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Estratégia Mercadológica
Unidade 3 Sistema de Informação de Marketing - SIM Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Sistema de Informação de Marketing (SIM)
Objetivo Aprender os quatro componentes de um Sistema de Informação de Marketing: sistema de dados ou registros internos; sistema de inteligência de marketing; sistemas de pesquisa de marketing; sistema de apoio a decisões de marketing, bem como conhecer os preceitos éticos inerentes ao SIM. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
Sistema: “Reunião coordenada e lógica de princípios ou idéias relacionadas de modo que abranja um campo do conhecimento (...)” (FERREIRA, 1999, p. 603). Informação: “dados que foram organizados e ordenados de forma coerente e significativa para fins de compreensão e análise para a pessoa que os recebe” (LACOMBE, 2009, p. 349). Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Decisões e comunicações de Marketing
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING GERENTES DE MARKETING Desenvolvimento da Informação AMBIENTE DE MARKETING Identificação das Necessidades de Informação Registros Internos Inteligência de Marketing Mercados- alvo Canais de Marketing Concorrentes Públicos Forças do Macroambiente Análise Planejamento Organização Distribuição da Informação Análise da Informação Pesquisa de Mercado Controle Decisões e comunicações de Marketing (SANDHUSEN, 2003, p. 142)
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Componentes de um S.I.M. Sistema de Registros Internos Sistema de Inteligência de Marketing Sistema de Pesquisa de Marketing Sistema de Apoio às Decisões de Marketing Fonte: Adaptada de Churchill Jr. e Peter (2000, p )
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Sistema de Informação de Marketing
Subsistemas do SIM I - Sistema de Registros Internos É um sistema de informação básico, que registra as informações relacionadas ao ciclo de pedido e de pagamento, como informações de vendas, pagamentos, recebimentos, estoques e relatórios de vendas. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Sistema de Informação de Marketing
II - Sistema de Inteligência de Marketing Conjunto de procedimentos e fontes usados para obter informações diárias sobre os desenvolvimentos pertinentes no ambiente de marketing. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Sistema de Informação de Marketing
III - Sistema de Pesquisa de Marketing É a ferramenta de gestão que abastece o profissional de marketing com informações-chave para a tomada de decisão. Questões elementares para se elaborar uma pesquisa de marketing. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Sistema de Pesquisa de Marketing
Questões Por que fazer uma pesquisa? Que pesquisa deve ser feita? Vale a pena realizar a pesquisa? Como a pesquisa deve ser projetada? O que faremos com a pesquisa? Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Identificação de Problemas Objetivos das Pesquisa de Marketing
Solução de Problemas Objetivos das Pesquisa de Marketing Potencial de mercado Participação de mercado De imagem Características do Mercado Tendências dos negócios De segmentação De produto De preços De promoção De distribuição Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Tipos de Pesquisas de Marketing
Pesquisa de Marketing Pesquisa Exploratória Pesquisa Conclusiva Pesquisa Descritiva Pesquisa Causal Pesquisa Transversal Pesquisa Longitudinal Pesquisa Transversal Única Pesquisa Transversal Múltipla Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Sistema de Informação de Marketing
IV- Sistema de Apoio de Decisão de Marketing Fornece as informações para o dirigentes de marketing tomarem decisões. Conjunto de coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware que dão sustentação à decisão de marketing. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Éticas no S.I.M. Ética nos negócios; Ética em marketing;
Ética na pesquisa de mercado; Ética na gerência do composto mercadológico; Ética na auditoria e no controle de marketing; e, Ética no marketing internacional. (KOTLER, 1998; CAMPOMAR; IKEDA, 2006)
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Irresponsabilidades Éticas
Trapaça: aproveitar-se da escassez do produto para cobrar valores exorbitantes; Engano: ludibriar o comprador ou consumidor em relação às características do produto; Injustiça: aproveitar-se da necessidade urgente do produto ou serviço, como em caso de emergência, e cobrar valores exorbitantes.
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Irresponsabilidades Éticas
Desonestidade: determinação incorreta de preços em licitações ou concorrências públicas; Ponta de estoque: cobrar o mesmo preço que o mercado em geral, quando os consumidores esperam descontos maiores que os do varejo comum; Propaganda enganosa: propaganda de preços que induzem o consumidor a pensar que a vantagem é maior do que ocorre na realidade.
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Estratégia Mercadológica
Unidade 3 Sistema de Informação de Marketing – SIM Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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