Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
TEMAS TRANSVERSAIS
2
IDENTIFICAÇÃO TÍTULO: Temas transversais
PROPONENTE: Sérgio Silva Quintanilha PROF.ORIENTADORA: Vilma A. Pinho ORGÃO INTERVENIENTE: UNEMAT POPULAÇÃO ALVO: Alunos ensino fundamental e médio PERÍODO DE REALIZAÇÃO: à LOCAL: E.E.Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques TURNO: Noturno
3
OBJETIVO GERAL VERIFICAR COMO OS PCN’S E TEMAS TRANSVERSAIS SÃO DISCUTIDOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
4
OBJETIVO ESPECÍFICO CRIAR ESPAÇO DE DEBATE INTERLOCU COM ALUNOS E PROFISSIONAIS DURANTE A ABORDAGEM DE PESQUISA. ESTIMULAR UMA INTERAÇÃO COM EDUCADORES, EDUCANDOS E SOCIEDADE PARA PROMOÇÃO, COMPREENSÃO E REFLEXÃO CRÍTICA
5
E CONSTRUTIVA DAS PERPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NACIONAL, VIVIDOS EM CONFRONTAÇÃO COM TEMAS TRANSVERSAIS EM DISCUSSÃO DA PESQUISA APRESENTADA.
6
JUSTIFICATIVA A IMPORTÂNCIA DOS TEMAS TRANSVERSAIS É RELEVANTE POIS OS MESMOS TEM O SENTIDO DE ESTAR CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DE SENSO CRÍTICO DO ALUNO. E MOSTRAR PARA OS ALUNOS AS TRANSMUTAÇÕES QUE ESTÃO OPERANDO NO MUNDO VISTO QUE AS INFORMAÇÕES NÃO SÃO EXPRESSAS APENAS VERBALMENTE.
7
JUSTIFICATIVA MAS O VISUAL, O GESTUAL E O SENSÍVEL SÃO FORMAS DE COMUNI- CAÇÃO DESTES TEMAS MUITAS VE-ZES DISTORCIDAS E IMPRÓPRIAS, QUE VEM SENDO CADA VEZ MAIS EXPLORADAS, ATRAVÉS DE RÁDIOS, TV, PROPAGANDAS, CHARGES, GIBIS, CINEMA E INTERNET.
8
METODOLOGIA MÉTODO DA OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NAS ESCOLAS DE REDE PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL. PESQUISA DIRETA NA ESCOLA JOAQUIM AUGUSTO DA COSTA MARQUES, OPERACIONALIZANDO ESTUDO E CONSULTA EM MATERIAIS UTILIZADOS PELA ESCOLA NA SEMANA PEDAGÓGICA REALIZADO NO ANO DE 1999.
9
METODOLOGIA PESQUISA ESCRITA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO ESPECÍFICO PARA ALUNOS E PROFESSORES. SOBRE O CONHECIMENTO DESTES TEMAS, E SE OS MESMOS TEM SIDO ABORDADOS. COMO TAMBÉM DA POSSIBILIDADE DESTE ASSUNTO VIR A MODIFICAR O QUADRO ATUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
10
RESULTADOS NA ESCOLA QUE REALIZAMOS A PESQUISA NO PERÍODO NOTURNO, LECIONAM NESTE PERÍODO 18 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ONDE FORAM ABORDADOS 10 % DOS PROFESSORES. E DENTRO DO QUADRO QUE SOMAM 360 ALUNOS DISTRIBUIDOS EM 12 CLASSES DA 5.ª À 8.ª E 1º.ANO E 3º. ANO ABORDAMOS 15 % DESTES. E CONSTATAMOS QUE:
11
RESULTADOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO TOMAM CONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE TRATAR O ASSUNTO COMO APRESENTADO NOS PCN’S, MAS QUE PORÉM, TORNAM-SE OMISSOS QUANTO O FAZER, POR NÃO EXISTIR DENTRO DAS ESCOLAS UMA POLÍTICA EDUCACIONAL COMPROMETIDA COM A VIDA DO ESTUDANTE COMO PESSOA E NÃO SOMENTE COMO FORMADORES DE PROFISSIONAIS.
