A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução as ciências sociais Aulas 1 e 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução as ciências sociais Aulas 1 e 2"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução as ciências sociais Aulas 1 e 2
Prof. Dr. Arnaldo Mazzei Nogueira

2 Ponto de partida Sociologia: Conjunto de conceitos, técnicas e métodos de investigação produzidas para explicar a vida social. É o resultado de tentativas de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas então pela nascente sociedade capitalista. Trajetória da Sociologia: diálogo com as diferentes fases da sociedade capitalista.

3 Objetivos e intenções Sociologia e a prática: as explicações da sociologia sempre contiveram intenções práticas e um forte desejo de interferir nos rumos da sociedade. Sociologia e interesses: os interesses econômicos e políticos dos grupos e das classes sociais na sociedade capitalista influenciaram a elaboração do pensamento sociológico.

4 Duas vertentes: manutenção ou preservação alteração ou transformação
da sociedade e das relações de poder

5 Contexto Sociologia e história: revolução industrial e revolução francesa no sec.XVIII significaram a instalação definitiva da sociedade capitalista. Industrialização e urbanização: conseqüências sociais - prostituição, suicídio, alcoolismo, infanticídio, criminalidade, violência, epidemias, situação de miséria no campo e na cidade.

6 Revoluções Revolução Industrial: passagem do artesanato à manufatura e à fábrica; expansão das cidades; aparecimento do proletariado; revoltas; lutas; formação de sindicatos. Revolução Francesa: iluminismo; ação social; mudança da estrutura do poder e do estado; abolição do antigo regime; alteração do papel da igreja; mudanças nas formas de pensamento. Processos de mudança econômica, social e política A sociologia enquanto estudo da sociedade constitui em certo sentido uma resposta intelectual às novas situações trazidas pelas revoluções

7 Racionalidade científica
Sociologia e pensamento racional e científico: indagação racional versus a visão religiosa do mundo; aplicação da observação e da experimentação; método científico; explicação racional da natureza / influência para o surgimento de uma ciência da sociedade. Enquanto o iluminismo inspirador da revolução francesa busca a transformação da ordem feudal a sociologia surge para racionalizar a nova ordem; para buscar soluções aos seus problemas e ao estado de desorganização; para restabelecer a ordem e a paz. Para cumprir essa missão era preciso conhecer e estabelecer as leis que regem os fatos sociais. Referências: Saint Simon - Le Play - Comte

8 Ver concepção de Comte sobre a sociologia
“Entendo por física social a ciência que tem por objeto próprio o estudo dos fenômenos sociais, segundo o mesmo espírito com que são considerados os fenômenos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos, isto é, submetidos às leis invariáveis, cuja descoberta é o objetivo de suas pesquisas. Os resultados de suas pesquisas tornam-se o ponto de partida positivo dos trabalhos do homem de Estado, que só tem, por assim dizer, como objetivo real descobrir a instituir as formas práticas correspondentes a esses dados fundamentais, a fim de evitar ou pelo menos mitigar, quanto possível, as crises mais ou menos graves que um movimento espontâneo determina, quando não foi previsto. Numa palavra, a ciência conduz à previdência, e a previdência permite regular a ação”.

9 Clássicos da sociologia
Karl Marx ( ) Émile Durkheim ( ) Max Weber ( )

10 3) A relação entre sujeito e objeto.
Formação da Sociologia - autores clássicos (Durkheim, Marx e Max Weber) Qual é o debate? 1) A concepção sobre o seu objeto de estudo: o que é a sociedade moderna ou capitalista e como se relacionam as suas partes fundamentais. 2) Os métodos de investigação e de análise para o conhecimento das sociedades. 3) A relação entre sujeito e objeto.

11 Objeto: a sociedade e suas relações
O objeto é comum aos pensadores, porém os pressupostos, as concepções, os métodos, os conceitos, as teorias, os estudos e seus resultados são diferentes e divergentes. Por que? A sociedade é divergente; contém interesses opostos ou o contrário a sociedade é convergente contém interesses e forças integradas. Sociedade moderna ou sociedade capitalista? Otimismo ou pessimismo? Conservação ou mudança? Perspectiva funcionalista, compreensiva ou crítica? Conteúdos científicos, políticos e ideológicos dos estudos?

