A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO."— Transcrição da apresentação:

1

2  ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO O SABER ESCOLAR EM SITUAÇÕES COTIDIANAS QUE ENVOLVAM O SISTEMA MONETÁRIO, REFLETINDO E VALORIZANDO O DINHEIRO.

3  A INTERDISCIPLINARIDADE DO SISTEMA MONETÁRIO  PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO; ESTUDO DO VOCABULÁRIO,PRODUÇÃO DE LISTAS, FRASES, TEXTOS, ANÚNCIOS, PROPAGANDAS...  HISTÓRIA: ORIGEM E HISTÓRIA DO DINHEIRO.  GEOGRAFIA: O TRABALHO NO COMERCIO E NOS SERVIÇOS ( PROFISSIONAIS COMPRANDO, VENDENDO E PRESTANDO SERVIÇOS)  CIÊNCIAS: ORIGEM DOS PRODUTOS  ARTES: CONFECÇÃO DE COFRINHOS

4  COMPETÊNCIAS \ CAPACIDADES:  IDENTIFICAR CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO;  SABER UTILIZAR O DINHEIRO NAS DIVERSAS SITUAÇÕES COTIDIANAS;  AMPLIAR AS DIVERSAS MANEIRAS DE AGRUPAR CÉDULAS E MOEDAS PARA CHEGAR A UM MESMO VALOR;  ORGANIZAR UMA PAPELARIA NA SALA PARA REALIZAR DIVERSAS SITUAÇÕES DE COMPRA E VENDA ENTRE OS ALUNOS;  VALORIZAR A MOEDA BRASILEIRA;  FAZER COMPARAÇÕES DE PREÇO...  REALIZAR ATIVIDADES QUE ENVOLVAM O SISTEMA MONETÁRIO;

5

6  RODA DE CONVERSA;  TEXTOS UTILIZADOS:  “ A HISTÓRIA DO DINHEIRO”  “A MENINA DO LEITE” (FÁBULA DE ESOPO)  “ COMO SE FOSSE DINHEIRO” ( RUTH ROCHA)  “ A ECONOMIA DE MARIA” (TELMA GUIMARÃES CASTRO ANDRADE) 1º DIA  LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O ASSUNTO PRINCIPAL DOS TEXTOS ;  LEITURA DO TEXTO INFORMATIVO;  AULA EXPLICATIVA;  DISCUSSÃO ORAL SOBRE O TEXTO;  ESTUDO DE PALAVRAS EM DICIONÁRIO; GINCANA

7 2º DIA  TEXTO: A MENINA DO LEITE ( FÁBULA DE ESOPO)  LEITURA COMPARTILHADA  ATIVIDADES ENVOLVENDO O SISTEMA MONETÁRIO EM DIVERSAS SITUAÇÕES PROBLEMAS TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, TANTO ORAL,COMO ESCRITA;  GINCANA ENTRE EQUIPES;  NÚMEROS POR EXTENSO;  MONTAGEM DE UMA PAPELARIA ( SELEÇÃO E AGRUPAMENTO;) UTILIZANDO O PRÓPRIO MATERIAL DOS ALUNOS; LISTAS;  VIVÊNCIA DE SITUAÇÕES DE COMPRAS E VENDAS IDENTIFICANDO OS DIVERSOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS;  REGISTRO DAS SITUAÇÕES PELOS ALUNOS EM: BLOQUINHOS DE PEDIDOS, CADERNOS E FOLHA SULFITE.

8 3º DIA  TEXTO: COMO SE FOSSE DINHEIRO ( RUTH ROCHA)  LEITURA FEITA PELA PROFESSORA; EM SEGUIDA COM ALUNOS COMO PERSONAGENS;  DISCUSSÃO COM OPINIÕES SOBRE AS FORMAS DE PAGAMENTO DOS PERSONAGENS DO TEXTO ;  PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO OU ARTIGO DE OPINIÃO; ( EXPLICAR AOS ALUNOS)  AULA EXPOSITIVA ( DIVERSAS FORMAS DE REALIZAR PAGAMENTOS EXS: ESCAMBO(TROCA); DINHEIRO, CHEQUE, E CARTÃO DE CRÉDITO.  ELABORAÇÃO DE PANFLETOS E ANÚNCIOS SOBRE O USO CONSCIENTE DO DINHEIRO E A IMPORTANCIA DE ECONOMIZAR.

9 4º DIA  TEXTO: “ A ECONOMIA DE MARIA” ( TELMA GUIMARÃES CASTRO ANDRADE )  CONTAÇÃO ATRAVÉS DO RECURSO DE MULTIMIDIA;  DISCUSSÃO ORAL; INTERPRETAÇÃO ; REFLEXÃO SOBRE ECONOMIA, RELATOS FAMILIARES SOBRE ECONOMIA, MESADA DAS CRIANÇAS,  USO E FORMAS DE REALIZAR PAGAMENTOS UTILIZADOS PELOS PAIS DAS CRIANÇAS;  VIVÊNCIA UTILIZANDO O DINHEIRO;  O CHEQUE ( AULA EXPLICATIVA E DEMONSTRATIVA) SEGUIDA DE VIVÊNCIA DE COMPRA;  O CARTÃO DE CRÉDITO( AULA EXPLICATIVA COM A VISITA AO BANCO DO BRASIL LOCAL;  ATIVIDADES COMPLEMENTARES....

10 5º DIA FAZENDO ARTES NA ESCOLA UTILIZANDO A GARRAFA PET.  CONFECÇÃO DE UM COFRINHO PARA ESTIMULAR O HÁBITO DE ECONOMIZAR NAS CRIANÇAS.

11 VIVÊNCIA COM O DINHEIRO

12

13

14

15 TRABALHANDO COM O CHEQUE

16

17

18 CARTÃO DE CRÉDITO

19  VISITA AO BANCO DO BRASIL LOCAL

20

21 ATIVIDADES

22

23

24

25

26  ATIVIDADE LÚDICA REALIZANDO COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE CÉDULAS E MOEDAS, COMO TAMBÉM A ESCRITA POR EXTENSO: GINCANA MONETÁRIA

27

28

29  LITERATURAS UTILIZADAS

30  CONSIDERAÇÕES FINAIS É IMPORTANTE PROPICIAR AO ALUNO OPORTUNIDADES PARA DESENVOLVER O ESPIRITO CRÍTICO, A CRIATIVIDADE, A CAPACIDADE DE ANÁLISE, A INTERPRETAÇÃO, A FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, A CONSCIÊNCIA QUE PRECISAMOS ECONOMIZAR E A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA RESOLVER AS SITUAÇÕES PROBLEMAS ENCONTRADAS NO SEU DIA A DIA.

31  BIBLIOGRAFIAS  DE ONDE VEM SEU DINHEIRO ? PORTAL DO PROFESSOR  http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA  https://www.beb.gov.br/?HISTDINBRhttps://www.beb.gov.br/?HISTDINBR  FABULAS DE ESOPO : A MENINA DO LEITE  RUTH ROCHA: COMO SE FOSSE DINHEIRO  TELMA GUIMARÃES CASTRO : A ECONOMIA DE MARIA  PROGRAMA DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS


Carregar ppt " ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google