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Pesquisa de Mercado para Desenvolvimento de Produtos

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Apresentação em tema: "Pesquisa de Mercado para Desenvolvimento de Produtos"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Mercado para Desenvolvimento de Produtos

2 PESQUISA DE MERCADO Pesquisa de mercado “Qualquer esforço planejado e organizado para obter fatos e conhecimentos novos que facilitem o processo de decisão de mercado”. Cobra

3 O que é marketing?

4 KOTLER, Philip. Management Marketing,
O QUE É MARKETING? MARKETING É UM PROCESSO PELO QUAL INDIVÍDUOS E GRUPOS OBTÊM O QUE NECESSITAM E DESEJAM ATRAVÉS DA CRIAÇÃO, OFERTA E TROCA DE PRODUTOS DE VALOR COM OUTROS. KOTLER, Philip. Management Marketing,

5 “Marketing é a ciência da troca”
Renato Telles – B2B Marketing Empresarial – Editora Saraiva

6 “Olhar o mercado com os olhos
do mercado.” Victor Aguiar

7 Planejamento de marketing Implementação de marketing
O profissional de marketing atua em quatro áreas de atividades: Análise de marketing Planejamento de marketing Implementação de marketing Controle de marketing

8 PRODUTO – CICLO DE VIDA Vendas Tempo
Introdução Crescimento Maturidade Declínio e saturação

9

10 Para Juran & Gryna (1991) apud Paladini (2000):
“Qualidade é adequação ao uso”. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO (QS) AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PRODUTO (QP) SATISFAÇÃO DA TRANSAÇÃO (TSAT) AVALIAÇÃO DO PREÇO (P)

11 ESPERADO RECEBIDO SATISFAÇÃO DO CLIENTE MAIOR MENOR Para Kotler (2001): “A satisfação do cliente é função da qualidade esperada em relação a qualidade recebida”.

12 FATORES QUE INFLUENCIAM A FORMAÇÃO DAS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES
COMUNICAÇÃO BOCA A BOCA EXPERIÊNCIA ANTERIOR COMUNICAÇÕES EXTERNAS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES

13 PESQUISA DE MERCADO - ETAPAS
1) Reconhecimento e formulação de um problema de pesquisa 2) Planejamento da pesquisa 3) Execução da pesquisa 4) Comunicação dos resultados Planejamento da pesquisa Definição dos objetivos Estabelecimento das questões ou das hipóteses Determinação das fontes de dados Determinação da metodologia Cronograma e orçamento Redação do projeto de pesquisa

14 PESQUISA DE MERCADO - ETAPAS
Tipos de dados PRIMÁRIOS Aqueles que não foram antes pesquisados. Pessoas. SECUNDÁRIOS Aqueles que já foram coletados. Publicações. Métodos de coleta PRIMÁRIOS Comunicação / Observação.

15 PESQUISA DE MERCADO - TIPOS
1) PESQUISA EXPLORATÓRIA “Indicada quando o pesquisador tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o fenômeno”. Mattar Métodos Levantamento de fontes secundárias (Levantamentos bibliográficos, documentais, estatísticos e de pesquisas já realizadas) Levantamento de experiências (Pessoas com notório conhecimento) Estudos de casos selecionados Observação informal

16 PESQUISA DE MERCADO - TIPOS
2) PESQUISAS CONCLUSIVAS “Possuem objetivos bem definidos, procedimentos formais, são bem estruturadas e dirigidas a solução de problemas ou avaliação de alternativas de cursos de ação”. Mattar A) Descritivas MÉTODOS Entrevistas pessoais Entrevistas por telefone Questionários pelo correio Questionários pessoais Observação B) Causais MËTODOS Experimentação Teste de marketing


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