12 A centralidade do trabalho
Entendida a sociedade moderna como um complexo de relações, estruturas (instituições) e ações sociais, políticas e econômicas; o que vai ser enfatizado; qual o fundamento prioritário; qual o elemento ordenador desse complexo? A categoria que exerce esse papel fundante: é o trabalho humano. A divisão social do trabalho. A divisão do trabalho e seu desenvolvimento. A divisão racional do trabalho.

13 Modos de conceber a sociedade
Os autores clássicos por vias diferentes entendem que o trabalho tem um papel central na organização da sociedade moderna e capitalista. A sociedade é um objeto dado, independente da vontade do sujeito. A sociedade é um construto do sujeito. A sociedade é uma relação contraditória entre sujeito e objeto. Dependendo da vertente do pensamento social há uma escolha, deliberada ou não a respeito desses caminhos.

14 Contexto Século XIX caracterizado por crises sociais, econômicas, desemprego, miséria, lutas sociais no campo e na cidade, formação da classe operária, greves, conflitos e sindicatos; formação dos partidos políticos – democracia; Século XX – Passagem e transição? Expansão e desenvolvimento do capitalismo; tecnologia; desenvolvimento da empresa moderna; petróleo; eletricidade; euforia com a aplicação da ciência à produção e ao progresso.

15 Marx (1818-1883) Engels (1820-1903) Características Principais
Principais expressões do pensamento socialista - crítica à sociedade capitalista colocando em evidência os seus antagonismos e contradições. A sociedade capitalista é um acontecimento transitório. Aplicação do método dialético para a investigação histórica; tese - antítese - síntese; as categorias, os conceitos, devem sintetizar no plano do pensamento um movimento concreto; o real é o resultado de múltiplas determinações; Representa um contraponto ao positivismo-funcionalismo de Durkheim e ao idealismo de Weber. Fundam o materialismo dialético e o materialismo histórico. As sociedades humanas encontravam-se em contínua transformação e o motor da história eram os conflitos e as oposições entre as classes sociais.

16 Influência na Sociologia
Representam a formação da orientação crítica da sociedade capitalista na sociologia. Procuram oferecer uma explicação da sociedade como um todo e interligando as várias disciplinas; a ciência da história. Seus trabalhos foram desenvolvidos no contexto das lutas políticas e sociais; desenvolvem o saber militante. As fontes do marxismo: 1) Socialismo francês / socialismo utópico x socialismo científico 2) Método dialético / filosofia alemã - Hegel e esquerda hegeliana 3) Crítica à economia política (Adam Smith e Ricardo)

17 Perspectiva crítica: 1) O manifesto do partido comunista marca o posicionamento político e ideológico do socialismo científico. 2) A crítica à filosofia do direito e do estado de Hegel; o estado é determinado pelas relações da sociedade civil; a crítica à ideologia alemã e ao idealismo que não percebe a íntima relação entre teoria e prática e o critério de verdade da praxis. 3) Desenvolvem os estudos de crítica à economia política cujos resultados vão compor a obra “O Capital”: a mercadoria e o fetiche da mercadoria; teoria do valor - valor de uso X valor de troca; teoria da mais-valia; estudos sobre a exploração do trabalho e da legislação trabalhista; a passagem do artesanato - manufatura à indústria moderna; fragmentação e alienação do trabalho; a natureza e o movimento do capital; a acumulação de capital. O sistema capitalista é um sistema produtor de mercadorias - principalmente o valor de troca - orientado pela exploração e produção da mais-valia; por isso contém no seu próprio movimento a contradição.

