Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEster Pinheiro Leal Alterado mais de 6 anos atrás
1
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
Ângela Meyer Borba Cecília Goulart Anna Carolina Cardias Renata Maçaneiro
2
• Possibilitar o acesso das crianças a cultura.
• “A dança, o teatro, a música, a literatura, as artes visuais e artes plásticas representam formas de expressão criadas pelo homem como possibilidades diferenciadas de dialogar com o mundo“. • A arte, a linguagem e o conhecimento, são frutos da ação humana sobre o mundo e a realidade. • Possibilitar o acesso das crianças a cultura.
3
• Segundo Bakthin, “o sujeito ao entrar em contato com uma obra de artes e contemplá-la, vivencia uma relação estética movida pela busca de compreensão de seu significado”. • “Ninguém cria no vazio e sim a partir das experiências vividas, dos conhecimentos e dos valores apropriados”. • A função da escola de garantir o acesso ás diferentes formas de linguagens.
4
• Diferentes formas de expressão; Por que estão presentes?
• Que implicações isso tem para as crianças e para a sua formação? • O que deve ser feito? • Desenvolvimento de um projeto sobre as obras de Candido Portinari. • Como ocorreu?
5
• Desenvolvimento de um projeto sobre a vida e a obra de Graciliano Ramos
• Como ocorreu? • “Não há como nos constituirmos autores, críticos e criativos, se não tivermos acesso à pluralidade de linguagens e com elas sermos livres para opinar, criar relações, construir sentidos e conhecimentos. A ampliação da experiência estética, fazendo circular diferentes manifestações artístico-culturais, é base fundamental para o processo de criação, pois alarga o acervo de referências relativas às características e ao funcionamento de cada tipo de expressão, bem como amplia a rede de significados e modos diferenciados de comunicabilidade e compreensão.”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.