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Prof. Fabio de Mello Enfermagem – UDC

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Apresentação em tema: "Prof. Fabio de Mello Enfermagem – UDC"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Fabio de Mello Enfermagem – UDC
Ética Profissional Prof. Fabio de Mello Enfermagem – UDC

2 Ética "Todo comportamento tem suas razões. A Ética é simplesmente a razão maior" David Hume

3 A ética na profissão Todas as profissões requerem o proceder ético. Isso explica a disseminação dos chamados códigos deontológicos de muitas categorias profissionais. Deontologia é a teoria dos deveres. Deontologia profissional se chama o complexo de princípios e regras que disciplinam particulares comportamentos do integrante de uma determinada profissão.

4 Ética Profissional Profissão: “trabalho que se pratica com habitualidade a serviço de terceiros”, o seja, “prática constante de um ofício.” A profissão tem função para o indivíduo e para a sociedade. “É na profissão que o homem pode ser útil a sua comunidade e nela se eleva e se destaca, na prática dessa solidariedade mecânica.” O profissional deve sempre estar a serviço do social, não dando prioridade a seus interesses pessoais.

5 Ética Profissional: Conjunto dos princípios morais fundamentais do certo ou errado. É a maneira pela qual o ser humano se conduz no desempenho de suas funções, obedecendo os princípios que regem a moral, o respeito, o conhecimento, o sigilo profissional, o relacionamento e a caridade humana.

6 Ética Profissional Apenas competência técnica não é suficiente para definir um indivíduo como um bom profissional: para que seja transmitida uma imagem de qualidade, o exercício profissional deve estar acompanhado de valores éticos. “A profissão, pois, que pode enobrecer pela ação correta e competente, pode também ensejar a desmoralização, através da conduta inconveniente com a quebra de princípios éticos.”

7 FAZER e AGIR: A Ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

8 Conduta ética: “Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício”

9 Compromisso ético profissional:
É o comportamento esperado por determinada classe ou profissão em relação ao indivíduo que exerce esta mesma profissão.

10 Ética Profissional Ética profissional e categorias profissionais
Cada profissão possui valores específicos que lhes são pertinentes. Desse modo, há uma ética profissional ampla, voltada a todas as profissões, e uma ética profissional aplicada a cada área do conhecimento. As classes profissionais às quais as pessoas se agrupam acabam determinando a conduta e as práticas consideradas adequadas.

11 Ética Profissional Deveres profissionais:
“A escolha da profissão implica o dever do conhecimento e o dever do conhecimento implica o dever da execução adequada.” É contra uma atitude ética assumir determinada responsabilidade profissional sem possuir a qualificação necessária para que as tarefas sejam executadas de maneira adequada. Um profissional deve dominar sua área de conhecimento e promover atualização contínua.

12 Ética Profissional Deveres profissionais:
É necessário identificar-se com a área, tornando a atividade estimulante. Quando há identificação com a profissão escolhida há menos riscos de um indivíduo incorrer em ações não éticas, pois estas feririam suas próprias convicções e valores. Ter consciência dos prejuízos que podem ser gerados por uma atividade desempenhada de maneira inadequada. “Desconhecer, todavia, como realizar a tarefa ou apenas saber fazê-la parcialmente, em face da totalidade do exigível para a eficácia, é conduta que fere os preceitos da doutrina moral (...).”

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14 Ética Profissional A inserção do profissional no ambiente de trabalho
A inserção de um profissional na empresa em que trabalha impede, muitas vezes, de que este exerça sua vontade. Os ambientes tornam a conduta relativa, gerando impessoalidade nas decisões e nas ações. “O ambiente de trabalho pode, pois modificar e influir sobre a atuação do ser humano, seja qual for a função que exerça, mas a conduta só terá teor ético se for virtuosa em si.” O medo de perder o emprego acaba levando a determinadas situações que vão contra os interesses e valores do indivíduo.

15 Ética Profissional Virtudes profissionais
Não obstante os deveres de um profissional, os quais são obrigatórios, devem ser levadas em conta as qualidades pessoais que também concorrem para o enriquecimento de sua atuação profissional, algumas delas facilitando o exercício da profissão. Muitas destas qualidades poderão ser adquiridas com esforço e boa vontade, aumentando neste caso o mérito do profissional que, no decorrer de sua atividade profissional, consegue incorporá-las à sua personalidade, procurando vivenciá-las ao lado dos deveres profissionais.

16 O senso de responsabilidade é o elemento fundamental da empregabilidade. Sem responsabilidade a pessoa não pode demonstrar lealdade, nem espírito de iniciativa [...]. Uma pessoa que se sinta responsável pelos resultados da equipe terá maior probabilidade de agir de maneira mais favorável aos interesses da equipe e de seus clientes, dentro e fora da organização [...]. A consciência de que se possui uma influência real constitui uma experiência pessoal muito importante.

17 A lealdade é o segundo dos três principais elementos que compõe a empregabilidade. Um funcionário leal se alegra quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte da organização, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas. Lealdade não é sinônimo de obediência cega. Lealdade significa fazer críticas construtivas, mas as manter dentro do âmbito da organização. Assim, ser leal às vezes pode significar a recusa em fazer algo que você acha que poderá prejudicar a organização, a equipe de funcionários.