18 Ideias contidas nos textos de Marx:
Existe apenas uma ciência: a ciência da história A história de toda a sociedade existente até hoje tem sido a história da luta de classes... proletariado de todo o mundo uni-vos (manifesto comunista, 1848) Teses sobre feuerbach (a ideologia alemã, 1845) A noção de praxis - atividade humana sensível - teoria e prática compondo a realidade. A verdade objetiva não é uma questão teórica, mas prática. As circunstâncias são dadas e alteradas pelo homem; o educador deve ser educado Toda a vida social é essencialmente prática; praxis humana Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo Obras: O dezoito brumário de Luís Bonaparte (1852); O prefácio da crítica à economia política (1859) ... A obra máxima – O capital

19 Durkheim ( ) Fontes: filosofia positivista de Comte; formulações anteriores de Saint Simon Preocupações centrais: estabelecer um método científico para investigação social baseado no método das ciências naturais; estabelecer os conceitos chaves para a análise da sociedade - fato social; restabelecer a ordem social; integração e solidariedade social; desenvolvimento normal e progressivo da sociedade; otimismo e defesa da nova sociedade; Contribuição: sociologia ingressa na universidade e passa a ter reconhecimento científico e acadêmico

20 Concepções Ideologia: representa uma resposta às formulações socialistas; em busca de valores, normas e moral para guiar as condutas humanas; visão otimista da sociedade moderna. Trabalho: A divisão do trabalho tem como função o desenvolvimento de um sentimento de solidariedade entre os homens; quanto mais dividida e especializada a sociedade maior a exigência da integração entre os homens; a divisão do trabalho além do progresso econômico tem a capacidade de promover a união e a solidariedade.

21 Conceitos-chave Sociedade: vivia em estado de “doença”; anomia; patologias; crises; que prejudicavam o bom funcionamento (normal) da sociedade; era preciso criar um conjunto novo de normas, regras, instituições, de ideias morais para guiar o comportamento humano. Fato social: fatos exteriores e coercitivos aos indivíduos; determinantes para o comportamento individual; caráter impositivo das regras sociais; a sociedade em seu estado normal é superior ao indivíduo. Sociologia: buscar a normalidade; cuidar das patologias que agem na desintegração da sociedade; entender que o sujeito é menos importante que o conjunto social; restabelecer a saúde da sociedade; recomendar sobre a moral e as instituições necessárias para regular a ação social em sentido positivo e afirmativo.

22 Ref. A divisão do trabalho social (1893)
A função da divisão do trabalho: “É assim que se fala da função digestão, de respiração, etc.; mas diz-se também que a digestão tem por função presidir à incorporação no organismo de substâncias líquidas ou sólidas destinadas a reparar suas perdas; que a respiração tem por função introduzir nos tecidos do animal o gás necessário à manutenção da vida.” “Perguntar-se qual é a função da divisão do trabalho é procurar a qual necessidade ela corresponde; quando resolvermos esta questão, poderemos ver se esta necessidade é da mesma natureza que aquelas às quais correspondem outras regras de conduta cujo caráter moral não é discutido.”

23 Idem Como demonstrar a hipótese:
“a divisão do trabalho desempenharia um papel muito mais importante do que aquele que se lhe atribui ordinariamente. Ela não serviria apenas para dotar nossas sociedades de um luxo, invejável talvez, mas supérfluo; ela seria uma condição de sua existência. É por ela, ou pelo menos é sobretudo por ela, que estaria assegurada sua coesão; é ela que determina os traços essenciais de sua constituição. Por isto mesmo, embora ainda não estejamos em condição de resolver a questão com rigor, pode-se entretanto entrever desde agora que, se tal é realmente a função da divisão do trabalho, ela deve ter um caráter moral, pois as necessidades de ordem, de harmonia, de solidariedade social geralmente passam por morais.” (Durkheim, p. 31) “É uma verdade evidente, visto que a divisão do trabalho aqui está muito desenvolvida e produz solidariedade. Mas é preciso sobretudo determinar em que medida a solidariedade que ela produz contribui para a integração geral da sociedade: pois é apenas então que saberemos até que ponto é necessária, se é um fator essencial da coesão social, ou, ao contrário, se é só uma condição acessória e secundária.”

