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Percepção e Fund. Das Artes Visuais

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Apresentação em tema: "Percepção e Fund. Das Artes Visuais"— Transcrição da apresentação:

1 Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Aula 001 Psicodinâmica das Cores na Comunicação

2 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação As cores são informações visuais que definem como nosso cérebro interpreta a luz ao vermos algum objeto ou região iluminados. A cor existe, porque a luz existe. São radiações eletro-magnéticas que se propagam em ondas.

3 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação As cores podem produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e podem atuar como estimulante ou perturbador na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos.

4 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação O estudo das cores na comunicação e no marketing permite conhecer sua potência psíquica e aplicá-la como poderoso fator de atração e sedução para identificar as mensagens publicitárias sob todas as formas:

5 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação • apresentação de produtos; • embalagens; • logotipos; • cartazes; • comerciais; • anúncios; etc.

6 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação A cor de apresentação deve estar de acordo com o caráter e a qualidade do conteúdo/conceito e deve ser ajustado com os requerimentos psicológicos e culturais do público a que se destina.

7 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação A linguagem da cor é um meio atrativo que atua sobre o subconsciente dos consumidores, permitindo sua utilização alinhada com os objetivos estratégicos dos produtos e das empresas.

8 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação Sobre o indivíduo que recebe a comunicação visual, a cor exerce uma ação tríade: • impressionar (estímulo visual); • expressar (provoca uma emoção); • construir (tem um significado próprio).

9 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação Vale ressaltar que a cor é uma linguagem individual. O receptor reage a ela subordinado as suas condições físicas (sensação) e às suas influência culturais (percepção). Ela possui uma sintaxe que pode ser transmitida, isto é, ensinada.

10 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação Círculo cromático

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Círculo cromático

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Círculo cromático

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Círculo cromático

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cores-luz primária São as cores não materializadas, ou seja são radiações de luz emitidas por meio dos monitores de TV, computadores e vídeo. São primárias porque estão sendo visualizadas em sua carga máxima de luz.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cores-luz primária » Espectro Aditivo É o resultado da junção de irradiações luminosas. Por meio da adição das três irradiações de luz: vermelha (Red), verde (Green) e azul. (Blue), num mesmo instante obtém-se o branco. Na ausência das luzes obtém-se o preto.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cores-luz primária

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cores-pigmento primária É a forma materializada das cores que formam as tintas, para impressão de peças gráficas, por exemplo.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cores-pigmento primária » Espectro Subtrativo É quando misturamos pigmentos coloridos e estes funcionam como seletores ou filtros de luz. Processo utilizado em gráficas e empresas de fotolito. Aqui as três cores primárias são: azul, vermelho, amarelo. A mistura desses pigmentos com o preto produzem uma infinita combinação de cores.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cores-pigmento primária

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Significado das cores Derivando de hábitos sociais estabelecidos durante longo espaço de tempo, fixam-se atitudes psicológicas que orientam inconscientemente inclinações individuais. OBS.: A INTERPRETAÇÃO DA COR PODE SER UMA REFERÊNCIA

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Significado das cores COR OBJETO SIGNIFICADO Branco Vestido de noiva Pureza Preto Noite Desconhecido Cinza Fumaça Tristeza Vermelho Sangue Excitação Rosa Vestido feminino Graça, Ternura Azul Enxoval bebê (M) Pureza, fé, honra

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Significado das cores Esses significados ficam de tal forma enraizados na cultura que vemos o emprego de sensações visuais para definir estados emocionais ou situações vividas pelo indivíduo. Algumas frases comuns:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Significado das cores • De repente, a situação ficou “preta”; • Fulano estava “roxo” de raiva; • Ela sorriu “amarelo”; • O susto foi tão grande que ela ficou “branca”; • Estava “vermelha” de vergonha; • Estou “verde” de fome.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Significado das cores E outro uso da cor, no campo da prevenção de acidentes por exemplo, tendo os sinais de trânsito com conotações facilmente verificáveis, por convenção:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Significado das cores Cor Significado vermelho Alarme, perigo amarelo Atenção verde Segurança, livre

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Significado das cores Para analisar os efeitos de sentido provocado pelas cores, é preciso ter em conta que elas provocam sensações polarizadas (positivas ou negativas).

