A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relação entre aspectos funcionais e cognitivos em diferentes estágios da doença de Alzheimer (DA). Jason Leonardo da Silva¹ ² , Matheus Silveira Jardim¹.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relação entre aspectos funcionais e cognitivos em diferentes estágios da doença de Alzheimer (DA). Jason Leonardo da Silva¹ ² , Matheus Silveira Jardim¹."— Transcrição da apresentação:

1 Relação entre aspectos funcionais e cognitivos em diferentes estágios da doença de Alzheimer (DA).
Jason Leonardo da Silva¹ ² , Matheus Silveira Jardim¹ ² , Melissa Zidan ², Helena Moraes ² ³ , Jerson Laks ³ ⁴ ⁵ , Andrea Camaz Deslandes ²,⁶ ¹ Escola de Educação Física e Desporto. Universidade Federal do Rio de Janeiro. ² Laboratório de Neurociência do Exercício (LaNex) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , ³ Centro de Doença de Alzheimer e desordens relacionadas (CDA). ⁴ Instituto de Psiquiatria. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , ⁵Centro de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento (CEPE) – Instituto Vital Brasil, ⁶ Instituto de Educação Física e Desporto (IEFD) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Tabela 1. Dados descritivos de idosos saudáveis (CDR=0) e com doença de Alzheimer Leve (CDR=1), Moderado (CRD=2), Avançado (CDR=3). INTRODUÇÃO A doença de Alzheimer (DA) é a doença neurodegenerativa de maior incidência entre idosos. As alterações motoras associadas às cognitivas podem contribuir para o maior entendimento da doença e ações preventivas OBJETIVO Avaliar a correlação entre variáveis físicas e cognitivas em idosos saudáveis e com DA em diferentes estágios da doença. . Inserir estatistica da idade(kruskal wallis) MÉTODOS Foram avaliados 53 idosos (19 saudáveis e 34 com diagnóstico de DA). Os sujeitos foram investigados através de testes cognitivos (Mini-Exame do Estado Mental e Dígitos Span de ordem direta e indireta) e funcionais (Teste Sentar-levantar e Levantar e ir) . RESULTADOS Houve correlação significativa entre os testes cognitivos e funcionais: atenção e equilíbrio (r = -0,60; p =0,01) atenção e resistência de membros inferiores (r = 0,55; p =0,001) memória de trabalho e resistência de membros inferiores (r = 0,57; p =0,01) equilíbrio e memória de trabalho (r= -0,56; p =0,01). CONCLUSÃO Conclui-se que o aumento da força de membros inferiores e do equilíbrio de idosos com doença de Alzheimer pode contribuir para a melhora das funções executivas. Apoio financeiro: Nº do Edital  FAPERJ - E-26/ /2013


Carregar ppt "Relação entre aspectos funcionais e cognitivos em diferentes estágios da doença de Alzheimer (DA). Jason Leonardo da Silva¹ ² , Matheus Silveira Jardim¹."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google