24 Ref. As Regras do Método Sociológico (1895)
Cap. I - O que é um fato social? Características distintivas do fato social: 1) a sua exterioridade em relação às consciências individuais; 2) a ação coercitiva que exerce ou é suscetível de exercer sobre essas mesmas consciências. O fato social: o estado de independência em que se encontra em relação às suas manifestações individuais Cap. II - Regras relativas à observação dos fatos sociais Regra fundamental: tratar os fatos sociais como coisas. Cap. III - Regras relativas à distinção entre o normal e o patológico Utilidade teórica e prática desta distinção. É preciso que ela seja possível cientificamente para que a ciência possa servir para dirigir a conduta.

25 Método Características gerais deste método: 1) A sua independência face à toda a filosofia e face às doutrinas práticas... 2) A sua objetividade. Os fatos sociais considerados como coisas. Como este princípio domina todo o método. 3) O seu caráter sociológico: os fatos sociais explicados conservando a sua especificidade; a sociologia como ciência autônoma.

26 Ref. O suicídio (1897) Estudando sociologicamente o suicídio, Durkheim mostra que, num determinado espaço de tempo e em cada sociedade, há um número definido de pessoas que se matam. A causa desse fenômeno “escapa necessariamente a quem só observa os indivíduos - porque ela é exterior aos indivíduos.”

27 Max Weber ( ) Preocupações principais: estabelecer um método de investigação próprio das ciências sociais; conhecer a própria experiência humana; desenvolver uma orientação compreensiva da ação e das motivações humanas. Características: buscar reputação científica para as ciências sociais; profissionalização do sociólogo; separação entre a ciência e a política; busca da neutralidade científica; buscar a máxima compreensão dos fenômenos sociais. Objeto da sociologia: “a captação da relação de sentido” da ação humana; conhecer um fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico da ação ou ações que o configuram; o fato humano não pode ser explicado como uma relação de causa e efeito mas apenas ser compreendido como fato carregado de sentido. O que é ação? “aquela cujo sentido pensado pelo sujeito ou sujeitos é referido ao comportamento dos outros, orientando-se por ele o seu comportamento”

28 Método O método compreensivo consiste em entender o sentido das ações dos indivíduos e não apenas sua exterioridade; representa um contraponto ao positivismo-funcionalismo de Comte e Durkheim e ao materialismo de Marx. Exemplo: uma pessoa dá um pedaço de papel para outra, esse fato em si mesmo é irrelevante para o cientista social. Somente quando se sabe que a primeira pessoa deu para outra um pedaço de papel - como um cheque para saldar uma dívida - se está diante de um fato humano ou uma ação carregada de sentido. As leis sociais têm a probabilidade de acontecer; referem-se às construções de comportamentos com sentidos que podem ou não ocorrer.

29 O papel do cientista social
O papel do cientista social é buscar a máxima compreensão do fenômeno; para isso deve construir os “tipos ideais” baseado nas experiências e na história das sociedades. Abstração e generalização são resultados da percepção do sujeito; as ciências sociais dependem da caracterização sistemática dos padrões individuais concretos e não de generalizações como nas ciências naturais. Exemplo do método aplicado aos tipos de ações humanas: ação racional em relação a fins; ação racional em relação a valores; ação afetiva; ação tradicional. Temas importantes estudados por Weber: a ética protestante e o espírito do capitalismo; o problema da autoridade e da legitimidade; o problema da dominação e da obediência; o problema do poder e da política; a questão da burocracia.

30 Outros temas relevantes Weber
Tipos de dominação e autoridade: legal-racional, carismática e tradicional. O conceito de estado: uma comunidade humana que pretende o monopólio do uso da força física dentro de um determinado território. Obras importantes de Weber: Economia e Sociedade (conjunto de ensaios e estudos); A ética protestante e o espírito do capitalismo; História geral da economia.

31 Diferenças relevantes
Orientação Crítica Científica Explicação Revolucionária Conservadora Liberal Método Dialético Funcionalista Compreensivo Sociedade Classes e conflitos Solidariedade Organização e trabalho sociais social racional Foco Contradições Integração Racionalidade analítico e conflito e controle e burocracia


Carregar ppt "Introdução as ciências sociais Aulas 1 e 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google