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Comunicação / Publicidade A determinação do uso da cor na publicidade está relacionada à persuasão do consumidor e à psicologia da cor.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Comunicação / Publicidade Cada cor possui uma expressividade que remete ao observador alguma coisa. O uso da cor está relacionado à mensagem que o produto/serviço tem a oferecer. As cores possuem como princípio a qualidade de captar a atenção imediata do consumidor.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação É a Psicologia da Cor, isto é, as sensações percebidas por nós quando a vemos isolada ou combinada.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação • Produz diversas mudanças corpóreas (aumento involuntário da respiração e do fluxo sanguíneo; influencia no estado de espírito, de humor e de saúde);

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação • Produz mudanças em nosso comportamento e atitudes;

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação • Pode ser associada a diversos simbolismos e códigos de expressão artística e de comunicação visual, num processo de caráter universal.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação As cores podem ter significados e provocar sensações diferentes:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Branco: Indica neutralidade, vida quando associada à alimentação (leite), liberdade; mas por outro lado, remete a cor dos fantasmas e dos espíritos.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Branco: Associação material: batismo, casamento, cisne, lirio, primeira-comunhão, neve, nuvens em tempo claro, areia clara.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Branco: Associação afetiva: ordem, simplicidade, limpeza, bem, otimismo, piedade, paz, pureza, inocencia, dignidade, afirmacao, modestia, deleite, despertar, infância, alma, harmonia, estabilidade, divindade, alegria.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Amarelo: Visível à distância, estimulante. Imprecisa: Pode produzir vacilação e dispersar a atenção do indivíduo. Não é uma cor motivadora. Indicada para aplicação de anúncios que indiquem luz. Não é aconselhável utilizar a cor em superfícies muito extensas.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Amarelo: Associação material: flores grandes, terra argilosa, palha, luz, topázio, verão, limão, chinês, calor de luz solar.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Amarelo: Associação afetiva: iluminação, conforto, alerta, ciúme, orgulho, esperança, idealismo, egoísmo, inveja, ódio, infância, espontaneidade, variabilidade, euforia, originalidade, expectativa, alegria, ação, poder, dinamismo, impulsividade, irritação, covardia. Também conectada à prosperidade, riqueza e à divindade por associação ao dourado.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Amarelo:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Laranja: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, porém possui efeitos semelhantes com resultados mais moderados.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Laranja: Associação material: ofensa, agressão, competição, operacionalidade, locomoção, outono, fogo, pôr-do-sol, luz, chama, calor, festa, perigo, aurora, raios solares, robustez.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Laranja: Associação afetiva: desejo, excitabilidade, dominação, sexualidade, força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, advertência, tentação, prazer, senso de humor, movimento, aconchego, intelectualidade, desamparo, insegurança.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Laranja:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Vermelho: Traz referência com a alimentação, energia e fluxo (sangue), além de acolhimento (fraternidade). Pode remeter à proibição e à revolução.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Vermelho: Associação material: rubi, cereja, guerra, lugar, sinal de parada, perigo, vida, Sol, fogo, chama, sangue, combate, lábios, mulher, feridas, conquista.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Vermelho: Associação afetiva: dinamismo, força, energia, revolta, movimento, barbarismo, coragem, esplendor, calor, intensidade, paixão, vulgaridade, poder, vigor, glória, violência, excitação, ira, interdição, emoção, ação, agressividade, extroversão, sensualidade.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Vermelho:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Verde: Estimulante, mas com pouca força sugestiva. Mistura do amarelo e azul, contém a dualidade do impulso ativo e a tendência ao descanso e relaxamento.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Verde: Associação material: umidade, frescor, primavera, bosque, águas claras, folhagem, mar, verão, planície, natureza.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Verde: Associação afetiva: bem-estar, paz, saúde, tranquilidade, segurança, crença, firmeza, coragem, desejo, descanso, liberalidade, tolerância, esperança, amizade, equilíbrio.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Verde:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Azul: significa sobriedade, sofisticação, inspiração, profundidade e está de acordo com a idéia de liberdade e de acolhimento. Designa infinito, inteligência, recolhimento, paz, descanso, confiança, segurança. Grande poder de atração. Neutralizante nas inquietações do indivíduo. O céu é azul e por isso é a cor do divino, do eterno. Indicado para produtos como planos de saúde e seguros.