Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEsther Caetano Lencastre Alterado mais de 7 anos atrás
1
A canção “cartão de visita”, do Criolo, expressa:
a) A desigualdade de consumo entre os brasileiros. b) Como o consumismo afeta as relações sociais C) uma crítica a indústria cultural e a cultura periférica. D) a alienação que o governo causa na população. e) a naturalização do consumo na sociedade.
2
IDENTIDADES E TRIBOS URBANAS
Cezar Augusto, Graduando de Ciências Sociais Grace Jones
3
Instituições tradicionais como a igreja, o estado, a família e a escola, disputam com a indústria do consumo e com a mídia a produção de referências de identificação. Les Innocentes (2016)
4
Anteriormente... Associavam o conceito de IDENTIDADE a um modo de ser estável (ex. a identidade nacional) O enfraquecimento das identidades nacionais resulta numa crise de modelos tradicionais, que são substituídos por formas móveis e descentralizadas (ex. as tribos urbanas – hipsters, punks, geeks...)
5
Hoje... a prática social (a experiência de vida) é suficiente para produzir identidades; todos podem assumir diferentes comportamentos conforme as tendências culturais indicam.
6
Ação afirmativa As identidades podem servir também para uma ação afirmativa, do ponto de vista social, cultural, político e ideológico; Como um lugar de resistência contra as imposições da sociedade, da modernidade ou da indústria do consumo
7
Tribos urbanas São grupos que constituem uma rede de amizade com base nos interesses em comum; Eles possuem características que os distingue de outros grupos; Levados ao extremo, pode existir rixa entre grupos como os punks e mods.
8
Algumas tribos urbanas podem desenvolver comportamentos anticonsumismo, contra as futilidades, “ideias vazias”, etc. mas é possível observar que esses movimentos anticonsumismo são construídos com base nos adereços e símbolos que são bens de consumo. Como moda, música, arte e cinema.
9
Dicas:
10
REFERÊNCIAS AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha; MACHADO, Igor José de Renó. Outras formas de pensar a diferença. In: Sociologia Hoje. São Paulo: Ática, 2014. BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Qual é a sua tribo. In: Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010. DIAS, Rafaela Cyrino Peralva. Resenha: modernidade e identidade. In: Psicologia & Sociedade. 17 (3), 80-81, set/dez, 2005.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.