Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuiz Eduardo Ramalho Aveiro Alterado mais de 6 anos atrás
1
Evasão da educação de jovens e adultos - EJA
Professora: Elisabete Kowata Acadêmicas: Aline Martins Heloisa Nunes Ingrid Queiroz Noemi Alberti Sâmella Campos
2
O presente trabalho aborda o tema da educação no município de Anápolis, especificamente a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI, bairro Jaiara. A instituição atende, no total, 1407 alunos matriculados na EJA. Realizamos um questionário semiestruturado com 8 professores da EJA.
3
Tempo de magistério dos professores da EJA
4
Questão 1) A evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocorre com maior frequência com alunos de idade entre: 18 a 28 anos 29 a 39 anos 40 a 50 anos Gráfico 2 – faixa etária de evasão da EJA. Fonte: Escola pesquisada
5
Questão 2) O professor regente no EJA tem alguma responsabilidade na evasão dos seus alunos? ( ) sim ( ) não Gráfico 3 – responsabilidade do professor regente na evasão de seus alunos. Fonte: Escola pesquisada
6
Questão 3) Aponte os tópicos que você acredita serem fatores que acentuam a evasão na EJA: ( ) falta de apoio dos órgão superiores; ( ) falta de incentivo do próprio aluno; ( ) dificuldade de condições financeiras; ( ) carga horária excessiva dos alunos devido ao trabalho durante o dia; ( ) outros:
7
Gráfico 4 – fatores que acentuam a evasão na EJA.
Fonte: escola pesquisada
8
Questão 4) Como você considera as suas práticas pedagógicas, no que se refere aos alunos da EJA? ( ) regular ( ) boa ( ) ótima. Gráfico 5 – Práticas Pedagógicas dos professores. Fonte: Escola pesquisada
9
Questão 5) De uma forma geral, como você considera a participação e o interesse de seus alunos do EJA? ( ) ruim ( ) regular ( ) boa ( ) ótima. Gráfico 6 – interesse dos alunos da EJA. Fonte: escola pesquisada.
10
Questão 6) Do ponto de vista do esforço e do empenho dos alunos da EJA para aprender, como você classifica seus alunos? ( ) interessados apesar do trabalho ( ) não interessados pelo cansaço ( ) nada esforçados ( ) fazem EJA apenas para receber diploma ( ) fazem EJA para melhorar o salário ( ) fazem EJA pela própria formação e educação.
11
Gráfico 7 – esforço e empenho dos alunos da EJA.
Fonte: escola pesquisada
12
Questão 7) Você acha que deveria haver aulas da EJA em outro turno
Questão 7) Você acha que deveria haver aulas da EJA em outro turno? ( ) Sim ( ) Não Gráfico 8 – aulas da EJA em outro turno. Fonte: escola pesquisada.
13
Conclusão Maior frequência de evasão no EJA ocorre dos 18 aos 28 anos de idade: Verifica-se uma grande taxa de infreqüência dos alunos. Os docentes entrevistados acreditam que não possuem responsabilidade em relação à problemática da evasão no EJA, e todos afirmaram que sua prática pedagógica é boa.
14
Segundo os professores a falta de incentivo do próprio aluno é o principal motivo da evasão.
Os alunos são interessados apesar do trabalho diário que muitas vezes torna a rotina desgastante e cansativa, desestimulando muitos educandos. A Educação de Jovens e Adultos sempre teve repercussão na história brasileira e em debates e estudos no campo educacional. Ressaltamos que "a Educação é direito de todos". (BRASIL, 1988).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.