A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCRAVIDÃO BRASILEIRA PROFESSORA BABI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCRAVIDÃO BRASILEIRA PROFESSORA BABI"— Transcrição da apresentação:

1 ESCRAVIDÃO BRASILEIRA PROFESSORA BABI TOSTES @BABITOSTES
ESCRAVIDÃO BRASILEIRA PROFESSORA BABI

2 DE OLHO NO ENEM Escravidão Antiga

3 DE OLHO NO ENEM A escravidão moderna

4 (ENEM-2007) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos. K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37. Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente. b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente. c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil. d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia do início da Idade Moderna. e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.

5 O tráfico negreiro www.historiativanet.wordpress.com

6

7

8 A força de trabalho escrava
"Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda." (Antonil, Cultura e Opulência do Brasil, 1711, Livro I, Capítulo, IX)

9 A vida nas senzalas Estrutura precária; Escravos de diversas etnias;
Longas jornadas de trabalho; Abusos de poder dos capatazes

10 Enquanto isso, na Casa Grande...

11 Cultura e religiosidade
Suas práticas culturais eram consideradas inferiores, Atividades como a capoeira, embora proibidas, representavam práticas de resistência; Sincretismo religioso Religiões afrobrasileiras: Candomblé e Umbanda.

12

13 Castigos Físicos www.historiativanet.wordpress.com

14

15 Resistência escrava Rebeldia; Pequenos furtos; “Catimba”; Aborto;
Suicídio; Violência contra o senhor e seus familiares; Fuga

16 Os quilombos

17 Zumbi de Palmares e o Dia da Consciência Negra
Zumbi foi um dos principais líderes de Palmares; A lei , de 9 de janeiro de 2003 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra

18 Escravos Urbanos www.historiativanet.wordpress.com

19 As mulheres escravas

20 Negras de Tabuleiro www.historiativanet.wordpress.com

21 Amas de Leite/ Ama seca www.historiativanet.wordpress.com

22 Para Refletir! www.historiativanet.wordpress.com
coletivoclaraboia.wordpress.com

23 Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc
Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima? A) O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano. B) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana. C) O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata. D) A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros. E) A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto. ENEM 2011

24


Carregar ppt "ESCRAVIDÃO BRASILEIRA PROFESSORA BABI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google