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Reflexões sobre a ética

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Apresentação em tema: "Reflexões sobre a ética"— Transcrição da apresentação:

1 Reflexões sobre a ética
Situação de caso empresarial com valores vitais: Comportamento anticoncorrencial – Cartel de agentes/distribuidores em licitação pública Facilitador, bem-vindo à Situação de comportamento anticoncorrencial do Programa de treinamento gerencial da Tyco. Veja abaixo algumas dicas úteis para preparar-se para a sessão. Lista de verificação da sessão Determine o número de participantes da oficina. Localize e reserve uma sala de aula ou de conferência adequada para a oficina. Se for usar o projetor LCD e flip charts, faça o pedido/reserve-os. Imprima a apresentação e qualquer outro material que você planeja usar durante a sessão. Notifique os participantes da oficina e do local da sessão. Dia da sessão Chegue na sala de aula ou de conferência da oficina com antecedência para organizar o material da sessão e verificar o equipamento. Verifique se está com todo o material da sessão. Cumprimente os participantes ao chegarem.

2 Comportamento anticoncorrencial: resumo de caso
Um de nossos melhores distribuidores dirigiu-se a uma gerente da Tyco com uma proposta extra-oficial. O distribuidor afirma ser capaz de aumentar nossa margem de 25% para 40% em um produto. A gerente está evidentemente interessada e pergunta como isso pode ser feito. O distribuidor explica que um grupo de colegas seus de parte de concorrentes locais formaram uma “família”, e que para cada oferta de cliente que entra, eles decidirão tacitamente entre si quem enviará a oferta mais baixa. O distribuidor explicou à gerente que ela só precisaria comparecer a uma reunião e levar ao conhecimento do grupo que a Tyco estaria participando nessa estratégia. A gerente passou por treinamento de concorrência leal, mas concluiu que, contanto que não fosse "cartel de licitação" da Tyco, tudo bem. Ela decidiu se fazer passar por seu gerente geral.

3 Comportamento anticoncorrencial: pontos de partida para discussões
O que você faria se fosse: A gerente? O gerente geral? Quais são as responsabilidades: da gerente? do gerente geral? Quais são os possíveis problemas e consequências envolvidos nessas ações? As circunstâncias seriam diferentes se: a conversa inicial fosse em uma grande reunião de vendas em vez de extra- oficialmente? a gerente não precisasse comparecer à reunião e anunciar a participação da Tyco? o aumento da margem fosse resultante de uma nova promoção de marketing e eles desejassem um desconto de 5% sobre o produto (sem que houvesse acordo entre os concorrentes)? Notas do facilitador: Quais são as responsabilidades do gerente e do gerente geral? Ambos devem simplesmente recusar. Embora a margem ampliada seja desejada, esse arranjo é inaceitável e ilegal porque o distribuidor interfere na liberdade de mercado ao participar de cartel de licitação pública. Não poderá haver nenhum arranjo de terceiros em nosso nome com o qual não possamos ter acordo direto. Se o gerente dirigir-se ao gerente geral com esse sinal vermelho e eles ficarem em dúvida sobre o que fazer, deverão entrar em contato imediatamente com o Departamento jurídico. Quais são os possíveis problemas e consequências envolvidos nessas ações? Houve aqui um acordo de terceiros em nosso nome para fraudar o mercado e eliminar a concorrência. Isso pode acarretar penalidades criminais e civis para a Tyco (não apenas para o representante), e as pessoas que entraram em acordo com esse esquema poderão estar sujeitas a punição. Está havendo muitos casos de concorrência leal de alta visibilidade ultimamente. Isso pode ter um impacto negativo enorme sobre reputação e marca. As circunstâncias seriam diferentes se a conversa ocorreu em uma grande reunião? Não Mesmo que dê a impressão de ser mais “transparente”, essa conduta é imprópria, seja qual for a forma de comunicação. a gerente não comparecesse à reunião? Não. Tão logo recebemos um alerta de sinal vermelho sobre alguém que está nos representando nos negócios, temos uma obrigação positiva de proteger nossa empresa contra esse comportamento ilegal e expor ao Departamento jurídico. o aumento fosse resultante de uma nova promoção de marketing? Pode haver formas legítimas de um distribuidor aumentar a margem e ser compensado por isso. Entretanto, se por qualquer motivo você suspeitar de que o meio usado para obter aumento de margem é impróprio ou ilegal, o envolvimento do Departamento jurídico é essencial.

4 Comportamento anticoncorrencial: diretrizes
A política da Tyco sobre antitruste/concorrência leal se estende às ações de terceiros que nos representam. Ao lidar com concorrentes, todos os tipos de conduta a seguir podem infringir as Regras antitruste: fixação de preços; indicação de preços; alocação de mercados, territórios ou clientes de produto; cartelização de licitação pública; boicotes grupais; recusas combinadas de negociação e limitações de quantidade e qualidade de produtos ou serviços. Consulte a política antitruste da Tyco para obter mais orientação.

5 Comportamento anticoncorrencial: lições aprendidas
Precisamos estar vigilantes para garantir que consigamos prevenir o comportamento anticoncorrencial por parte dos funcionários da Tyco e de terceiros que nos representem nas operações. Essas ações podem abalar a reputação da Tyco e nossos esforços para operar com alta integridade. Se alguma vez você detectar sinais vermelhos ou estiver em dúvida sobre as ações de um representante, entre em contato com o Departamento jurídico imediatamente para que a situação seja resolvida de forma adequada. Ouça os seus brios. Se o seu instinto lhe diz que algo está errado, encaminhe perguntas, sinalize para o seu gerente e envolva o Departamento jurídico.

6 Levantando uma preocupação
É importante ajudar a preservar nossos valores vitais e nossa reputação. Se você perceber uma ação que o incomode ou lhe pareça imprópria, há várias opções para você repassar uma preocupação. Elas são: Supervisores Representantes de recursos humanos Departamento jurídico O Escritório do Ombudsman ou o ConcernLINE Site do Centro de questões vitais da Tyco* ( *NOTA: os funcionários na França, Bélgica, Alemanha e Espanha devem relatar as preocupações relacionadas às finanças somente ao relatarem questões no site do ConcernLINE ou do Centro de questões vitais da Tyco. 6


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