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Departamento de Medicina Social – DMS

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Apresentação em tema: "Departamento de Medicina Social – DMS"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Departamento de Medicina Social – DMS IMPLANTAÇÃO DA AÇÃO PROGRAMÁTICA SAÚDE DO IDOSO, NA USF SEDE PADRE LUIS, TEODORO SAMPAIO – BA. Nayara Aguiar Santos Borges Lyrio Especialização em Saúde da Família – EaD Turma 2 Salvador – Set/2013

2 APRESENTAÇÃO Carvalho e Andrade (2000).
“ Envelhecer... aumentar o número de anos vividos, paralelo à isso a coexistência de fenômenos de natureza biopsíquica e social, importantes para percepção da idade e do envelhecimento.” Carvalho e Andrade (2000).

3 INTRODUÇÃO Caracterização do município
Implantação ação programática – inexistência de acompanhamento a saúde do idoso. Caracterização do município Teodoro Sampaio – Ba; 7895 habitantes 100% cobertura ESF; 4 USF

4 INTRODUÇÃO USF PADRE LUIS – SEDE 2: 700 famílias;
7 agentes comunitários; eSF - médico, enfermeira, técnico de enfermagem (2), odontólogo, ACD e auxiliar de serviços gerais; População adstrita. 17% IDOSOS 290 HAS 81 DM 2327 PESSOAS

5 USF SEDE 2

6 INTRODUÇÃO SITUAÇÃO DA AÇÃO PROGRAMÁTICA ANTES...
Assistência restrita HAS e DM; Déficit avaliação global, interconsultas; Inexistência atividades em grupo; Não adesão a protocolos, impressos, manuais; Planejamento, avaliação e monitoramento das ações; Déficit rede de apoio.

7 OBJETIVOS GERAL Implantar a atenção à saúde do idoso, como ação programática, na Unidade de Saúde da Família Padre Luis – Sede 02.

8 OBJETIVOS E METAS OBJETIVOS METAS
Ampliar a cobertura de acompanhamento de idosos; Ampliar a cobertura dos idosos da área com acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) para 50%. 2. Realizar visita domiciliar a 50% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Aumentar a adesão dos idosos ao Programa de atenção à saúde do idoso; 1. Garantir consultas em dia de acordo com o protocolo a 50% dos idosos.

9 OBJETIVOS E METAS OBJETIVOS METAS
Avançar em qualidade na atenção à pessoa idosa; 1.Capacitar 100% dos profissionais no atendimento à pessoa idosa de acordo com protocolo adotado na UBS; 2.Garantir tratamento medicamentoso para 100% dos pacientes com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia; 3.Realizar Avaliação Multidimensional Rápida de 50% dos idosos da área de abrangência utilizando como modelo a proposta de avaliação do Ministério da Saúde;

10 OBJETIVOS E METAS OBJETIVOS METAS
Avançar em qualidade na atenção à pessoa idosa; 4.Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 80% dos idosos hipertensos e/ou diabéticos atendidos; 5.Identificar todos os idosos hipertensos e/ou diabéticos descompensados de acordo com o protocolo adotado; 6.Garantir consulta especializada a 50% dos hipertensos e/ou diabéticos que apresentarem esta necessidade; 7.Vacinar 100% dos idosos contra a gripe.

11 OBJETIVOS E METAS OBJETIVOS METAS
Melhorar os registros das informações; 1. Manter registro em planilha e/ou prontuário de 100% das pessoas idosas atendidas na UBS. 2. Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 40% dos idosos cadastrados Mapear os idosos de risco da área de abrangência; 1. Identificar 50% das pessoas idosas com maior risco de morbimortalidade. 2. Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 50% das pessoas idosas. 3. Acompanhar 100% dos pacientes de maior risco de morbimortalidade e que apresentam indicadores de fragilização na velhice.

12 OBJETIVOS E METAS OBJETIVOS METAS Realizar ações de promoção à saúde;
Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 50% das pessoas idosas; Garantir orientação para a prática de atividade física regular a 50% idosos; Garantir consulta periódica com dentista a 50% dos idosos.

13 METODOLOGIA Avaliação de prontuários, dados SIAB;
AÇÕES: Avaliação de prontuários, dados SIAB; Construção e aplicação ficha espelho; Reuniões com equipe e comunidade; Capacitações ; Atendimento ao idoso, interconsultas, VD; Atividade grupo de convivência; Monitoramento e avaliação da intervenção.

14 METODOLOGIA LOGÍSTICA:
Assistência interna (manuais, protocolos, impressos, estudo casos clínicos, treinamentos, capacitações, análise situação, consultas/interconsultas; Assistência externa (reuniões com a comunidade, atividade em grupo). Assistência domiciliar (preenchimento ficha espelho, recadastramento, VD). Avaliação intervenção.

15 RESULTADOS  62% idosos cadastrados e acompanhados.
Gráfico 1 – Cobertura de atenção à saúde do idoso na UBS.

16 RESULTADOS Aumento quantitativo atendimentos, aplicabilidade da Avaliação Multidimensional, assistência qualificada. Gráfico 2 – Proporção de idosos com as consultas em dia de acordo com protocolo.

17 RESULTADOS 92,6% a excelente cobertura vacinal para vacina da gripe.
Gráfico 4 – Proporção de idosos com vacina da gripe em dia.

18 RESULTADOS  62,3% de idosos com a caderneta.
Gráfico 5 – Proporção de idosos com Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

19 RESULTADOS  25 idosos com dificuldade locomoção ,7,7% do total de idosos da área e 12,4% dos idosos cadastrados no programa. Gráfico 8 – Proporção de idosos acamados ou problemas de locomoção.

20 RESULTADOS 73,8% de idosos que obtiveram orientações nutricionais.
Gráfico 9 – Proporção de idosos que receberam orientação nutricional.

21 RESULTADOS 76,7% dos idosos cadastrados no programa obtiveram orientações sobre prática atividade física. Gráfico 10 – Proporção de idosos que receberam orientação sobre prática de atividade física regular.

22 RESULTADOS  Pouco envolvimento da equipe saúde bucal, raras ações destinadas ao público idoso, a dificuldade de integração com a equipe. Gráfico 11 – Proporção de idosos com consulta periódica com dentista em dia.

23 DISCUSSÃO AVANÇOS: Melhora da cobertura dos idosos;
Melhora na qualidade da assistência; Mudança atitude - responsabilização , acolhimento, humanização; Aumento de VD; Prática ampliada e adequada à necessidade do idoso. Ganhos para equipe, comunidade e serviço.

24 DISCUSSÃO LIMITES: Dificuldade de acesso ;
Imprevistos diante de consultas e VD; Atenção restrita a familiares e cuidadores de idosos; Precariedade do vínculo; Falta compromisso, envolvimento eSF.

25 DISCUSSÃO POSSIBILIDADES: Despertar de um novo olhar para assistência;
Expansão grupo de convivência; Ações voltadas para família e cuidadores; Avanços na rede de apoio; Atenção integral, adequada, de qualidade, humanizada e oportuna, Incorporação à rotina do serviço.

26 ENVELHECER SAUDÁVEL

27 RFLEXÃO CRÍTICA Ambiente virtual;
Profissionais, orientadores, suporte; Material de apoio; Disciplina, compromisso, vontade; Aproximação com metodologia para intervenção; Compartilhar experiências; Equipe, serviço, gestão.

28 AGRADECIMENTOS “Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Coralina)

29 Obrigada! AGRADECIMENTOS Renata Tannous Cristiane Castro
Renata Bielemann Equipe UNASUS – UFPEL Obrigada!


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