A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP"— Transcrição da apresentação:

1 Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP
PROCESSOS REFLEXIVOS Tom Andersen Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP

2 Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP
Equipe Reflexiva Início em 1985 na Noruega, Tromso, com uma proposta inovadora de Tom Adersen e sua equipe. Durante um atendimento feito por um médico em treinamento, a uma família em situação de miséria e pessimismo. Troca das luzes e do som da sala de espelho e a equipe reflete sobre algumas idéias. Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP

3 Equipe Reflexiva – influências teóricas
Bateson (1972): a diferença que faz a diferença Grupo de Milão na déc. 80 – Perguntas sobre diferenças Bulow-Hansen e demais fisioterapeutas da equipe – trabalho com a respiração/tensão. Estimulação manual deve ser forte suficiente para produzir uma resposta (fazer a diferença), mas não excessivamente forte (dor) ou fraca (nenhuma mudança). Linguagem comum, fora-do-comum ou muito fora-do-comum. Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP

4 Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP
Pessoas como parte de relações. Pessoas vistas como um todo, com sua organização (Maturana, 1978; Maturana e Varela, 1987) Sistema observante – Von Foerster, 1979 Qualquer descrição ou explicação é dependente do observador. Muitas descrições são possíveis e válidas. Glasersfeld – realidade interdependente do observador Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP

5 Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP
Sentir, conhecer, agir- processo interno contínuo Diálogos internos Pausas para falar, refletir e escutar Harold Goolishian – prestar atenção realmente no que as pessoas estão dizendo Harlene Anderson, Lynn Hoffman e Peggy Penn – diálogos para construção de novos significados Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP

6 Equipe Reflexiva – como funcionava
Observadores atrás do espelho Atentos à linguagem, metáforas Pergunta-se como descrever o assunto tratado de outra forma* Após ouvir a família (ou pessoas que consultam), a equipe pergunta se querem ouví-la. Caso aceitem, a equipe entra (ou acende a luz) e fala entre si sobre suas idéias e deixam perguntas, reflexões. Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP

7 Equipe Reflexiva – como funcionava
* Novas versões, geralmente curiosas, não instrutivas; que qualifiquem as partes, que expressem o que sentiram, algo semelhante que tenham vivido; uma história curta, metáfora ou música. Enquanto isso, profissionais e família (grupo, casal...) estabelecem um diálogo interno; quem sabe reflexões. Logo em seguida a equipe encerra a conversação, sai da sala (ou apaga a luz). Terapeutas perguntam se há algo que queiram comentar sobre o que foi falado na equipe; se algo lhes tocou, como se sentiram. Terapeutas não deixam, porém, que nova sessão se inicie; que contem acontecimentos. Ajuda as pessoas a identificarem algo que lhes tenha feito sentido. Encerra-se a sessão. Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP

8 Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP
Processos Reflexivos Ampliação do uso da equipe reflexiva Equipe Reflexiva bidirecional (Cerveny) Teatro Reflexivo de Fantoches (Johannensen, Rieber, Trana, 2000) Terapia Familiar com crianças em contexto narrativo (Grandesso, 2000) Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP


Carregar ppt "Marianne Ramos Feijó - PUCSP/FAMERP/UNIFESP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google