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Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO

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Apresentação em tema: "Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Prof. MSc. Cláudio Cabral

2 Modelo de 5 Forças de Porter
Uma empresa pode estar posicionada competitivamente dependendo de algumas forças do mercado onde atua. Essas forças possuem aspectos internos e externos à empresa, o que pode indicar diretrizes estratégicas.

3 Modelo de 5 Forças de Porter
Entrantes Potenciais Ameaças de novos entrantes Competição entre empresas Fornecedores Clientes Poder de Barganha Poder de Barganha Ameaças de produtos substitutos Produtos Substitutos Fonte: Adaptado de Porter, 1979

4 5 Forças de Porter- Quadro resumo
Barreias a novos entrantes potenciais Competição entre as empresas Poder de negociação de clientes Poder de negociação de fornecedores Produtos Substitutos Competem no mercado pela: Tem relação direta com: Deve-se considerar: Levar em conta: economia de escala o tamanho de cada empresa concorrente se os clientes estão concentrados ou adquirem em grandes volumes Ameaça de integração .Se os fornecedores estão mais concentrados que os compradores que os produtos substitutos limitam o potencial de lucros obtidos pelo setor analisado diferenciação de produto a diferenciação entre seus produtos ou serviços se os produtos adquiridos são partes significativas dos custos se não há disputa com produtos substitutos; se os substitutos melhoram ou não o desempenho e preço em relação ao produto atual da indústria. necessidades de capital custos fixos ou de armazenamento se os produtos são padronizados se a indústria não é cliente importante para o fornecedor; desvantagens de custos aumento da capacidade produtiva se os custos de mudança são pequenos se o produto do fornecedor é insumo importante para o comprador; e qual seria o custo de mudar de fornecedor? acesso a canais de distribuição e política governamental interesses estratégicos se a lucratividade do cliente é baixa se os produtos fornecidos são únicos ou diferenciados

5 5 Forças-Fatores internos e externos
Os pontos fortes e fracos, caracterizados pelo perfil de ativos, e a qualificação da empresa em relação à concorrência combinada aos valores pessoais de uma organização, motivações e necessidades de seus principais executivos, estabelecem seus limites internos. Os fatores externos, determinados pela indústria e seu ambiente, envolvem as ameaças e oportunidades da indústria e as expectativas da sociedade. As ameaças e as oportunidades da indústria definem o meio competitivo, com seus riscos conseqüentes e recompensas potenciais. As expectativas da sociedade refletem o impacto, sobre a companhia, de fatores como a política governamental, os interesses sociais e muitos outros. (PORTER, 1991, p.18).

6 Possibilidades das 5 Forças de Porter
AVALIAÇÃO DAS CINCO FORÇAS DE MERCADO QUE AFETAM A COMPETIÇÃO Posição frente a concorrência e produtos substitutos DEFINIR UM PLANO DE AÇÃO FORMULAR DETERMINADA ESTRATÉGIA IDENTIFICAR PONTOS FRACOS E FORTES DE UMA EMPRESA Fonte: Adaptado de Porter (1991, p.19).

7 5 Forças- Definição do Plano de Ação
Posicionar a empresa: Foca-se onde se pode destacar. As capacidades devem proporcionar melhores defesas contra as forças competitivas; Influenciar o equilíbrio de forças através de ações estratégicas, visando melhorar posição relativa da empresa Antecipar e responder a mudanças nos fatores subjacentes às forças competitivas, antes das rivais para ter vantagem competitiva.

8 Vantagem Competitiva Uma empresa consegue sustentar sua vantagem competitiva conforme o modelo VRIO (Barney, 2002) . Este modelo baseia-se em quatro critérios competitivos, que são: valor, raridade, imitabilidade e organização.

9 Vantagem Competitiva -Valor e Raridade
 Valor- um recurso possui valor quando capacita a empresa a responder às ameaças e às oportunidades do mercado; Raridade - é raro quando é controlado por um pequeno número de empresas competidoras

10 Vantagem Competitiva –Imitabilidade e Organização
Imitabilidade - refere-se ao fato de concorrentes que não têm determinado recurso ficarem em desvantagem de custo para obtê-lo ou desenvolvê-lo. Organização - a característica de organização existe quando as diretrizes e os procedimentos da empresa são organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar.

11 Vantagem Competitiva Quando uma empresa possui recursos e competências que são valiosos, raros e difíceis ou caros de imitar e consegue explorá-los adequadamente através de sua estratégia, ela consegue desfrutar por certo período de um retorno acima da média. Para que isso aconteça, é preciso que realmente exista uma desvantagem de custo significativa por parte dos concorrentes que tentem imitar tais recursos e competências. (BARNEY, 2002, p.57).

12 Valor Vantagem competitiva Raridade Imitabilidade
Modelo VRIO Valor Vantagem competitiva Organização Raridade Imitabilidade Fonte: Extraído de Barney (2002, p.59).

13 Vantagem Competitiva-Modelo VRIO
O foco de análise do modelo VRIO é a própria empresa, faz-se mister informações sobre recursos e competências da mesma para que seja denotada a vantagem competitiva. Os atributos de recursos e competências podem ser subdivididos, conforme a seguir: Tangíveis: recursos financeiros e físicos; Intangíveis: tecnologia, reputação e cultura; Humanos: competências e conhecimento; habilidades interativas e comunicativas e motivação.

14 Capacidades Organizacionais
Capacidades e Vantagens Competitivas Fatores Chave de Sucesso da Indústria Vantagem Competitiva Estratégia Capacidades Organizacionais Tangíveis Intangíveis Humanos Competências Motivação Habilidades Interativas Tecnológicos Reputação Financeiros Físicos Cultura

15 Vantagem Competitiva-VRIO
Para que haja vantagem no modelo VRIO, a empresa deve ter o conhecimento tácito combinado com habilidades de realização para ser considerada competente É papel do estrategista aproveitar ao máximo cada habilidade, cada indivíduo, cada recurso de todos os setores, alocando-os de forma a explorar seu total potencial.

16 Exercícios Construa, no contexto de sua empresa os Modelo de 5 Forças de Porter fazendo a análise de cada uma das forças (competição no mercado, clientes, fornecedores e produtos substitutos) Faça a análise do modelo VRIO no contexto de sua empresa.

17 Obrigado Até a próxima aula


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