12
PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS
RECONHECEMOS QUE CADA INDIVIDUO É RESPONSÁVEL PELO SEU PRÓPRIO BEM ESTAR. NO ENTANTO, A ESCOLA DEVE TER UM PAPEL AUXILIADOR NESTA CONQUISTA TRATANDO DE TEMAS COMPLEXOS COMO USO DE DROGAS, AIDS E GRAVIDEZ NA ADOLENCÊNCIA O AUMENTO GRADATIVO DESSES DISTURBIOS SOCIAIS ESTÁ RELACIONADO A OMISSÃO DO GOVERNO, ESCOLA OU PAIS EM SUA OPINIÃO?
13
PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS
1. A omissão de pais, principalmente e depois dos outros orgãos citados na pergunta. (História) 2. O aumento gradativo existe devido a negligência do governo, a alienação da escola, permissividade dos pais e falta de objetivo de vida dos adolescentes. 3. Na maior parte eu acho que está relacionado na omissão dos pais, porque a casa é a nossa primeira escola e os pais são os nossos professores, por que nós aprendemos muitas coisas com eles, e no entanto, eles nos omitem de saber a verdade sobre orientação sexual e muito mais.
14
RESULTADOS POR OUTRO LADO EVIDENCIAMOS TAMBÉM QUE OS ALUNOS DA 5.ª E 8.ª SÉRIE E DO 1º. E 3º. ANO, MENCIONARAM TEREM OUVIDO FALAR DO ASSUNTO, MAS QUE NÃO LEMBRAM MAIS DETALHES E INSTRUÇÕES QUE O CERCAM.
15
PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS
A ESCOLA TEM DESENVOLVIDO BEM A FUNÇÃO DE ORIENTAR O ESTUDANTE COM NOÇÕES BÁSICAS DE HIGIENE E SAÚDE, SEXUALIDADE, MEIO AMBIENTE, PLURARIDADE CULTURAL E ÉTICA? E COMO TEM SIDO ESTA ORIENTAÇÃO?
16
PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS
Em parte. Orienta-se de forma restrita, deixando assim a desejar algo mais.(6º. série) Não. Na escola está sendo muito pouco falada e todos estes dados que obtive foi através de programas de televisão exeto os dados de sexualidade. (2º. Ano) Não. (8º.série)
17
CONCLUSÃO CONCLUÍMOS ENTÃO, QUE HÁ UMA URGÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE MECANISMOS PARA A PRATICIDADE DOS TEMAS TRANSVERSAIS QUE A MUITO DENUNCIAM A INCOMPETÊNCIA DOS MANIPULADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. É CLARO, COM SUAS EXCEÇÕES. E GERAÇÕES DE ALUNOS DESESTRUTURADOS PARA A EXECUÇÃO DO CONHECIMENTO, ENTRE ASPAS, HORA ABSORVIDOS. CONFIGURANDO ASSIM, PROFESSORES INCLINADOS EM APENAS
18
CONCLUSÃO ORIENTAR ASSUNTOS BÁSICOS CURRICULARES COM FILOSOFIAS PASSADAS COMO SE O SER HUMANO FOSSE APENAS UM OBJETO DE CONSUMISMO E PRODUTOR DO CONHECIMENTO ELABORADO POR MESTRES EDUCADORES. FICANDO ALUNOS À MERCÊ DE INFORMAÇÕES DISTORCIDAS, PARA ÁREAS VITAIS DA SAUDÁVEL FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO COMO PESSOA. DIGO, COMO SER PENSANTE COM VISÃO DE MUNDO CRÍTICA POSITIVA E HONESTA, DO QUE SIMPLES MARIONETES DO ACASO.
19
CONCLUSÃO A MEU VER TRABALHAR OS TEMAS TRANSVERSAIS DENTRO DO ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EXISTENTES É FAZER HISTÓRIA. E FAZER HISTÓRIA NADA MAIS É QUE TER COMO OBJETIVO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTORIOGRÁFICO. E QUANDO TRABALHO A HISTÓRIA NA ESCOLA, MEU OBJETIVO É COM A FORMAÇÃO DO CIDADÃO.
20
F I M Obrigado!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.