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Azul: Associação material: montanhas longínquas, frio, mar, céu, gelo, masculinidade, tecnologia, águas tranquilas.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Azul: Associação afetiva: espaço, viagem, verdade, sentido, afeto, intelectualidade, paz, advertência, precaução, serenidade, infinito, meditação, confiança, amizade, amor, fidelidade, sentimento profundo.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Azul:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Violeta: Acalma o sistema nervoso. Quando combinado com outras cores pode ampliar as sensações. Pode causar entristecimento também. Cor que possui bom poder sonífero, podendo gerar desinteresse pelo mundo em que vivemos se utilizado em tons fortes. O violeta estimula o lado artístico das pessoas.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Violeta: Associação material: enterro, alquimia, noite, igreja, aurora, sonho, mar profundo.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Violeta: Associação afetiva: engano, miséria, calma, dignidade, autocontrole, violência, furto, agressão, fantasia, mistério, profundidade, eletricidade, dignidade, justiça, egoísmo, grandeza, misticismo, espiritualidade, delicadeza, calma.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cinza: cor neutra que representa resignação e neutralidade. Indica Discrição. Usado para atitudes neutras e diplomáticas.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cinza: Associação material: pó, chuva, ratos, neblina, máquinas, mar sob tempestade, cimento – edificações.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cinza: Associação afetiva: tédio, tristeza, decadência, velhice, desânimo, seriedade, sabedoria, passado, finura, pena, aborrecimento, carência, vital, maturidade, medo, negatividade, estresse, fadiga, elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza, aspereza.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cinza:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Preto: Sóbrio, masculino, impessoal, sofisticado e requintado, mas também remete a morte, destruição, tremor, vida interior sombria e depressiva. OBS.: Cor pouco utilizada em publicidade, pois remete à sensações negativas, tais como frustração. Mas pode indicar sobriedade também.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Preto: Associação material: sujeira, sombra, funeral, noite, carvão, fumaça, condolência, morto, fim, coisas obscuras, poder, sofisticação, formalidade, medo, anonimato, segredo, música de som estridente.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Preto: Associação afetiva: mal, miséria, pessimismo, sordidez, tristeza, desgraça, dor, temor, negação, melancolia, opressão, angústia, renúncia, intriga.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Preto:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Marrom: Ao marrom se associa a cor da pele morena, sendo na Antiguidade a cor feminina, a cor da terra e da fecundidade.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Marrom: Associação material: terra, águas lamacentas, outono, doença, sensualidade, desconforto.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Marrom: Associação afetiva: pesar, melancolia, resistência, vigor.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Rosa: As qualidades atribuídas à cor rosa são consideradas tipicamente femininas.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Rosa: Associação material: feminino, infantil.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Rosa: Associação afetiva: encanto, amor, inocência, suavidade, ternura.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cores Nobres – Prata e Dourado: Representam valor e dignidade. Passam a sensação de status e prestígio. Aplicados em anúncios de luxo. Expressa sofisticação em nobreza.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cores Nobres – Prata: Pela proximidade com o branco, o azul e o cinza, gera efeitos de sentido de frieza e distanciamento. A cor prata carrega os sentidos do luxo e da solenidade, remete a sofisticação moderna, a tecnologia. E signo de atualizacao, modernidade e requinte.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cores Nobres – Dourado: Tem associações vinculadas a dinheiro, luxo e até felicidade. No simbolismo cristão, é signo do sagrado. A fama e o glamour tambem estão intimamente conectados a cor ouro.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Cores Nobres – Prata e Dourado:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores: Potencializa os efeitos de sentido que têm nos observadores. Dá significação mais ampla à percepção do indivíduo. A combinação pode ser por proximidade nos tons, como vermelho e rosa, ou por aproximação de significação, como vermelho e amarelo.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores – Azul e Branco • Combinação estimulante. • Predispõe o observador à simpatia. • Oferecem a sensação de segurança e estabilidade no produto.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores – Azul e Vermelho • Estimulante da espiritualidade. • Combinação delicada. • Maior eficiência na Publicidade.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores – Azul e Vermelho

