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Introdução ao Projeto na Engenharia

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Apresentação em tema: "Introdução ao Projeto na Engenharia"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Projeto na Engenharia - 0313102
Aula 01 3 de agosto de 2016 Introdução ao Projeto na Engenharia

2 Programação das aulas Aula Data Assunto 1 03/ago Introdução Geral 2
Processos e projetos - Atributos de um projeto - fases do projeto 3 17/ago Tipos de projetos 4 24/ago A Técnica do Design thinking - conceituação e primeiro exercício 29/ago a 2/set Primeira semana de provas 5 14/set Problem-based learning – PBL1 6 21/set PBL1 - continuação 7 28/set PBL2 8 05/out PBL2 - continuação 13 a 19/out Segunda semana de provas 9 26/out PBL3 10 9/nov PBL3 - continuação 11 16/nov PBL4 12 23/nov PBL4 - continuação 28/nov a 2/dez Terceira semana de provas 5 a 10/dez SUB

3 Critérios de avaliação
3 provas escritas individuais Trabalhos em equipe T1, T2, T3 e T4, também com notas individuais P = (P1 + P2 + P3) / 3 T = (T1 + T2 + T3 + T4) / 4 Média final: MF = 0,4 P + 0,6T

4 Dedicação esperada: Aulas – 12 x 2 créditos-aula x 1h= 24h
Trabalhos – 12 x 1 crédito-trabalho x 2h= 24h

5 Competências na EC3 E G/E
Níveis de domínio cognitivo mínimos segundo a Taxonomia de Bloom alcançados em todas as habilitações / ênfases da Escola Politécnica da USP, nos três momentos de formação 1. Conhecimento 2. Compreensão 3. Aplicação 4. Análise 5. Síntese 6. Avaliação 1: Matemática G 2: Ciências Naturais 3: Ciências humanas e ciências socialmente aplicáveis 4: Experimentos 5: Identificação de Problemas e Formulação de Soluções MF 6: Gerenciamento de Empreendimentos (Project Management) 7: Projeto (Design) 8: Operação e Manutenção 9: Perspectivas Históricas e Questões Contemporâneas (Sustentabilidade e Globalização) 10: Visão Aprofundada em Áreas da Habilitação / Ênfase 11: Especialização Técnica 12: Comunicação 13: Política pública 14: Administração 15: Atitudes, Liderança e Trabalho em Equipe E 16: Aprendizagem contínua 17: Responsabilidade Profissional e Ética G/E

6 Objetivo da disciplina : desenvolvimento de competências em cinco pilares
4: Experimentos (algo que é feito para testar uma hipótese de modo disciplinado) 5: Identificação de Problemas e Formulação de Soluções (esta é a praia do engenheiro) 6: Gerenciamento de Empreendimentos (Project Management) (só pode ser controlado o que pode ser medido) 7: Projeto (Design) (concepção de um artefato ou de um serviço) 15: Atitudes, Liderança e Trabalho em Equipe (parceria e colaboração mútua – capacidade para desenvolver capital social)

7 Continuação da disciplina Introdução à Engenharia Civil
ATÉ ONDE FOI: Alunos organizaram-se em equipes para levantar dados sobre um determinado problema. Os assuntos vinham pré-definidos como importantes para o cliente que estava contratando. A equipe buscou investigar soluções existentes para cada um dos problemas encontrados. Não foi pedido que desenvolvessem novas soluções. A equipe lidou com a questão da classificação das soluções. Talvez tenham ficado preocupados com a subjetividade na definição dos índices comparativos de critérios. A equipe lidou também com a necessidade de ser claro e se comunicar bem - o jargão próprio de cada área da engenharia. FICARAM FALTANDO: DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E A ENTREGA DA SOLUÇÃO (que é distinta da entrega da especificação da solução)

8 Um tópico importante de vocabulário
O que é um projeto? Depende... Projeto = um esforço focado = Project (inglês) Projeto = design (inglês) Como se distingue um do outro? Um problema do projeto (do esforço) Um problema de projeto (de como resolver, de design)

9 Definição de projeto (project)
Um esforço com data de início, data de término, com um objetivo final bem claro Design (concepção): a primeira fase de um projeto Elaboração (planejamento): a segunda fase de um projeto Execução: a terceira fase de um projeto Fechamento: a quarta fase de um projeto

10 Foco deste curso: design thinking e PBL (problem-based learning)
4 desafios que serão enfrentados: Um problema interno ambiental Um problema dos alunos da Poli Um problema dos alunos da USP Um problema de engenharia civil Todos os problemas são reais, com clientes reais PBL é mão-na-massa

11 Trabalho colaborativo em equipe
Usar os ativos existentes Exemplo de bom uso de ativos existentes: Exercício de empreendedorismo em Stanford: quem consegue gerar mais valor partindo de um investimento de 20 dólares em 88 horas de trabalho? 3a. colocada: 250 dólares (consertar bicicletas) 2a. colocada: 320 dólares (guardar lugar em fila de restaurante) 1a. colocada: 650 dólares (vender seus 10 minutos de tempo para uma empresa de recrutamento)

12 Como fazer boas perguntas

13 Projetos apoiam-se em premissas
Premissa – um pressuposto que limita o escopo de um projeto; Uma premissa já comprovada é um fato Uma premissa ainda não comprovada é uma hipótese.

14 Exemplo de uma má pergunta
(Inclue premissas ainda não comprovadas) A mulher da figura trabalha numa lavanderia? Perguntas boas: A pessoa da figura é uma mulher? O ambiente da foto é uma lavanderia? A pessoa da figura está trabalhando naquele local? Procure testar apenas um fato em cada pergunta. Todo o restante da pergunta precisa ser comprovado impiricamente pela foto ou por respostas anteriores.


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