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RECURSOS AUDIOVISUAIS
NO ENSINO DE CIÊNCIAS
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UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC142- TÉCNICAS E RECURSOS AUDIOVISUAIS DOCENTE: MENANDRO RAMOS DISCENTES: RICARDO SOUZA ROSÉLIA BRITO
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RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Segundo Ricardo da Silva Rosa (2000), diversas ferramentas audiovisuais têm sido utilizadas como forma de propagação educacional e cultural: Programa Minerva TV Escola Projeto MEC e multimídia nas escolas
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RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Com que propósito devemos usar os recursos audiovisuais? Quais são os mais utilizados? Como devem ser manipulados?
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RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Critérios importantes no uso dos audiovisuais no Ensino de Ciências, baseado nos estudos psicopedagógicos: Na perspectiva ausubeliana → Organizador prévio → Ferramenta para a Diferenciação Progressiva → Recurso para Reconciliação Integrativa
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APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
“No caso de não existirem os subsunçores ou de obliterados, a principal estratégia advogada por Ausubel (1968, p. 148) para deliberadamente manipular a estrutura cognitiva é a dos organizadores prévios (Moreira e Sousa, 1996). São materiais introdutórios apresentados antes do material de aprendizagem em si, em um nível mais alto de abstração, generalidade e inclusividade. Sua principal função é a de servir de ponte entre o que o aprendiz já sabe e o que ele deve saber a fim de que o novo material possa ser aprendido de maneira significativa (ibid.). Seriam uma espécie de “ancoradouro provisório”.” (MOREIRA, 1997, p.18)
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RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO
CIÊNCIAS Perspectiva Ausubeliana: Aprendizagem Significativa
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RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO
CIÊNCIAS Teoria de Ausubel, conforme Moreira (1997): Processo de Aprendizagem Significativa: Estrutura Cognitiva Nova Ideia Ideia Assimilada +
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RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO
CIÊNCIAS Teoria de Ausubel, conforme Moreira (1997): Tipos de Aprendizagem Significativa: Representacional (subordinativa) Conceitual (superordenada) Proposicional(superordenada/combinatória) Diferenciação Progressiva Reconciliação Integrativa Reconciliação Integrativa
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RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO
CIÊNCIAS Teoria de Ausubel, conforme Moreira(1997): Processo de Aprendizagem Mecânica: Assimilação Mecânica Nova Estrutura Cognitiva Nova Ideia
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RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Critérios importantes no uso dos audiovisuais no Ensino de Ciências, baseado nos estudos psicopedagógicos: Na perspectiva piagetiana e vigotskyana → A função simbólica e o uso de audiovisuais → Aspectos culturais → O meio como mensagem
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RECURSOS AUDIOVISUAIS NO
ENSINO DE CIÊNCIAS LINGUAGEM SIGNOS: São símbolos gráficos que utilizamos ( alfabeto) SIGNIFICADOS: São os conteúdos que os signos carregam com eles (científicos, literários, afetivos, religiosos) SIGNIFICANTE: É um grupo de signos organizados, mediante os quais o significado é expresso (palavras, frase, oração)
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ONDE OS RECURSOS VISUAIS PODEM ACRESENTAR NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?
O QUE VOÇES VÊEM?????
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RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Teoria da Gestalt
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REFERÊNCIAS ROSA, Paulo Ricardo da Silva. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de Ciências p MOREIRA, M.A., CABALLERO, M.C. e RODRÍGUEZ, M.L. (orgs.) (1997). Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, España. pp APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE. Disponível em: Acesso em 31/05/2016. PIAGET, Jean William Fritz . Image mentale des enfants PIAGET, Jean William Fritz. Da lógica elemental das crianças à lógica elemental dos adolescentes Teoria da Gestalt. Disponível em: Acesso em: 31/05/2016. REFERÊNCIAS DE IMAGENS PIAGET, Jean William Fritz. Desenvolvimento cognitivo. Disponível em: Acesso em: 01/06/2015.
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