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PublicouRosângela Esther Pacheco Morais Alterado mais de 6 anos atrás
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Comissão Parlamentar de Inquérito
07 de Maio de 2014
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Situação ENVC em 16 Agosto 2011
Constrangimentos
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Constrangimentos – Situação Patrimonial em Agosto 2011
Capitais Próprios Negativos - 82 M€ Passivo Total – 255 M€ Financiamentos – 162 M€ Adiantamentos de Clientes – 27 M€ Contingências – 15 M€ Outros Credores – 14 M€ Fundo de Pensões – 12 M€ Dividas a Fornecedores – 8 M€ Divida á Atlanticoline de 7 M€ Divida á Parpública (arrendamento) – 1,4 M€ (2008 – 2010) Penhora de 2 Guindastes a favor da autoridade tributária Capitais Próprios negativos, logo tinha que se financiar
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Constrangimentos – Fundo de Pensões
Gestão do Fundo por BPI Pensões: 0,5ME/ano e Trabalhadores sem contribuição
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Constrangimentos – Fundo de Pensões
“De forma a poder cumprir com o nível mínimo de financiamento exigido pelo Instituto de Seguros de Portugal, é necessário efectuar uma contribuição no valor de € mais a contribuição anual prevista no Plano de Amortização, no montante de €.” In Estudo Atuarial 2011 elaborado pelo BPI Pensões em Janeiro de 2012
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Evolução dos Endividamento Total
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Origem do Endividamento
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Financeira e Patrimonial
Situação Financeira e Patrimonial
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Evolução dos Resultados Operacionais e Líquidos
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Evolução do Capital Próprio
2009: imparidades e ATLANTIDA / ANTICICLONE
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Evolução do Passivo
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Resultados Operacionais vs Gastos com Pessoal (per capita)
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Valor Acrescentado Bruto (per capita)
VAB = Vendas + Prest. Serviços + Var. Produção + Trab. Empresa + Prov. Supl. + Subsidios – Custos dos Materiais – Forn. Serv. Externos
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Atlântida e Anticiclone
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Principais Consequências
Concluído em 2009 e recusado pelo armador (atlAnticoline) Custos Totais ( Atlântida – 58,3 M€ / anticiclone – 15,5 M€) Endividamento bancário de 37 M€ com Juros Anuais de 2,5 M€ Custo anual de imobilização com o navio atlântida até 1,0 M€ Perda de validade dos certificados de garantia dos diferentes equipamentos Custos de Imagem INquantificáveis Numa 1ª fase: Junto do mercado de construções e Junto da banca Numa 2ª Fase :Degradação do valor de mercado do navio ANTICICLONE: Blocos construídos - venda como sucata; equipamentos: concurso público / ATLANTIDA: Concurso publico de venda em curso
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Principais Consequências
o acordo global celebrado entre os ENVC e a AtlânticoLine, estipulava : Pareceres E RECOMENDAÇÕES (Técnicos e JURíDICOS) Pagamento de 40 M€ à AtlânticoLine 32 M€ foram pagos no momento da assinatura do acordo - 23/12/2009 4 M€ a pagar até 31/12/2010 2 M€ a pagar até 31/12/2011 2 M€ a pagar até 31/12/2012 Por manifestas dificuldades financeiras, ENVC pagaram até à data 2 M€ do restante. Á data o valor da divida é de 6 M€ ao qual podem acrescer juros de mora
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ALIENAÇÃO DO NAVIO FERRY ATLÂNTIDA
2011/2014 – Visitas/pedidos informações ( aprox. 60) – CA aprovou lançamento Procedimento Concurso – Lançamento do Concurso – Abertura Propostas/Relatório preliminar do Júri – Receção Documentação em falta/Relatório do Júri - Convite do Júri para envio de BAFO - Abertura da BAFO/Relatório do Júri - Decisão do CA / ENVC
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Rentabilidade das Construções
PORQUE PERDIA A EMPRESA DINHEIRO ?
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Rentabilidade dos Navios Entregues
Entre 2003 e 2013 foram entregues 22 Navios Melhor resultado Navio Hotel entregue em 2005: € Margem 6 % Pior resultado Navio Químico entregue em 2004: € Margem % Resultado Global dos 22 Navios Resultados Totais: € Margem Global: - 19 %
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Rentabilidade dos Navios Entregues
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Resultados dos Navios Cancelados
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Contrapartidas : 12 Navios – Resultado: - 39 M€
Origens dos Contratos de Construção Entregues Contrapartidas : 12 Navios – Resultado: - 39 M€ Estado Português: 3 Navios – Resultado: - 23 M€ Mercado : 7 Navios – Resultado: - 42 M€
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Construções Militares
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Navios Militares
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SINOPSIS DE PONTOS CHAVE (1)
Continuidade da Actividade de Reparação Naval Garantir Condições para Concluir /Entregar os 2 NPO Recuperar Confiança nos Fornecedores dos NPO Garantir Condições para cumprir Contrato Asfalteiros Garantir Colocação de Compras Chave para Asfalteiros Garantir Manutenção do Navio Ferry Atlântida Link a potenciais interessados no Ferry (visitas, inspeções,..) Garantir a Aplicação de Transparência nos Procedimentos Garantir, em permanência, gestão controlada Redução Custos
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SINOPSIS DE PONTOS CHAVE (2)
Garantir Estabilidade Social na Empresa Garantir Atempadamente Pagamento de Salários Garantir com Sucesso um PLANO SOCIAL Garantir solução para optimizar nível de empregabilidade, via Procedimento de Subconcessão Assegurar manutenção de Competências Manter “viva” a preparação de Propostas de Construções Implementar com êxito Gestão de Acervo Histórico
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Comissão Parlamentar de Inquérito
O7 de Maio de 2014
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