18 As virtudes da responsabilidade e da lealdade são completadas por uma terceira, a iniciativa, capaz de colocá-las em movimento. Tomar a iniciativa de fazer algo no interesse da organização significa ao mesmo tempo, demonstrar lealdade pela organização. Em um contexto de empregabilidade, tomar iniciativas não quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organização ou da equipe, mas também assumir responsabilidade por sua complementação e implementação.

19 Ética Profissional Virtudes profissionais
Zelo: mesmo que a pessoa que realizou o trabalho esteja ausente, o resultado daquele trabalho ainda se faz presente. Executar um trabalho de maneira adequada mantém a imagem do profissional. Honestidade: “a honestidade situa-se como uma compatível prática do bem com a confiança depositada por terceiros em alguém.” Sigilo: Preservar informações a que teve acesso na execução de sua atividade ou que lhe foram apresentadas por clientes. Não é necessário pedir sigilo - o profissional deve desenvolver a habilidade de perceber tal necessidade. Prudência: Fazer com que o profissional analise situações complexas e difíceis com mais facilidade e de forma mais profunda e minuciosa, contribui para a maior segurança, principalmente das decisões a serem tomadas.

20 Ética Profissional Virtudes profissionais
Competência: “Competência, sob o aspecto potencial, é o conhecimento acumulado por um indivíduo, suficiente para o desempenho eficaz de uma tarefa.Do ponto de vista funcional, competência é o exercício do conhecimento de forma adequada e pertinente a um trabalho.” O erro está em aceitar uma tarefa sabendo que não se tem total domínio dos conhecimentos necessários ao seu cumprimento. Perseverança: Qualidade difícil de ser encontrada, mas necessária, pois todo trabalho está sujeito a incompreensões, insucessos e fracassos que precisam ser superados, prosseguindo o profissional em seu trabalho, sem entregar-se a decepções ou mágoas. Humildade: O profissional precisa ter humildade suficiente para admitir que não é o dono da verdade e que o bom senso e a inteligência são propriedade de um grande número de pessoas.

21 Ética Profissional Situações comuns: Falsificação de currículos.
Uso dos recursos da empresa para fins pessoais (telefonemas, impressoras, computadores, entre outros). Levar materiais de escritório para casa. Papel de parede em computadores. Celulares (atender durante o expediente). Relacionamentos amorosos / casamentos (redução da produtividade). Verificar a política da empresa. Alocar pessoas em diferentes chefias. Evitar ver a pessoa durante o expediente. Pessoas de diferentes posições (gerentes x assistentes): colegas podem entender que há privilégios ou tratamento especial.

22 Ética Profissional Situações comuns:
Segundo emprego (uso de informações privilegiadas). Receber presentes de clientes. Fofocas. Festas da empresa (postura profissional). Plágio e propriedade intelectual. Apropriar-se do trabalho elaborado por outras pessoas.

23 Qualidade das pessoas Reflexão:
Conta-se que num país, há muito tempo, um Rei, pressentindo seu fim, chamou seus súditos para lhe responderem 3 perguntas, prometendo grandes honrarias àquele que desse respostas perfeitas: Qual é o lugar mais importante do mundo? Qual é a tarefa mais importante do mundo? Qual é o homem mais importante do mundo?

24 Qualidade das pessoas:
Doutores e ignorantes, ricos e pobres responderam às 3 perguntas, mas nenhuma satisfez o rei. Por fim, faltava ouvir o velho sábio, que não respondera por que não lhe interessavam as honrarias. Os emissários do rei foram enviados para que obtivessem as suas respostas, e ele as deu:

25 O sábio respondeu: O lugar mais importante do mundo é onde você está, porque ali está seu ser, de modo que ali você pode viver a sua vida plenamente, com todas as suas potências. A tarefa mais importante do mundo é a que você deve fazer. E repensou: a que você deve, e não a que quer. O homem mais importante do mundo é aquele que precisa de você, porque é ele que lhe dá a oportunidade para o exercício das virtudes mais belas: a caridade, a solidariedade e a lealdade.”

26 Três grandes indagações para o profissional:
Qual a sua função? Tem consciência do que lhe é exigido para o exercício de sua atividade? Como resolver as questões que lhe são apresentadas diuturnamente?

27 O profissional deve, primordialmente:
Cuidar de sua apresentação pessoal Comunicar-se corretamente Aprender ouvir os outros Melhorar o vocabulário Nunca insultar ou gritar Evitar violência Oferecer informações Praticar a Ética Profissional

28 E na Enfermagem???

29 CÓDIGOS DE ÉTICA Na busca de consolidar uma imagem diante da sociedade, alguns grupos profissionais e, mesmo, organizacionais, elaboram Códigos de Ética.

30 Os Códigos de Ética sintetizam os princípios que devem nortear a conduta dos integrantes de um grupo face às metas que devem ser alcançadas.


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