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores – Azul e Vermelho

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores – Azul e Preto • Sensação de Antipatia. • Deixa o indivíduo preocupado. • Desvaloriza a mensagem publicitária.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores – Vermelho e Verde • Estimulante, porém possui pouca eficiência na publicidade. • Usada na Publicidade quando ligada à produtos rurais.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores – Vermelho e Amarelo • Estimulante. • O vermelho gera fome e o amarelo gera ansiedade. • Gera no indivíduo necessidade de “se apressar”.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores – Vermelho e Amarelo

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores – Verde e Amarelo • Produz atitude passiva nas pessoas. • Pouco eficaz na publicidade (mundial); • No Brasil, remete a elementos da identidade cultural.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores – Verde e Amarelo

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Combinações de cores – Roxo e Variações • Roxo + Vermelho: Sensação de Calor. • Roxo + Amarelo: Luminosidade. • Roxo + Laranja: Calor. • Roxo + Azul: Sensação de Frio. • Roxo + Verde: Arejado.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Parâmetros básicos da cor Matiz: refere-se à identidade essencial de uma cor – vermelho, violeta, laranja, amarelo, etc.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Parâmetros básicos da cor Saturação: descreve sua intensidade. Uma cor saturada é muito mais intensa ou vibrante. Cores com menor saturação são entendidas como opacas ou atenuadas.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Parâmetros básicos da cor Valor: É a quantidade de luminosidade presente na cor. Adiciona-se a escala acromática (escala dos cinzas). Matizes próximas do branco são consideradas com valor alto ou Luminosas; Matizes próximas do preto são consideradas com valor baixo ou com Sombra.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Parâmetros básicos da cor Luminosidade Mais Luminosidade + Mais Positividade nas Sensações Mais Sombra + Sensações menos positivas

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Parâmetros básicos da cor Temperatura: Sensação transmitida pela cor, dando a impressão de ser:

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Parâmetros básicos da cor Temperatura: Quentes: Possuem uma vibração muito intensa; Tendem a avançar (saltar) e vibrar; Compostas pela derivação do laranja, vermelho e amarelo.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Parâmetros básicos da cor Temperatura: Frias: Quando predominam, dá um caráter emotivo a imagem; Tendem a retrair (encolher); Compostas pela derivação do azul, roxo e verde.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Parâmetros básicos da cor Temperatura: Neutras: Não há predomínio de tonalidades quentes ou frias; Compostas pela mistura com o preto, branco, cinza.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Parâmetros básicos da cor Temperatura: Veja o exemplo, se compararmos o verde na primeira fileira, parece mais frio. No entanto, na fileira abaixo parece mais quente Uma mesma cor pode ser considerada quente ou fria, dependendo do contraste a que for submetida.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Parâmetros básicos da cor Contraste O mesmo laranja, sobre fundo vermelho, parece mais amarelado e mais claro que sobre fundo amarelo. Em contraste com vermelho e com azul, o mesmo violeta parece mais azulado e mais escuro no primeiro caso.

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Parâmetros básicos da cor Contraste Fundos muito escuros aumenta os contrastes das cores. Fundos claros e brancos diminuem os contrastes e prejudica leitura de cores claras.

102 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação Significado das cores DIMENSÃO (porque aumenta e diminui, aparentemente, os ambientes). PESO (porque torna, aparentemente, os volumes mais leves ou pesados). ILUMINAÇÃO (porque absorve uma parte da luz recebida e reflete outra).

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Psicodinâmica das Cores na Comunicação Significado das cores TEMPERATURA (porque imprime a ideia subjetiva de “quente” e “frio”). SIMBOLISMO (porque se relaciona com as tradições). EMOÇÃO (porque se associa diretamente ao nosso psiquismo).

104 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação É na captação desse fenômeno que a Publicidade se apóia para realizar sua função primordial: • contribuir para a venda; • construir uma imagem; • perpetuar o interesse.

105 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Psicodinâmica das Cores na Comunicação 01. Trazer anúncio (ou outra peça publicitária) onde as cores acentuem as propriedades do produto anunciado. - Trabalho realizado em dupla (0,5 ponto) 02. Trazer um anúncio da mídia onde exista contraste de cores. Defina esse contraste. - Trabalho Individual (0,5 ponto).

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