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Introdução aos Estudos da Educação
Prof. Dr. Ricardo Leite Camargo Fone: (19) (16)
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A Educação INFORMAL Características Gerais da Educação Informal Não organizada Casual (deliberada ou acidental) Empírica Deliberada ou Acidental Exercida por diferentes “atores”
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A Educação INFORMAL A corrida entrecruzada do cronista!
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FAMÍLIA INFORMAL – deliberada e acidental
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FAMÍLIA "A família, a infância e a escolarização são exemplos de fenômenos historicamente situados".
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FAMÍLIA Althusser – Aparelho Ideológico do Estado
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FAMÍLIA “dependendo do tipo de relações estabelecidas em cada tempo ou lugar, o indivíduo, desde seu nascimento recebe determinado tipo de educação e aprende a se comportar segundo as normas da sociedade a que pertence” (Arruda, p.76)
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FAMÍLIA Freud – o complexo de Édipo A morte simbólica do Pai
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FAMÍLIA Freud – o complexo de Édipo
“é normal e inevitável que a criança faça dos pais o objeto da primeira escolha amorosa. Porem a libido não permanece fixa nesse primeiro objeto: posteriormente o tomará apenas como modelo, passando dele para pessoas estranhas, na ocasião da escolha definitiva.
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FAMÍLIA Freud – o complexo de Édipo
Desprender dos pais a criança torna-se portanto uma obrigação inelutável, sob pena de graves ameaças para a função social do jovem.” Freud – cinco lições de psicanálise, são paulo: abril, 1974, p.38. (col. Os Pensadores).
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FAMÍLIA Caminho “natural” – O filho – diminuir a dependência dos pais
aumentar o afeto pelos mesmos
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FAMÍLIA
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Meios de comunicação de massa
rádio, o cinema, a televisão, jornais, revistas de grande circulação, “recentemente” o computador.
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Meios de comunicação Também pode ser considerado um AIE
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Meios de comunicação São considerados como tais:
O rádio, o cinema, a televisão, jornais, revistas de grande circulação, “recentemente” o computador.
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Meios de comunicação Os primeiros estudos tendiam a considerar perigosos os efeitos dos media: manipulariam a massa amorfa, legitimando a ordem estabelecida e levando ao conformismo.
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Meios de comunicação O magnetismo dos discursos radiofônicos de Hitler fazia imaginar que multidões poderiam ser condicionadas mediante o poder de persuasão de um líder, ampliado pela difusão eletrônica.
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A Educação FORMAL “A escola desenvolve a educação formal porque surge a exigência da formação de um grupo instituído especialmente para exercer determinadas funções, sendo convocados especialistas que elaboram um projeto de ação mais efetiva. Embora na família, por exemplo, a educação possa ser intencional, deliberada, ela não é tão organizada, estruturada ou controlada como na escola.” (Aranha, p.82)
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A Educação FORMAL Educação Formal Breve Histórico Sociedade Primitiva - Não há escola 2. Séc XVI – escola institucionalizada 3. Séc XVIII – Revolução Industrial – técnica 4. Sec. XIX – Escola Pública
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A Educação FORMAL 1. Sociedade Primitiva Não há escola
A educação é exercida pelo conjunto de membros que a constituem
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2. Institucionalização – Séc. XVI
A Educação FORMAL 2. Institucionalização – Séc. XVI Instituição como conhecemos hoje criação burguesa do século XVI surge o “sentimento de infância e de família”.
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3. Séc XVIII – Revolução Industrial
A Educação FORMAL 3. Séc XVIII – Revolução Industrial Ênfase na formação técnica Distanciamento da formação humanística
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4. Séc XIX – Escola Pública
A Educação FORMAL 4. Séc XIX – Escola Pública Pública Leiga Gratuita Obrigatória
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Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo.
Paulo Freire ( )
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