕES COTIDIANAS QUE ENVOLVAM O SISTEMA MONETÁRIO, REFLETINDO E VALORIZANDO O DINHEIRO.
3
A INTERDISCIPLINARIDADE DO SISTEMA MONETÁRIO PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO; ESTUDO DO VOCABULÁRIO,PRODUÇÃO DE LISTAS, FRASES, TEXTOS, ANÚNCIOS, PROPAGANDAS... HISTÓRIA: ORIGEM E HISTÓRIA DO DINHEIRO. GEOGRAFIA: O TRABALHO NO COMERCIO E NOS SERVIÇOS ( PROFISSIONAIS COMPRANDO, VENDENDO E PRESTANDO SERVIÇOS) CIÊNCIAS: ORIGEM DOS PRODUTOS ARTES: CONFECÇÃO DE COFRINHOS
4
COMPETÊNCIAS \ CAPACIDADES: IDENTIFICAR CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO; SABER UTILIZAR O DINHEIRO NAS DIVERSAS SITUAÇÕES COTIDIANAS; AMPLIAR AS DIVERSAS MANEIRAS DE AGRUPAR CÉDULAS E MOEDAS PARA CHEGAR A UM MESMO VALOR; ORGANIZAR UMA PAPELARIA NA SALA PARA REALIZAR DIVERSAS SITUAÇÕES DE COMPRA E VENDA ENTRE OS ALUNOS; VALORIZAR A MOEDA BRASILEIRA; FAZER COMPARAÇÕES DE PREÇO... REALIZAR ATIVIDADES QUE ENVOLVAM O SISTEMA MONETÁRIO;
6
RODA DE CONVERSA; TEXTOS UTILIZADOS: “ A HISTÓRIA DO DINHEIRO” “A MENINA DO LEITE” (FÁBULA DE ESOPO) “ COMO SE FOSSE DINHEIRO” ( RUTH ROCHA) “ A ECONOMIA DE MARIA” (TELMA GUIMARÃES CASTRO ANDRADE) 1º DIA LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O ASSUNTO PRINCIPAL DOS TEXTOS ; LEITURA DO TEXTO INFORMATIVO; AULA EXPLICATIVA; DISCUSSÃO ORAL SOBRE O TEXTO; ESTUDO DE PALAVRAS EM DICIONÁRIO; GINCANA
7
2º DIA TEXTO: A MENINA DO LEITE ( FÁBULA DE ESOPO) LEITURA COMPARTILHADA ATIVIDADES ENVOLVENDO O SISTEMA MONETÁRIO EM DIVERSAS SITUAÇÕES PROBLEMAS TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, TANTO ORAL,COMO ESCRITA; GINCANA ENTRE EQUIPES; NÚMEROS POR EXTENSO; MONTAGEM DE UMA PAPELARIA ( SELEÇÃO E AGRUPAMENTO;) UTILIZANDO O PRÓPRIO MATERIAL DOS ALUNOS; LISTAS; VIVÊNCIA DE SITUAÇÕES DE COMPRAS E VENDAS IDENTIFICANDO OS DIVERSOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS; REGISTRO DAS SITUAÇÕES PELOS ALUNOS EM: BLOQUINHOS DE PEDIDOS, CADERNOS E FOLHA SULFITE.
8
3º DIA TEXTO: COMO SE FOSSE DINHEIRO ( RUTH ROCHA) LEITURA FEITA PELA PROFESSORA; EM SEGUIDA COM ALUNOS COMO PERSONAGENS; DISCUSSÃO COM OPINIÕES SOBRE AS FORMAS DE PAGAMENTO DOS PERSONAGENS DO TEXTO ; PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO OU ARTIGO DE OPINIÃO; ( EXPLICAR AOS ALUNOS) AULA EXPOSITIVA ( DIVERSAS FORMAS DE REALIZAR PAGAMENTOS EXS: ESCAMBO(TROCA); DINHEIRO, CHEQUE, E CARTÃO DE CRÉDITO. ELABORAÇÃO DE PANFLETOS E ANÚNCIOS SOBRE O USO CONSCIENTE DO DINHEIRO E A IMPORTANCIA DE ECONOMIZAR.
9
4º DIA TEXTO: “ A ECONOMIA DE MARIA” ( TELMA GUIMARÃES CASTRO ANDRADE ) CONTAÇÃO ATRAVÉS DO RECURSO DE MULTIMIDIA; DISCUSSÃO ORAL; INTERPRETAÇÃO ; REFLEXÃO SOBRE ECONOMIA, RELATOS FAMILIARES SOBRE ECONOMIA, MESADA DAS CRIANÇAS, USO E FORMAS DE REALIZAR PAGAMENTOS UTILIZADOS PELOS PAIS DAS CRIANÇAS; VIVÊNCIA UTILIZANDO O DINHEIRO; O CHEQUE ( AULA EXPLICATIVA E DEMONSTRATIVA) SEGUIDA DE VIVÊNCIA DE COMPRA; O CARTÃO DE CRÉDITO( AULA EXPLICATIVA COM A VISITA AO BANCO DO BRASIL LOCAL; ATIVIDADES COMPLEMENTARES....
10
5º DIA FAZENDO ARTES NA ESCOLA UTILIZANDO A GARRAFA PET. CONFECÇÃO DE UM COFRINHO PARA ESTIMULAR O HÁBITO DE ECONOMIZAR NAS CRIANÇAS.
11
VIVÊNCIA COM O DINHEIRO
15
TRABALHANDO COM O CHEQUE
18
CARTÃO DE CRÉDITO
19
VISITA AO BANCO DO BRASIL LOCAL
21
ATIVIDADES
26
ATIVIDADE LÚDICA REALIZANDO COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE CÉDULAS E MOEDAS, COMO TAMBÉM A ESCRITA POR EXTENSO: GINCANA MONETÁRIA
29
LITERATURAS UTILIZADAS
30
CONSIDERAÇÕES FINAIS É IMPORTANTE PROPICIAR AO ALUNO OPORTUNIDADES PARA DESENVOLVER O ESPIRITO CRÍTICO, A CRIATIVIDADE, A CAPACIDADE DE ANÁLISE, A INTERPRETAÇÃO, A FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, A CONSCIÊNCIA QUE PRECISAMOS ECONOMIZAR E A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA RESOLVER AS SITUAÇÕES PROBLEMAS ENCONTRADAS NO SEU DIA A DIA.
31
BIBLIOGRAFIAS DE ONDE VEM SEU DINHEIRO ? PORTAL DO PROFESSOR http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA https://www.beb.gov.br/?HISTDINBRhttps://www.beb.gov.br/?HISTDINBR FABULAS DE ESOPO : A MENINA DO LEITE RUTH ROCHA: COMO SE FOSSE DINHEIRO TELMA GUIMARÃES CASTRO : A ECONOMIA DE MARIA PROGRAMA DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.