A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA"— Transcrição da apresentação:

1 CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
ORÇAMENTO DA UNIÃO – TRANSPORTES SC * EXECUÇÃO OGU E PAC – 2017 / REGIÃO SUL Fonte: Congresso Nacional - Comissão Mista do Orçamento da União - Elaboração e compilação FIESC/COI * Valores atualizados até maio de 2017. * OBSERVAÇÕES NA EXECUÇÃO DO OGU 2017, FORAM INCLUÍDOS R$ 328 MILHÕES EM RESTOS A PAGAR.

2 PROPOSTA FIESC/OESTE - FERROVIÁRIO
Fonte: Editais, DNIT, Valec, Portal da Transparência, LOA – Execução do Orçamento Geral da União e Ministério dos Transportes - Elaboração e compilação: FIESC / COI

3 CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
FERROVIA LITORÂNEA: EM 2001 FOI ENTREGUE O EVETEA. O PROJETO FOI INICIADO EM 2008 COM PREVISÃO DE ENTREGA PARA 2011, ATUALMENTE SEM PREVISÃO: 16 ANOS DE ESPERA SE CONSIDERARMOS A CONCESSÃO DO GOVERNO IMPERIAL EM 1870 PARA CONSTRUÇÃO DA LITORÂNEA: 147 ANOS DE ESPERA O EVETEA, PROJETO E ESTUDOS AMBIENTAIS DE AMBOS OS LOTES JÁ CUSTARAM PARA OS COFRES PÚBLICOS CERCA DE R$ 21,4 MILHÕES SEM CONSIDERAR A ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO, INICIADO EM 2008, ESTÁ PARALISADO EM FUNÇÃO DO SÍTIO INDÍGENA NO MORRO DOS CAVALOS O LOTE 2 QUE ESTÁ PRATICAMENTE PRONTO DEPENDE DA DEFINIÇÃO DO LOTE 1 A PROPOSTA DA FUNAI COM RELAÇÃO AO COMPONENTE INDÍGENA, INVIABILIZA A FERROVIA !!

4 CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
RESPEITANDO O COMPONENTE INDÍGENA NECESSITAMOS ESCLARECER: QUAIS OS DANOS CAUSADOS PARA A COMUNIDADE INDÍGENA, EM FUNÇÃO DE UMA FERROVIA QUE ATRAVESSA O MORRO DOS CAVALOS, POR INTERMÉDIO DE UM TÚNEL CUJAS DESEMBOCADURAS NORTE E SUL ESTÃO FORA DA ÁREA REIVINDICADA? A ÁREA NÃO FOI SEQUER HOMOLOGADA, CUJA REINVINDICAÇÃO POSSUI TEM SIDO OBJETO DE 2 AÇÕES CIVIS NO STF QUESTIONANDO A DEMARCAÇÃO, ALÉM DE AÇÕES MOVIDAS PELA PROCURADORIA DO ESTADO E PROPRIETÁRIOS LOCAIS, DENTRE OUTRAS. REPRESENTANTE DA PRÓPRIA COMUNIDADE JÁ DECLAROU EM REUNIÃO DA CÂMARA DE QUE NÃO EXISTE NENHUMA RESTRIÇÃO, POR PARTE DA COMUNIDADE AO PROJETO EM QUESTÃO. O PARADOXO: O GOVERNO PROPÕE E FAZ PUBLICIDADE DA OBRA E ELE MESMO É O MAIOR OBSTÁCULO PARA CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO (FUNAI, É UM ÓRGÃO VINCULADO AO GOVERNO FEDERAL – MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.

5 CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
A NÃO CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO TERÁ IMPLICAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS CONSIDERÁVEIS PARA OS CATARINENSES ALÉM DOS PREJUÍZOS CAUSADOS AOS COFRES PÚBLICOS PELOS INVESTIMENTOS JÁ REALIZADOS UMA COMPOSIÇÃO DE TREM COM 100 VAGÕES SUBSTITUI 357 CAMINHÕES EM TRAJETOS DE LONGO CURSO REDUZINDO EMISSÕES DE CO2 A MATRIZ DE TRANSPORTE DE SC ESTÁ CONCENTRADA EM 68% NO MODAL RODOVIÁRIO NOSSOS EIXOS RODOVIÁRIOS MESMO AMPLIADOS NÃO TERÃO A CAPACIDADE DE ABSORVER O AUMENTO EXPONENCIAL DA POPULAÇÃO, DAS CIDADES, DA ATIVIDADE ECONÔMICA, DA MOVIMENTAÇÃO PORTUÁRIA E DO TURISMO. A POSTERGAÇÃO EXIGIRÁ ATUALIZAÇÃO DOS PROJETOS PELA OCUPAÇÃO DAS ÁREAS PREVISTAS NO TRAÇADO.

6 CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
PROPOSTA FIESC/OESTE - FERROVIÁRIO ALÉM DESTES ASPECTOS OS EIXOS FERROVIÁRIOS LESTE-OESTE E LITORÂNEO INCORPORADAS A INFRAESTRUTURA ATUAL PODERÃO REPRESENTAR UMA OPORTUNIDADE DE AUMENTO DE EMPREGO E RENDA AS CONDIÇÕES NATURAIS DO LITORAL VOCAÇÃO HISTÓRICA PARA A ATIVIDADE PORTUÁRIA E A INTERMODALIDADE A CONFIGURAÇÃO INDUSTRIAL E COMPLEXA CADEIA LOGÍSTICA A POSIÇÃO GEOGRÁFICA ESTRATÉGICA SÃO ALGUNS DOS ELEMENTOS INDICATIVOS DO POTENCIAL DO ESTADO PARA SE TRANSFORMAR EM PLATAFORMA LOGÍSTICA ESTRATÉGICA PARA O PAÍS.

7 Porto de São Francisco de Sul
Porto de Itapoá Porto de São Francisco de Sul Porto de Navegantes Porto de Itajaí Porto de Imbituba

8 CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
PROPOSTA FIESC/OESTE - FERROVIÁRIO EVOLUÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES DE SANTA CATARINA EM MIL TEU`S CRESCIMENTO DE 77% ENTRE 2010 E 2016 CRESCIMENTO DE 3%; AUMENTO DE TEU`S. ENTRE 2016/2015 Fontes: Antaq - Elaboração e compilação FIESC/COI

9 CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
PROPOSTA FIESC/OESTE - FERROVIÁRIO PERSPECTIVAS DA CAPACIDADE DOS PORTOS DE SC Fonte: Portos SC – Elaboração e compilação FIESC/COI

10 EVOLUÇÃO DA CORRENTE DE COMÉRCIO DE SC,
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA PROPOSTA FIESC/OESTE - FERROVIÁRIO EVOLUÇÃO DA CORRENTE DE COMÉRCIO DE SC, EM BILHÕES US$ FOB CRESCIMENTO MÉDIO ANUAL DE 13% CRESCIMENTO DE 281% ENTRE 2016/2003 Fonte: MDIC - Elaboração e compilação FIESC/COI

11 FERROVIA E OS 10 MAIORES PORTOS DO BRASIL EM MOVIMENTAÇÃO
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA FERROVIAS PROVER A CONEXÃO DE TODOS OS PORTOS CATARINENSES COM A MALHA FERROVIÁRIA NACIONAL: IMPLANTAÇÃO DA FERROVIA LITORÂNEA E O CORREDOR FERROVIÁRIO CATARINENSE (LESTE OESTE) FERROVIA E OS 10 MAIORES PORTOS DO BRASIL EM MOVIMENTAÇÃO Fonte: ANTAQ - Elaboração e compilação FIESC/COI


Carregar ppt "CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google