A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MINISTRO DA FORMAÇÃO: O MESTRE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MINISTRO DA FORMAÇÃO: O MESTRE"— Transcrição da apresentação:

1 O MINISTRO DA FORMAÇÃO: O MESTRE

2 Quem sabe FAZ. Quem não sabe ENSINA
Quem sabe FAZ... Quem não sabe ENSINA... (ditado popular) Vamos discutir sobre a frase acima...

3 Afinal, quem é o formador?
“... Transmite-o a pessoas de confiança, que sejam capazes de ensinar a outros...” (2Tm 2, 2b-2c)

4 Ensinar é amar O ministro da formação precisa, na sua tarefa de ensinar, ter consciência do valor do seu chamado e ter uma postura pedagógica para que haja o crescimento do formando. A arte de educar é precisamente a arte de amar. O educando e o formando que se sentem amados sentem-se aceitos - “Os vicentinos servem com esperança”( art. 1.2 da regra)

5 “Um mestre será verdadeiramente eficaz na medida em que for aceito, admirado e imitado por seus discípulos”.

6 O sujeito do processo de formação não é o formador, mas o próprio FORMANDO; o formando precisa descobrir o seu caminho para o seu crescimento pessoal. Cabe então ao formador a tarefa de INFORMAR, ESCLARECER, MOTIVAR, ESTIMULAR e ORIENTAR os esforços do formando. FORMAR É AMAR; FORMAR IMITANDO A JESUS É AMAR. É LEVAR O OUTRO PARA O REINO DE DEUS.

7 CONDIÇÕES PARA SER FORMADOR
Ser chamado por Deus, e não ser voluntário: ter consciência do chamado de Deus e dar valor a esse chamado; quando Deus chama, a graça está na resposta imediata ao chamado. Vejamos: Lc 9, 56 – 62 1º. “Seguir-te-ei para onde quer que fores”. 2º. “Permite-me ir primeiro sepultar o meu pai”. 3º. “Deixa-me primeiro despedir-me dos de casa”.

8 B) Ter visão do plano de Deus: À medida que se evangeliza, que se ensina, amplia-se a experiência e os horizontes. O formador coopera com o plano de Deus. É importante que o formador esteja atualizado quanto aos direcionamentos e planos de ação de toda a família Vicentina e principalmente do CNB (Ex: Mudança de Estrutura).

9 C) Ter claro o objetivo da formação e do Ministério que exerce: O formador é um “fazedor de consciência”, ele consegue, à medida que faz a vontade de Deus, mudar a maneira de pensar e de viver do formando, porque o conduz de acordo com os planos de Deus. O objetivo da formação é levar o formando a viver a vida segundo o Espírito de Deus, seguindo a Jesus Cristo. Por isso, o formador precisa perseguir esse alvo; não só correr, mas ter uma meta a alcançar.

10 D) Ter consciência do Ministério de Formação: A primeira vocação do apóstolo é estar com Jesus. Por isso, nós não podemos estar à frente da batalha, mas sim estar onde se obtém a vitória – AO LADO DE JESUS, em oração. E) Ser discípulo e apostolo íntimo de JESUS: Quanto mais o formador for semelhante a Jesus, mais se fará aceitar, imitar e admirar; assim o fizeram nosso patrono, São Vicente de Paulo, e nosso principal fundador, o Bem-Aventurado Antônio Frederico Ozanam.

11 F) Ser um “outro Cristo”: O formador deve trabalhar mais consigo mesmo do que com os formandos. Deve sempre se perguntar se está sendo sal, fermento e luz para eles. G) Ter maturidade: Deve ter experiência de vida; não deve ser um recém-convertido ou alguém muito jovem que não tenha maturidade e, principalmente, deve conhecer a história da SSVP.

12 Diante dos nossos problemas, podemos gritar: CÉU À VISTA
H) Equilíbrio e maturidade : O formador atua no sentido da formação muito mais pelo que é do que pelo que faz ou diz. Saber administrar os problemas como numa corrida de obstáculos: “Os sofrimentos do tempo presente são incomparáveis com a glória que se manifestará depois”. (cf. Rm 8, 18). Diante dos nossos problemas, podemos gritar: CÉU À VISTA

13 J) Ter motivação: Valor que dá energia e direção a uma ação
J) Ter motivação: Valor que dá energia e direção a uma ação. A motivação desperta, sustenta e orienta o interesse. A motivação do formador deve estar de acordo com a vontade de Deus e mais que isso, amar fazer a vontade de Deus. (cf. 2Tm 2, 8 – 13) K) Ser perseverante na caminhada: O formador é chamado a “prosseguir decididamente” (Fl 3, 16). Mesmo diante dos fracassos, dificuldades, perseguições ele deve correr sempre adiante. O olhar deve estar sempre no presente e no futuro, não se fixando no passado.

14 Atitude pedagógica do formador
É bom saber: Pedagogia é a ciência da educação e do ensino. O ministério da formação passa pela abertura ao aprendizado, pela aceitação de ouvir a Deus naquilo que Ele nos quer falar. Ser formador é fazer a vontade de Deus, ou melhor, ATENDER a vontade de Deus.

15 Jesus é o Mestre dos mestres.
O único capaz de nos ensinar com o Seu exemplo. Todo formador é formado por Jesus. Quando o formador perde essa primeira relação de dependência, ele perde a autoridade espiritual do Ministério da Formação.

16 Então, qual deve ser a postura do formador?
O FORMADOR precisa: AMAR e criar um clima de fraternidade; MOTIVAR; ESTIMULAR e INCENTIVAR; COORDENAR; INSTRUIR e CATEQUIZAR CONTROLAR – avaliar o ritmo de crescimento dos formandos.

17


Carregar ppt "O MINISTRO DA FORMAÇÃO: O MESTRE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google