A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte
PROF . PAULO ROBERTO LEITE

2 ELEMENTOS DE ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO
Mudança Tecnológica: informática; biotecnologia,... Tendências demográficas: idade, sexo, etnia, ... Cultura: crenças, valores, mitos, Clima econômico: crescimento, recessão, abertura politica, ... Sistema legal e político:

3 MODELO DE CINCO AMEAÇAS DE UM SETOR ( de Michael Porter)
Nível de ameaça Entrada Rivalidade Compradores Substitutos Fornecedores

4 ENTRADA DE NOVAS EMPRESAS
Interesse em lucros superiores Empresas cobiçam estes setores Seguidores Aparecem desde que percebam lucratividade no setor ou na inovação Resulta em divisão do mercado Faturamento do setor será rearranjado Custo de entrada < custo potencial de retorno É uma das maiores barreiras à entrada de novas empresas

5 BARREIRAS DE ENTRADA Economia de escala Diferenciação de produto
Deseconomia de escala Disruptura de mercado Diferenciação de produto Marca e fidelização Vantagem de custo independente de escala Tecnologia proprietária Acesso a matérias primas Curva de aprendizado Regulamentações governamentais. Aumento de alíquotas Subsídios especiais

6 BARREIRA DE ENTRADA ECONOMIA DE ESCALA
CUSTO FIXO SE REDUZEM COM AUMENTO DA PRODUÇÃO CUSTO UNITÁRIO CUSTO FIXO AUMENTAM COM AUMENTO DA PRODUÇÃO ECONOMIA DE ESCALA DESECONOMIA DE ESCALA É NECESSARIO QUE EXISTAM CONDIÇÕES DE ECONOMIA DE ESCALA PARA A ENTRADA DE NOVA EMPRESA VOLUME DE PRODUÇÃO

7 TIPO DE COMPETIÇÃO TIPO DE COMPETIÇÃO ATRIBUTOS EXEMPLOS DESEMPENHO
PERFEITA Grande numero de empresas Produtos homogêneos Baixo custo de entrada Gasolina Paridade competitiva MONOPOLISTA Grande nº empresas Produtos heterogêneos Baixos custos de entrada e saída Pasta de dente Xampus Vantagem competitiva OLIGOPÓLIO Pequeno numero de empresas Alto custo de entrada e saída Celular Internet MONOPÓLIO Uma empresa Alto custo de entrada Correios

8 BARREIRA DE ENTRADA RIVALIDADE NO SETOR
Grande numero de empresa Crescimento lento Pouca diferenciação de produto Grande Intensidade de disputa entre empresas do setor Guerra de preços Guerra na mídia Acréscimos de produção em grande volumes

9 AMEAÇA DE FORNECEDORES
Pequeno numero de fornecedores Produtos exclusivos ou diferenciados Não existência de substitutos Possibilidade de verticalização do fornecedor Empresa pouco importante para o fornecedor

10 AMEAÇA DE SUBSTITUTOS Substitutos de mesma natureza
Substitutos de natureza diversa Disruptura de mercado

11 AMEAÇA DOS COMPRADORES
Poder de barganha Numero pequeno de compradores Produtos pouco diferenciados Comprador representa muito para vendedor Lucros baixos no comprador Tendência de verticalização à montante

12 OPORTUNIDADES ESTRATÉGICAS
SETORES FRAGMENTADOS Consolidação SETORES EMERGENTES Pioneirismo SETORES MADUROS Refinamento do produto ou serviço Investimento na qualidade de serviço Inovações em processos SETORES EM DECLINIO Rearranjo do mercado Nichos de mercado

13 EXERCICIO PARA PRÓXIMA AULA
RESENHA DO CAPITULO 3 DO LIVRO TEXTO BARNEY TRABALHO EM GRUPO


Carregar ppt "ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google